Análise de crédito: sua aliada para reduzir custos e riscos na hora da concessão

Processamento de Meios de Pagamentos

Análise de crédito: sua aliada para reduzir custos e riscos na hora da concessão

Seu negócio precisa ter mais rentabilidade, reduzindo custos e mitigando o risco? Então você está no lugar certo. Neste artigo que preparamos, vamos mostrar como a análise de crédito pode fazer a diferença no seu resultado.

Sempre que seu cliente solicita crédito para suas compras, nasce uma expectativa de que esse parcelamento seja rapidamente aprovado. Mas, antes do cliente receber um sim ou um não, as empresas precisam do crivo da análise de crédito, indicando os valores e o parcelamento ideal para aquele perfil.

Você vai saber como funciona a análise de crédito, como é importante que ela seja cada vez mais personalizada e como a tecnologia ajuda no levantamento de dados confiáveis para garantir a saúde financeira da operação.

 

A análise de crédito deve ser ágil e precisa.

De forma geral, as empresas realizam, antes de conceder um empréstimo, uma análise de crédito do interessado de forma automatizada, utilizando ferramentas de consulta às bases cadastrais e informativas.

Entretanto, o sucesso deste procedimento depende muito que os processos de concessão de crédito estejam bem parametrizados. Caso contrário, as chances de se ter um grande prejuízo devido a fraudes ou a inadimplência é muito alta.

Além disso, se a empresa quer aumentar as requisições de crédito para aumentar suas vendas, o processo de análise de crédito deve ocorrer em poucos segundos. É de extrema importância utilizar as melhores ferramentas para realizar essa avaliação de acordo com o perfil de cada consumidor. O processo de verificação deve ser ágil, robusto e o menos oneroso possível.

política de concessão de crédito, quando bem ajustada, possibilita a diminuição da inadimplência, redução de fraudes, gastos e esforços desnecessários com clientes que possivelmente serão um trabalho a mais para o varejista, trazendo aquela famosa “dor de cabeça” para reaver os valores que foram perdidos.

Por isso, você precisa de indicadores, que permitam ajustar a análise de crédito de acordo com a carteira de clientes e o tipo de negociação, de forma personalizada. Essa análise aumenta, consideravelmente, as chances de sucesso nas vendas e no recebimento das parcelas.

 

Análise de Crédito: A importância da personalização para gerar rentabilidade

Ao realizar a análise de crédito, a empresa passa a conhecer melhor o cliente e, com isso, é possível mapear o perfil, entender a capacidade de pagamento e o comportamento em negociações anteriores.

Entender quem é que está solicitando crédito é se assegurar em melhores negociações e evitar prejuízos futuros. Isso vale tanto para pessoa física, quanto para jurídica.

Além disso, realizando a análise de crédito, é possível diminuir os riscos, tendo em vista que ao fornecer créditos ao cliente, a empresa confia que receberá os valores de acordo com o que foi combinado, possibilitando a diminuição de futuros prejuízos e aumento nos índices de inadimplência.

Você pode também usar todas as informações a seu favor, criando campanhas promocionais de marketing que atraiam mais clientes com um risco controlado, uma vez que você já tem dados e indicadores sobre os vários tipos de perfis de consumidores.

Portanto, ao realizar a análise de crédito e conhecer o perfil do cliente, a empresa se dispõe a tomar decisões de forma segura e direcionada para efetuar, de forma mais assertiva, a cobrança do que foi acordado.

 

Cruzamento de informações: quando a tecnologia é fator fundamental

Todos os cuidados a fim de evitar futuros casos de inadimplência devem ser tomados, principalmente em momentos de instabilidade econômica.

Por isso, é fundamental ter uma solução de tecnologia, que faça o mapeamento do perfil do cliente, cruzando informações dos mais renomados bureaus disponíveis no mercado, trazendo um enriquecimento cadastral que possibilite uma análise de crédito criteriosa e segura.

 

A INFOX tem tudo isso pronto para seu negócio. Nossa solução de meios de pagamentos traz todos os relatórios que você precisa para fazer a gestão da concessão de crédito. São mais de 35 anos atuando neste segmento, fazendo com que empresas faturem mais, de forma positiva e segura.

Fale com um consultor INFOX e saiba mais.

Fonte: Marketing INFOX PMP

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.