Você tem receio de vender no cartão de crédito e não receber?

Processamento de Meios de Pagamentos

Você tem receio de vender no cartão de crédito e não receber?

Você, que acha que vendendo no cartão de crédito, corre riscos com a inadimplência, saiba que 75% das compras a prazo pelos cartões não possuem cobrança de juros, ou seja, o número de pessoas que entram no rotativo é a menor parte dos consumidores.

Esse e outros dados importantes foram apresentados pela ABECS, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, no sentido de esclarecer informações falsas colocando os cartões de crédito como o causador do superendividamento dos brasileiros.

Neste artigo, vamos trazer dados importantes para que você não tenha medo de ofertar crédito para seus clientes e, principalmente, vamos trazer dicas para uma boa análise de crédito, o que garante o controle e mitigação máxima de riscos.

 

CONSUMO COM CARTÃO MOVIMENTOU R$ 2 TRILHÕES EM 2022.

 

Segundo a ABECS, em 2022 as compras usando cartões de crédito como forma de pagamento alcançaram o montante de R$ 2 Trilhões, o que significa um aumento de 30% em relação ao ano anterior. 

Por isso, a Associação divulgou dados do Banco Central mostrando que o cartão de crédito não é o vilão do superendividamento como algumas pessoas acham. Cerca de 75% de todo o saldo das compras pelos cartões no Brasil não possuem cobrança de juros sobre a operação. Além disso, o crédito rotativo representa hoje em torno de 2,9% do endividamento das pessoas.

Para os lojistas, é importante ter esse esclarecimento e mais, evitar que se generalize a ideia de que a venda para o cartão traz risco financeiro para a loja. O consumidor já se acostumou a usar o cartão de crédito por entender que ele é mais prático e seguro, nas compras em lojas físicas e virtuais. 

Portanto, o lojista que não leva essa informação em consideração, pode estar perdendo de vender para uma grande fatia do público consumidor. 

A ABECS destaca ainda que existem no mercado brasileiro, soluções de tecnologia de ponta para análise de risco e de gestão da concessão de crédito, o que contribui para reforçar a segurança e tranquilidade na operação de crédito por parte do varejo.

 A Fundação Getúlio Vargas apresentou um outro estudo que apontou:

  • Brasileiros utilizam mais o cartão de crédito do que em países de alta renda. Em média, no Brasil, 60% dos consumidores usam cartões, diferente de outros países onde o índice chega a 51%.
     
  • São 190 milhões de cartões de crédito ativos, para uma população economicamente ativa de 107 milhões: praticamente 2 cartões por pessoa.
     
  • Hoje o Brasil possui 190 milhões de cartões de crédito ativos, ou seja, em média 2 cartões por pessoa.
     
  • A população brasileira economicamente ativa chega a 107 milhões de pessoas.

A Fundação aponta também os principais motivos do superendividamento: a alta taxa de juros. O desemprego, a queda na renda e poder de compra, o nível de educação financeira e outros produtos financeiros como empréstimos. 

 

COMO FAZER UMA ANÁLISE DE CRÉDITO EFICAZ E MITIGANDO RISCOS?

 

Para evitar a inadimplência em vendas com cartão de crédito ou crediário próprio, existem algumas medidas que podem ser tomadas. De início, é importante saber quais dados devem ser consultados. Confira quais:

  • Informações básicas como CPF, telefone, estado civil, idade, nível de escolaridade, profissão, renda e endereço;
     
  • Verificar informações de débitos e informações financeiras;
     
  • Validar os dados cadastrais, por meio de verificação de documentos pessoais, telefone, e-mail e comprovante de renda.


Entretanto, é preciso pensar também na estrutura para essa operação de análise e liberação de crédito, contratação de operadores para fazerem a verificação das informações e o atendimento ao cliente.

Até aqui, você deve estar fazendo as contas e pensando que o investimento será alto para implantar o crediário próprio na sua loja. Mas é aí que entra a tecnologia e as facilidades e segurança que ela proporciona para otimizar seus resultados. 

Portanto, a loja que tem um sistema de tecnologia para fazer a análise de crédito, vende mais e sai na frente da concorrência, pois só assim é possível reduzir riscos, evitar fraudes por meio da validação cadastral correta e propor crédito de maneira mais justa e adequada a cada perfil de cliente, sempre levando em consideração a lucratividade.

Para sua operação, a tecnologia auxilia na automatização do processo, ou seja, garantindo agilidade na resposta de pedido de crédito e na otimização da equipe de operadores. Ou seja, você não precisa contratar uma grande equipe de funcionários para gerenciar a oferta de crédito. Além disso, soluções de gestão como a que a INFOX oferece, faz a avaliação do perfil do cliente diretamente nos principais bureaus financeiros do mercado, o que aumenta consideravelmente a chance de obter bons pagadores entre seus clientes.

 

UMA SOLUÇÃO COMPLETA PARA OFERTAR CRÉDITO SÓ A INFOX TEM
 

Além da análise automatizada e inteligente de crédito, a solução da INFOX oferece aos lojistas indicadores de negócio (BI), considerado um verdadeiro raio X da operação. Isso é fundamental para que os donos ou gestores do negócio tomem decisões importantes para direcionar a empresa, reduzindo custos, otimizando processos e direcionando novos investimentos. 

Quer saber mais? Solicite o contato de um consultor INFOX e peça um diagnóstico gratuito sobre a sua operação e quais melhorias podem ser aplicadas para você e sua empresa faturar mais!

Fonte: Marketing INFOX PMP

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