Como melhorar a experiência do cliente oferecendo serviços financeiros?

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Como melhorar a experiência do cliente oferecendo serviços financeiros?

As expectativas dos clientes e o acirramento da concorrência tem acelerado cada vez mais transformações no setor varejista visando atender esse cenário em constante mudança.

Um ponto muito observado, já que estamos falando de mudanças, está em oferecer um leque abrangente de serviços financeiros para os clientes e que pode ser uma estratégia poderosa para aprimorar sua experiência.

Esta é a nova realidade dos serviços financeiros: uma estratégia que ajuda a minimizar atritos, maximizar a velocidade, eficiência e lucratividade do negócio. Além disso, passa a ser essencial ao garantir a confiança do usuário, gerando novas oportunidades de crescimento da operação.

Neste artigo, exploraremos as razões pelas quais a integração de serviços financeiros pode beneficiar tanto os varejistas quanto seus clientes.

 

UM PANORAMA ATUAL SOBRE SERVIÇOS FINANCEIROS

Um recente levantamento feito pela Regtech Idwall, chamado de Estudo Comparativo de Bancos 2022, mostrou que o Brasil possui aproximadamente 10 instituições digitais que possuem mais de 10 milhões de clientes. O crescimento registrado dessas instituições chegou, em média, a 169% em 2021. 

A economia com taxas de manutenção de conta bancária está entre os principais motivos que levaram essas pessoas a saírem do banco tradicional e migrarem para o formato digital (53,7%).

As vantagens da oferta de serviços financeiros são inúmeras e o varejo está atento a este movimento. Varejistas de vários setores estão disponibilizando uma ampla gama de serviços financeiros, inclusive indo além das contas digitais e dos cartões pré-pagos.

Seguindo esse exemplo, uma rede de supermercados pode fidelizar mais clientes ao disponibilizar um cartão de crédito de marca própria, por exemplo. Além de oferecer taxas mais atrativas, a loja tem a possibilidade de consultar informações relevantes sobre os clientes – mais uma forte tendência para se destacar em relação aos concorrentes.

Portanto, lojas que oferecem serviços e produtos financeiros aumentam sua chance de gerar novos negócios em seu segmento, atraindo mais clientes e reforçando a relação com quem já comprava. E para isso, basta contratar uma plataforma robusta e inteligente para que a loja fique apenas com a função de front-end, ou seja, no atendimento direto ao público.

 

QUAIS MELHORIAS PODEM SER ATINGINDAS OFERECENDO SERVIÇOS FINANCEIROS

 

1 - Conveniência e simplificação

Ao disponibilizar serviços financeiros, como cartões de crédito com capital próprio, crediário ou cashback, as lojas de varejo tornam a vida de seus clientes mais conveniente e com vantagens. Isso elimina a necessidade de visitar instituições financeiras separadas e oferece uma solução completa da própria loja. 

A simplicidade é valorizada pelos consumidores e a capacidade de resolver várias necessidades financeiras em um único local cria uma experiência mais agradável.

 

2 - Aumento nas vendas

A oferta de serviços financeiros pode impulsionar as vendas nas lojas de varejo, pois atraem mais interessados em comprar. Os cartões de crédito marca própria ou programas de fidelidade incentivam e encorajam os clientes a consumirem mais, pois oferecem recompensas, descontos e ofertas especiais. 

Esses incentivos financeiros podem aumentar o ticket médio das compras, além de promover a fidelidade do cliente.

 

3 - Acesso a clientes não bancarizados

Muitos consumidores ainda não têm acesso a serviços bancários tradicionais, o que dificulta na hora de fazer uma compra a prazo, por exemplo. Ao oferecer serviços financeiros, as lojas de varejo podem alcançar uma base de clientes mais ampla e diversificada.

 

4 - Personalização

Com a integração de serviços financeiros, os varejistas podem coletar dados financeiros valiosos sobre seus clientes. Isso permite uma personalização mais eficaz das ofertas e promoções[LDP1] [LDP2] . Por exemplo, com base no histórico de gastos, as lojas podem enviar ofertas específicas para produtos ou serviços que se alinham aos interesses e necessidades individuais do cliente.

 

5 - Construção de Confiança

As lojas de varejo que oferecem serviços financeiros podem construir uma relação de confiança mais profunda com seus clientes. A transparência e a integridade no fornecimento de serviços financeiros fortalecem a lealdade dos clientes, pois eles se sentem mais seguros em suas transações financeiras. Essa confiança também pode se traduzir em uma maior probabilidade de recomendações boca a boca.

 

6 - Diversificação de Receita

O projeto, quando feito da forma adequada a realidade do seu negócio, pode trazer diversificação de receita, já que a oferta de serviços financeiros para clientes gera novas fontes de lucro e rentabilidade, possibilitando um relacionamento mais estreito e aumentando as taxas de retenção.

 

A OFERTA DE SERVIÇOS FINANCEIROS COM TECNOLOGIA TRAZ MAIS SEGURANÇA 

Até aqui, você deve ter percebido que a integração de serviços financeiros nas operações de varejo pode melhorar a experiência do cliente de várias maneiras. Ela oferece conveniência, aumenta as vendas, expande o alcance, personaliza as ofertas, constrói confiança e, o melhor: diversifica receitas. 

No entanto, é importante que você aborde essa integração com cuidado, garantindo a conformidade com regulamentações financeiras e priorizando a segurança dos dados do cliente. Quando feito corretamente, oferecer serviços financeiros pode ser uma estratégia eficaz para impulsionar o sucesso no varejo moderno.

Para saber como oferecer serviços financeiros com segurança e rentabilidade, fale com a INFOX. Há mais de 35 anos, somos uma empresa de tecnologia dedicada a transformar os resultados de lojas de vários segmentos através de serviços financeiros.

Fonte: Marketing INFOX PMP

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