Análise de crédito: como identificar fraudes logo no início da solicitação

Processamento de Meios de Pagamentos

Análise de crédito: como identificar fraudes logo no início da solicitação

Na hora de aprovar a concessão de crédito próprio, os varejistas precisam estar atentos para identificar e prevenir fraudes na concessão de crédito para garantir a saúde financeira do negócio.

Neste artigo, vamos explorar estratégias e técnicas para detectar fraudadores logo na primeira solicitação de análise de crédito, ajudando gestores a tomar decisões mais informadas e seguras.

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE CRÉDITO

A análise de crédito é o processo pelo qual uma empresa avalia, antes de liberar a venda, a capacidade de um cliente de honrar seus compromissos financeiros. Em supermercados, farmácias, lojas de calçados e confecções, essa prática é vital para garantir a rentabilidade da operação de crédito próprio e, também, para evitar perdas financeiras significativas causadas por fraudes.

SINAIS DE ALERTA NA HORA DE ANALISAR UM PERFIL

Quando a análise de crédito é feita dentro de critérios pré-definidos e de forma cuidadosa é possível identificar as pistas de que os fraudadores geralmente deixam pelo caminho.

Alguns sinais de alerta que os operadores de crédito precisam estar atentos:

  • Informações inconsistentes:

Dados divergentes ou inconsistentes em formulários de solicitação podem indicar uma tentativa de fraude;

  • Histórico de crédito com poucas informações ou inexistente:

Clientes com raras solicitações ou inexistentes em seu histórico de crédito ou com muitas ocorrências negativas são potenciais riscos.

  • Documentação falsa:

A apresentação de documentos falsos é uma tática comum entre os fraudadores. Verificar a autenticidade de documentos é crucial.

PROCEDIMENTOS QUE OTIMIZAM A PREVENÇÃO A FRAUDES

O uso de tecnologias avançadas pode aumentar significativamente a capacidade de detectar fraudes. Uma solução de gestão robusta e completa é capaz de enriquecer os dados cadastrais fornecidos pelo cliente com dados de fontes externas confiáveis. Isso reforça a veracidade das informações e ajuda a obter um perfil mais abrangente do cliente.

A tecnologia ajuda o lojista, também, a analisar grandes volumes de dados, o que permite identificar padrões e comportamentos suspeitos que podem indicar fraudes. Sem esse tipo de ferramenta, os operadores teriam uma quantidade enorme de dados para verificar, aumentando exponencialmente o risco de erro humano, prejudicando a operação.

Outros pontos importantes que devem ser observados para identificar a ação de possíveis fraudadores logo na primeira análise de crédito:

1) Utilizar meios seguros e modernos de captura de informações, direto no celular do cliente, como biometria facial, assinatura digital do contrato de crédito e a possibilidade de digitalizar documentos pessoais (RG, CPF, CNH, por exemplo).

2) Dispor de ferramentas de verificação de identidade que confrontam as informações fornecidas pelo cliente com bases de dados oficiais;

3) Ter uma plataforma ágil que faça a consulta nos principais bureaus de crédito para ter um histórico detalhado das atividades financeiras do cliente;

POR QUE A POLÍTICA DE CRÉDITO MERECE ATENÇÃO?

Toda empresa que vende parcelado precisa definir regras claras para cadastro e avaliação de clientes, conhecidas como Política de Crédito. Esses requisitos são essenciais para auxiliar as vendas, otimizar o fluxo de caixa e reduzir os riscos de inadimplência. É crucial que essa política esteja alinhada com a realidade e a estratégia do negócio. Ajustes na política de crédito devem ser frequentes, não apenas em resposta ao aumento da inadimplência ou à necessidade de impulsionar as vendas. Muitos lojistas cometem o erro de mudar as regras somente nessas situações ou até desistir do crediário devido ao controle inadequado de pagamentos atrasados.

Supermercados, farmácias, lojas de calçados e confecções que têm políticas de crédito bem definidas e rigorosas estão menos propensas a sofrerem perdas relacionadas a fraudes. Entre as práticas recomendadas estão:

  • Definição Clara de Critérios de Concessão de Crédito:

Estabeleça critérios claros e objetivos para a concessão de crédito, incluindo a verificação de documentos e a análise de histórico de crédito.

  • Treinamento dos operadores:

Treine seus colaboradores para reconhecer sinais de fraude e para seguir procedimentos de análise de crédito rigorosos.

  • Revisão regular das políticas de crédito:

Revise e atualize regularmente as políticas de crédito para avaliar os critérios e incorporar novas técnicas de prevenção de fraudes e para se adaptar às mudanças no mercado.

CONTAR COM A EXPERIÊNCIA E TECNOLOGIA AJUDA NA PREVENÇÃO A FRAUDES

Prevenir fraudes na concessão de crédito é um desafio constante para donos e gestores de supermercados, farmácias, lojas de calçados e confecções. No entanto, com a implementação de tecnologias avançadas, procedimentos rigorosos e políticas de crédito bem definidas, é possível identificar fraudes logo no início e proteger a saúde financeira do seu negócio.

A análise de crédito não é apenas uma medida de segurança, mas uma prática essencial para o crescimento sustentável e a manutenção da confiança dos clientes legítimos. Ao adotar uma abordagem proativa e informada, sua empresa estará melhor preparada para enfrentar os desafios da prevenção de fraudes e garantir um futuro financeiro mais seguro.

A INFOX tem uma larga experiência neste sentido. Desde 1987 atuamos no segmento de meios de pagamentos, incentivando lojistas a oferecerem crédito próprio de maneira segura e controlada, visando aumentar a rentabilidade. E, para isso, nossa plataforma dispõe, hoje, de diversos recursos citados aqui e que trazem confiabilidade e flexibilidade nas operações de nossos clientes.

Solicite o contato de um consultor INFOX clicando aqui e peça uma demonstração totalmente gratuita sobre como nossa plataforma está preparada para evitar fraudes nas solicitações de análise de crédito. 

Fonte: Marketing INFOX

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.