5 dicas para o lojista que quer investir em programas de fidelidade
Processamento de Meios de Pagamentos
Programas de fidelidade são vistos como uma oportunidade de aumentar vendas e garantir que o cliente vai voltar mais vezes ao estabelecimento, pois vê ali mais vantagens na hora de comprar.
O varejo tem acompanhado nos últimos anos um crescimento interessante na procura por programas de fidelidade por parte dos consumidores. Inclusive, uma pesquisa realizada em 2022 pela ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) reforça esse crescimento pois indicou que 81% das pessoas que não possuíam cadastro em um programa de fidelidade, tinham muito interesse em fazê-lo.
Investir em programas de fidelidade é uma estratégia poderosa para empresas que desejam aumentar a fidelidade de seus clientes, promover a recorrência de vendas e aumentar a lucratividade. No entanto, muitas empresas ainda não sabem como implementar um programa de fidelidade eficaz e, por isso, acabam perdendo oportunidades de crescimento.
Neste artigo, vamos falar das formas que o programa de fidelidade pode ser oferecido e apresentaremos 5 dicas para empresas que desejam investir ações de retenção de clientes em 2023, ideais para:
- Supermercados;
- Farmácias;
- Lojas de calçados;
- Confecções, entre outras.
COMO O PROGRAMA DE FIDELIDADE PODE SER OFERECIDO
Como dito acima, o grande objetivo de programas de fidelidade é reter ao máximo os clientes. Isso pode ser feito através de acumulo de pontos que podem ser trocados por brindes, produtos ou descontos em compras.
Outra forma é o cashback, que devolve parte do dinheiro gasto com compras para que o consumidor gaste em outros produtos ou retorne inteiramente para sua carteira.
Essas são as formas que mais atraem os clientes quando eles procuram um estabelecimento que oferece um programa de fidelidade. Um estudo feito em 2021, também pela ABEMF, mostrou que 65% das pessoas preferem comprar em lojas que possuem esse tipo de vantagem.
5 DICAS PARA LOJISTA INVESTIR EM PROGRAMAS DE FIDELIDADE
Se você pensa em oferecer um programa de fidelidade para seus clientes, veja as dicas que selecionamos para te ajudar a ter grandes resultados:
1) Tenha os objetivos do seu negócio bem definidos
Determinar os objetivos do seu negócio e levar em consideração o que o seu consumidor está procurando é um grande passo para o sucesso nesta empreitada. Por isso, planejamento estratégico e pesquisas com os clientes são fundamentais.
Observe também seus concorrentes para identificar pontos fortes e fracos, descobrindo assim oportunidades que sua loja pode explorar.
2) Avaliar o melhor formato de programa de fidelidade
Com base nas informações acima, avalie aquele programa que mais se encaixa com o que seu cliente procura. Procure montar seu programa de fidelidade de forma consistente, para que seu cliente realmente perceba benefícios reais em comprar com você.
3) Pense em campanhas personalizadas
Personalizar as ofertas é uma forma de fazer com que os clientes se sintam especiais e valorizados pela loja. É possível utilizar dados de compras anteriores para oferecer ofertas e descontos exclusivos para cada cliente.
Isso aumenta a sensação de pertencimento do cliente com a loja e aumenta a probabilidade de que ele retorne para fazer novas compras.
4) Faça testes antes de começar o programa
Assim que você escolher como o programa de fidelidade vai funcionar e a plataforma for escolhida para gerenciar o projeto, é preciso que sejam feitos testes para confirmar se tudo está de acordo com as suas expectativas.
Desta forma, as questões técnicas de funcionamento e segurança de dados estarão mais preparadas para quando o seu programa de fidelidade estiver ativo.
5) Invista na tecnologia para auxiliar na gestão
Investir em tecnologia é essencial para empresas que desejam implementar programas de fidelidade eficazes. Ferramentas de análise de dados e automação de processos podem ser utilizadas para otimizar o programa de fidelidade, disponibilizar ofertas personalizadas, gerenciar o relacionamento com os clientes e medir o retorno sobre o investimento.
Além disso, a tecnologia pode ser utilizada para melhorar a experiência do cliente, como por exemplo, oferecer um aplicativo da loja para que os clientes possam acompanhar seus pontos, fazer compras e receber ofertas exclusivas.
COMO SE DIFERENCIAR AINDA MAIS DOS PROGRAMAS DE FIDELIDADE DA CONCORRÊNCIA
Além de programas de fidelidade, oferecer opções de pagamento diferenciadas para os clientes pode ser uma forma de aumentar a fidelidade e a recorrência de compras.
Opções como crediário ou cartão de crédito com a marca da loja são muito atrativas para o cliente, pois ele pode parcelar suas compras ou evitar atingir o limite de outros cartões. Além disso, se torna uma fonte de receita adicional para o seu estabelecimento.
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