Como fazer uma boa análise dos concorrentes da sua loja?

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Como fazer uma boa análise dos concorrentes da sua loja?

A análise dos concorrentes no varejo é de extrema importância para uma loja crescer e vender mais, pois com esse levantamento de dados é possível estruturar e planejar diversas ações estratégicas, destacando o negócio dentro de seu segmento.

Neste artigo vamos trazer algumas dicas e informações valiosas para você analisar seus concorrentes de forma mais profunda e, mais importante, gerando ideias para aprimorar a sua operação e satisfazer os seus clientes.

 

O QUE É ANÁLISE DE CONCORRENTES?

A análise de concorrentes é um processo de planejamento que envolve a coleta e avaliação de informações sobre os concorrentes do varejo. Com isso, é possível entender a posição competitiva de outras lojas do mesmo segmento e identificar suas estratégias, pontos fortes, pontos fracos e táticas de marketing.

Essa análise é importante para os donos de lojas por diversas razões:

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE CONCORRENTES PARA LOJAS

Ao analisar os concorrentes, os donos de lojas podem identificar oportunidades de negócios não exploradas, lacunas no mercado, tendências emergentes e até mesmo ameaças que podem impactar seu próprio negócio. Isso permite que eles tomem decisões estratégicas derrotadas e se adaptem ao ambiente competitivo.

Mais especificamente, a análise de concorrentes pode trazer direcionamentos para o lojista nestes quesitos:

  • Ações para aumento das vendas;
     
  • Impulsionamento do faturamento;
     
  • Melhorias no posicionamento da sua marca e na percepção dos clientes;
     
  • Tomar decisões com assertividade.
     

Além das informações colhidas dos concorrentes é importante que o lojista agregue as informações internas, ou seja, os dados internos que a loja possui sobre seus clientes e números de vendas.

Portanto, dentro do planejamento estratégico da loja as informações geradas pela análise dos concorrentes passam a ser um elemento de destaque, somadas ao conhecimento do público-alvo, resultados, histórico de vendas etc.

 

O QUE DEVE SER OBSERVADO EM UMA ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA

 

  1. Identifique seus concorrentes: Comece identificando quem são seus principais concorrentes diretos e indiretos. Analise as lojas que oferecem produtos ou serviços semelhantes aos seus e que também atendem ao seu público-alvo.

     
  2. Visite as lojas pessoalmente: Faça visitas pessoais às lojas dos concorrentes para observar seus pontos fortes e falhas. Preste atenção na aparência da loja, na organização, nos produtos oferecidos, nos preços exclusivos, nas promoções em vigor, no atendimento ao cliente e em outros aspectos relevantes.

     
  3. Analise as estratégias de marketing: Observe as estratégias de marketing utilizadas pelos concorrentes, como anúncios em mídias sociais, campanhas de e-mail marketing, presença em feiras e eventos, entre outros. Avalie a eficácia dessas estratégias e considere como adaptá-las para o seu negócio.

     
  4. Pesquise preços e ofertas: Monitore os preços das lojas concorrentes para garantir que você seja competitivo. Além disso, fique atento às ofertas especiais, promoções sazonais e descontos oferecidos por eles. Isso ajuda você a ajustar suas próprias estratégias de preços e promoções.

     
  5. Analise a presença online: Verifique a presença online dos concorrentes, incluindo seus sites, blogs, perfis de mídia social e estimativas de clientes. Analise a qualidade do conteúdo, a interação com os clientes, as estimativas e os comentários recebidos. Isso fornecerá insights valiosos sobre a confiança e a imagem da marca deles.

     
  6. Acompanhe as tendências do setor: Esteja atualizado com as tendências do segmento no qual sua loja atua. Acompanhe as inovações, novos produtos e mudanças nas emoções e nas necessidades dos consumidores. Isso permitirá que você esteja preparado para responder de forma adequada e competitiva.

     
  7. Realize pesquisas com os clientes: Realize pesquisas com seus próprios clientes para obter feedback sobre a experiência de compra, produtos oferecidos e percepção dos concorrentes. Isso pode ajudar a identificar áreas em que você precisa melhorar e destacar os aspectos em que você se destaca na relação com os concorrentes.

 

MATRIZ SWOT: PONTOS FORTES E PONTOS FRACOS

Com a reunião de todos os dados sobre a sua loja e seus concorrentes com a análise de concorrência, você pode montar o que estrategistas de marketing chamam de matriz SWOT. A sigla vem do inglês que significa, Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Ou seja, você vai poder olhar sua loja nos detalhes, analisando no que você é realmente forte, onde estão suas fraquezas, quais oportunidades o seu negócio pode aproveitar e quais ameaças sua loja pode estar correndo.

 

QUAIS FERRAMENTAS PODEM TE AJUDAR NA ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA?

 

Algumas ferramentas, muitas vezes até gratuitas, podem trazer informações importantes para sua análise dos concorrentes. Listamos algumas abaixo:

  • Google Alerts = envia alertas sobre menções da sua concorrência na mídia.
     
  • Reclame aqui = site no qual clientes relatam os problemas que tiveram com outras lojas.
     
  • Ubersuggest = ferramenta que permite analisar os sites dos concorrentes para poder saber o tráfego mensal estimado para essas páginas e palavras-chave usadas.
     
  • Clippings de notícias = acompanhar as aparições da sua marca e dos concorrentes na mídia tradicional (jornais impressos, rádio e televisão) e em panfletos de ofertas.

 

ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA SEM INDICADORES DO SEU NEGÓCIO PODE SER UM ERRO.
 

A análise de concorrentes é um processo contínuo, que exige atualização constante para a revisão das estratégias com base nas informações contínuas para garantir que sua loja esteja sempre um passo à frente.

Entretanto, de nada adianta colocar no papel tudo que seus concorrentes fazem se você não tiver dados precisos do seu negócio ou o que chamamos de Business Intelligence (BI).

A INFOX possui essa tecnologia, que foi desenvolvida pensando exatamente em você que é lojista e precisa acompanhar de perto os resultados da sua loja com inteligência, controle, segurança e agilidade. Nossa solução vai além e permite também que o lojista possa aumentar sua rentabilidade através da oferta de crédito próprio para seus clientes.

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Fonte: Marketing INFOX PMP

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