Oportunidade para o varejo: ABECS aponta alta nas compras usando cartões

Processamento de Meios de Pagamentos

Oportunidade para o varejo: ABECS aponta alta nas compras usando cartões

Permitir que os clientes tenham mais opções de pagamento tem sido uma grande oportunidade para varejistas que precisam vender mais. Quanto mais modalidades de uso do cartão, maiores são os resultados.

Essa tendência foi ainda mais reforçada recentemente, quando a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) divulgou o balanço do primeiro trimestre de 2023. Segundo o levantamento, os pagamentos com cartões cresceram 11% em relação ao mesmo período de 2022. Além disso, a movimentação de dinheiro chegou a cifra de R$ 840 bilhões no total.

Este crescimento envolve cartões nas modalidades de crédito, débito e pré-pagos. Segundo a associação, este resultado foi uma surpresa positiva, pois ocorreu em diferentes segmentos de mercado e em um período em que o consumo não costuma ser tão intenso como em datas sazonais de fim de ano.

O desempenho em reais dos cartões ficou assim:

  • Cartões de crédito: teve o maior valor transacionado, registrando R$ 540 bilhões (alta de 12,7% em comparação com o mesmo período no ano passado);
     
  • Cartões de débito: registrou uma ligeira queda de 0,3% quando comparado com o ano anterior;
     
  • Cartões pré-pagos: teve uma alta expressiva de 47% em relação ao período anterior, movimentando cerca de R$ 65,5 bilhões.

 

Com relação ao número de transações, a pesquisa indicou que os brasileiros fizeram mais de 10 bilhões de transações nos primeiros três meses de 2023, um aumento de 12,8%. Para se ter uma ideia deste volume, a média diária de pagamentos com cartão chegou a 110 milhões.

Os números de transações por tipo de cartão ficaram assim:

  • Cartões de crédito: registrou 4,6 bilhões de transações (alta de 8,5%);
     
  • Cartões de débito: foram feitas cerca de 3,8 bilhões de transações, um aumento de 6%;
     
  • Cartões pré-pagos: mais uma alta expressiva, chegando a 52% quando comparado com o período anterior, o que representou ao todo 1,6 milhões em transações.

 

COMO O LOJISTA PODE APROVEITAR ESTE MOMENTO

Até aqui você deve ter percebido que os montantes e operações usando cartões cresceram e mostraram força nos primeiros meses. Além disso, datas importantes que movimentam o varejo estão para chegar, o que aumenta a expectativa de números ainda melhores.

Portanto o lojista que sair na frente e oferecer crédito próprio, certamente, vai se surpreender com o crescimento da sua rentabilidade e lucratividade. Abaixo destacamos as melhores formas para aproveitar essa oportunidade.

 

Cartão pré-pago

Você percebeu que, dentre as modalidades de cartões, o cartão pré-pago foi o que mais cresceu? E isso não foi por acaso. Segundo o presidente da Abecs, Giancarlo Greco, o crescimento do cartão pré-pago acontece devido a um público mais jovem, que está dando preferência a esta opção.

Além do público mais novo, é importante destacar que sua loja pode ganhar muito mais ao oferecer um cartão pré-pago. Se você tem um supermercado, por exemplo, os cartões podem ser usados por diaristas, zeladores de condomínios, funcionários de empresas próximas e até os filhos dos clientes, considerando um valor pré-estabelecido de gastos.

 

Cartão de crédito 

No caso do cartão de crédito, o ideal é o lojista oferecer um cartão com a marca da sua loja. Assumindo a operação de crédito, o lojista passa a rentabilizar muito mais sobre tarifas e taxas e o cliente passa a comprar mais pois se torna mais vantajoso.

Usando a tecnologia, o lojista pode fazer consultas sobre o perfil das pessoas que solicitam crédito e avaliar diversos critérios para evitar a inadimplência e não perder vendas. Essas soluções de gestão buscam informações de bureaus de crédito renomados, trazendo segurança e controle para o lojista.

Do ponto de vista do marketing, ter um cartão de crédito com a sua marca, mostra ao seu cliente o quão sólida e respeitada sua loja é, o que vai pesar a favor na hora que ele for escolher onde fazer as próximas compras.

 

Queremos te fazer um convite: fale com um consultor INFOX e peça para que ele te explique como implantar na sua loja, farmácia ou supermercado, um cartão pré-pago ou de crédito. Você vai ver que as vantagens para o seu negócio são muitas e sua rentabilidade só vai aumentar

Fonte: Marketing INFOX PMP

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