Como metrificar resultados de um programa de fidelidade!
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Ter um programa de fidelidade é fundamental para sua loja vender mais. Entretanto, é preciso metrificar os resultados da forma correta para avaliar os resultados e encontrar pontos de melhorias.
Os programas de fidelidade são uma ferramenta poderosa para empresas que buscam aumentar a retenção e o engajamento dos clientes. Isso reflete positivamente no aumento das vendas e faturamento, e no fortalecimento da imagem da marca da sua loja.
Mas ter um programa de fidelidade sem analisar seus dados com eficácia, pode desmotivar o lojista e até colocar em risco toda uma estratégia importante de retenção de clientes.
Neste artigo vamos falar sobre maneiras de metrificar os resultados de um programa de fidelidade para clientes, para ter uma visão se o seu programa está, de fato, trazendo resultados. Além disso, vamos mostrar as melhores práticas para programas de fidelidade. Boa leitura!
RESULTADOS DE UM PROGRAMA DE FIDELIDADE
Se você já tem um programa de fidelidade atualmente na sua loja, deve ter percebido que esta estratégia gera inúmeros benefícios para o negócio. Podemos destacar o aumento na retenção de clientes, no engajamento com a sua marca e na redução de custos em convencer um novo cliente a comprar de você.
Vale lembrar, também, que um programa de fidelidade ajuda a diminuir o interesse dos clientes em pesquisar e visitar seus concorrentes no momento de fazer uma nova compra, uma vez que, para o cliente, são nítidas as vantagens de dar preferência à sua loja.
COMO METRIFICAR OS RESULTADOS DE UM PROGRAMA DE FIDELIDADE?
Existem várias maneiras que você pode aplicar nos seus processos internos para metrificar os resultados de um programa de fidelidade da sua loja. Aqui estão algumas métricas importantes que você pode considerar:
- CEV (Customer Emotional Value):
Esta métrica ajuda a entender o valor emocional que um cliente associa à sua marca, ou seja, contabilizar aquilo que está ligado a sensações, sentimentos e emoções que uma loja desperta no cliente e que influenciam diretamente no processo de decisão de compra.
- Net Promoter Score (NPS):
O NPS é um tipo de pesquisa que utiliza dados quantitativos e qualitativos para avaliar o quanto os seus consumidores estão satisfeitos com a experiência de compra e atendimento. É, também, uma importante ferramenta para avaliar a disposição dos clientes em recomendar sua empresa a outras pessoas.
- Índice de recompra:
Esta métrica pode te auxiliar a avaliar qual a porcentagem de clientes que retornariam para fazer outra compra e por quais motivos.
- Taxa de Upsell:
Esta taxa tem por objetivo avaliar quantos clientes que, a princípio pensavam em gastar um determinado valor, mas que acabaram comprando mais itens ou de maior valor. Isso é importante para o aumento nas vendas, por dar ao cliente a possibilidade de incrementar ou melhorar a sua compra.
Além destes pontos, através de uma pesquisa com seus clientes, você pode analisar as taxas de retenção de clientes para medir a eficácia do programa de fidelidade. Lembre-se, o objetivo final é estreitar a relação com seus consumidores para aumentar a recorrência de compras.
BOAS PRÁTICAS PARA SEU PROGRAMA DE FIDELIDADE
Existem várias práticas recomendadas para programas de fidelidade. Aqui estão algumas delas:
- Defina o perfil do seu cliente ideal e acompanhe seu comportamento de compra, para personalizar seu programa de fidelidade e alinhá-lo com as necessidades e desejos específicos de seus consumidores;
- Ofereça formas eletrônicas de relacionamento com seus clientes, para que eles acessem facilmente seu programa de fidelidade e confiram seus pontos ou recompensas;
- Escolha os canais de comunicação e faça campanhas de marketing divulgando as vantagens de participar do seu programa de fidelidade, assim os clientes vão conhecer o programa e como ele funciona;
- Pense em recompensas personalizadas para cada cliente, com base em suas preferências e comportamentos de compra;
- Procure integrar o programa ao seu checkout, para facilitar a vida dos clientes ao resgatarem suas recompensas no momento da compra;
- Ofereça cashback para seus clientes. Essa modalidade, segundo pesquisas de mercado, é uma das mais atrativas para o cliente, pois permite que ele tenha mais autonomia no uso da recompensa;
- Avalie seus concorrentes e seus programas de fidelidade, para incrementar sua estratégia com diferenciais que eles não tenham.
A TECNOLOGIA É CHAVE PARA UMA BOA GESTÃO DE PROGRAMAS DE FIDELIDADE
Utilizar os melhores recursos de uma solução de gestão é contar com a tecnologia para ter um programa de fidelidade bem-sucedido e, mais importante, que seja valioso para seus clientes e que eles se sintam apreciados.
Por isso, a INFOX oferece uma solução que vai ter ajudar na gestão dos dados e controles do programa de fidelidade, obtendo relatórios com informações que direcionam sua equipe sobre os desejos de compra, hábitos de consumo, formas de pagamento, entre outros.
Fale com um consultor INFOX e descubra como fazer seu programa de fidelidade ir mais longe, trazendo ainda mais resultado para o seu negócio!
Fonte: Marketing INFOX PMP