Estoque lucrativo: saiba como reduzir custos e aumentar seu giro em lojas de materiais de construção

Gestão do Varejo

Estoque lucrativo: saiba como reduzir custos e aumentar seu giro em lojas de materiais de construção

Manter um estoque lucrativo é um dos maiores desafios para qualquer lojista dos setores de materiais de construção, elétricos e hidráulicos. Afinal, mercadorias paradas significam capital imobilizado, aumento de custos de armazenagem e risco de obsolescência.

Mas como equilibrar a variedade de produtos com níveis de estoque saudáveis, sem comprometer a disponibilidade para o cliente? A resposta está na combinação de processos organizados, tecnologia integrada e a expertise de especialistas em processos internos. Neste artigo, você vai descobrir como reduzir custos, aumentar a rentabilidade do seu estoque e explorar novas oportunidades de crescimento para sua loja — sempre acompanhado pela INFOX.

1) Diagnóstico: conheça seus números de verdade

Antes de qualquer iniciativa, é essencial mapear com precisão:

  • Giro de estoque: quais produtos vendem rápido e quais encalham;
  • Custos de armazenagem: quanto custa para a loja o espaço, energia, mão de obra e sistemas de gestão;
  • Margem de contribuição: preço de venda menos custo direto do produto.

É fundamental destacar que, ferramentas manuais (planilhas), geram muitos erros, dúvidas e demandam retrabalho. Um diagnóstico confiável só é possível com uma solução de gestão integrada, capaz de consolidar todos os dados em tempo real.

2) Organização como pilar da eficiência

Uma loja organizada reduz desperdícios e facilita as rotinas de controle. Além disso, a organização aumenta a visibilidade sobre o que se tem no estoque, reduz perdas e acelera o atendimento ao cliente.

Observe sempre estes pontos:

  • Setorização do depósito

Faça o zoneamento de materiais de alta rotatividade que estejam próximos a expedição. Procure também separar mercadorias volumosas e frágeis em áreas específicas.

  • Padronização de processos

Defina procedimentos claros para recebimento, conferência e estocagem. Utilize códigos de barras e leitores portáteis para evitar erros manuais além de treinar sua equipe para colocar em prática esses novos processos.

  • Inventários cíclicos

Parar em algum momento e fazer um inventário geral é um bom processo, desde que não prejudique a operação. Por isso, é recomendado que o estoque seja conferido todos os dias em pequenos grupos de itens para que sejam corrigidas divergências imediatamente, evitando surpresas no fechamento de mês.

3. A força de uma solução de gestão integrada

Ter informações da loja em locais diferentes pode ser extremamente prejudicial para o seu estoque e negócio como um todo. Utilizar planilhas, controles manuais, ERPs distintos para venda e financeiro, acabam criando um grande risco de perda de informações, retrabalhos e falhas de comunicação. 

Quando a loja escolhe ter uma solução de gestão unificada e concentrada, os gestores passam a ter uma visão em 360° do negócio, por ter dados sobre o estoque, compras, vendas, financeiro e fiscal conversando em uma só base de dados.

É possível também, fazer análises preditivas que auxiliam na decisão das quantidades de produtos a serem solicitados aos fornecedores, levando em consideração a demanda com base em histórico de vendas e sazonalidade (ex.: maior procura por pisos e azulejos em épocas de férias, onde as pessoas se preparam para reformas).

Outro ponto de destaque é quando a loja também vende pela à internet. Uma boa solução de gestão auxilia a integração com e-commerce ou marketplaces, evitando vendas de produtos fora de estoque ou que não adequadas para as vendas on-line.

4) Estratégias de redução de custos no estoque

Algumas práticas simples com o apoio da tecnologia, podem ser estratégicas na corrida para reduzir custos e aumentar a rentabilidade do estoque:

  • Compra colaborativa

Negocie descontos em volume junto a fornecedores e compartilhe pedidos com outras lojas do grupo ou da região.

  • Cross-docking

Receba mercadorias sob demanda e envie imediatamente ao cliente, sem estocar. Isso contribui para reduzir custos de armazenagem em itens de alta demanda, por exemplo, pisos e revestimentos.

  • Mix de produtos otimizado

Amplie sortimento de itens “de entrada” (fixadores, conexões) com giro rápido, garantindo caixa e atraindo clientes.

  • Política de devolução negociada

Combine com fornecedores prazos e condições para devolução de excessos de estoque. Evite imobilizar capital em produtos que podem desvalorizar.

5. Consultoria especializada: um diferencial competitivo

Contar com o apoio de consultores experientes em varejo vai além de ter um diagnóstico de performance: esses profissionais ajudam a identificar gargalos e oportunidades que não são visíveis na operação do dia a dia, apoiando o lojista no planejamento estratégico da loja e em melhorias nos processos internos.

Além disso, oferecem análises tributárias que apontam regimes fiscais mais adequados para a faixa de faturamento da loja — seja no Simples Nacional, no Lucro Presumido ou em outras opções — para reduzir a carga tributária e melhorar o caixa da empresa. 

Um dos principais diferenciais dessa consultoria é a capacidade de planejar novos negócios, como a criação de uma fábrica própria de artefatos de cimento, cerâmicos ou ferragens. Com isso, o lojista ganha controle total sobre custos de produção, qualidade e prazos, além de se posicionar como fornecedor para outras lojas, gerando uma fonte adicional de receita e fortalecendo sua marca no mercado.

Você nunca estará sozinho com a INFOX

Reduzir custos e tornar seu estoque mais lucrativo requer mais do que boas intenções — é preciso organização, controle, estratégia, processos bem definidos, tecnologia adequada e o olhar de quem entende do varejo de materiais de construção, elétricos e hidráulicos. Com a solução integrada INFOX, você concentra todas as informações em um único sistema, eliminando retrabalhos e erros, além de ter relatórios e alertas que antecipam o que pode se tornar um problema.

E, além da tecnologia, a INFOX oferece consultores especializados, prontos para:

- Diagnosticar oportunidades de crescimento em processos e negócios;

- Orientar sobre processos e melhores práticas de gestão no varejo;

* Acompanhar resultados de perto, garantindo que cada ação gere mais receita e segurança para seu negócio — até mesmo em iniciativas arrojadas, como montar uma segunda loja ou entrar em um novo segmento.

Quando você escolhe a INFOX, conta com um parceiro que não só fornece a ferramenta certa, mas caminha ao seu lado em todas as frentes: tecnologia, gestão, processos, pessoas e estratégia. Quer saber mais? CLIQUE AQUI e solicite o contato de um consultor INFOX.

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Saiba como a cópia integral de textos pode ser ruim para você clicando aqui.

Fonte: Marketing INFOX

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.