Análise de crédito: sua aliada para reduzir custos e riscos na hora da concessão
Processamento de Meios de Pagamentos
Seu negócio precisa ter mais rentabilidade, reduzindo custos e mitigando o risco? Então você está no lugar certo. Neste artigo que preparamos, vamos mostrar como a análise de crédito pode fazer a diferença no seu resultado.
Sempre que seu cliente solicita crédito para suas compras, nasce uma expectativa de que esse parcelamento seja rapidamente aprovado. Mas, antes do cliente receber um sim ou um não, as empresas precisam do crivo da análise de crédito, indicando os valores e o parcelamento ideal para aquele perfil.
Você vai saber como funciona a análise de crédito, como é importante que ela seja cada vez mais personalizada e como a tecnologia ajuda no levantamento de dados confiáveis para garantir a saúde financeira da operação.
A análise de crédito deve ser ágil e precisa.
De forma geral, as empresas realizam, antes de conceder um empréstimo, uma análise de crédito do interessado de forma automatizada, utilizando ferramentas de consulta às bases cadastrais e informativas.
Entretanto, o sucesso deste procedimento depende muito que os processos de concessão de crédito estejam bem parametrizados. Caso contrário, as chances de se ter um grande prejuízo devido a fraudes ou a inadimplência é muito alta.
Além disso, se a empresa quer aumentar as requisições de crédito para aumentar suas vendas, o processo de análise de crédito deve ocorrer em poucos segundos. É de extrema importância utilizar as melhores ferramentas para realizar essa avaliação de acordo com o perfil de cada consumidor. O processo de verificação deve ser ágil, robusto e o menos oneroso possível.
A política de concessão de crédito, quando bem ajustada, possibilita a diminuição da inadimplência, redução de fraudes, gastos e esforços desnecessários com clientes que possivelmente serão um trabalho a mais para o varejista, trazendo aquela famosa “dor de cabeça” para reaver os valores que foram perdidos.
Por isso, você precisa de indicadores, que permitam ajustar a análise de crédito de acordo com a carteira de clientes e o tipo de negociação, de forma personalizada. Essa análise aumenta, consideravelmente, as chances de sucesso nas vendas e no recebimento das parcelas.
Análise de Crédito: A importância da personalização para gerar rentabilidade
Ao realizar a análise de crédito, a empresa passa a conhecer melhor o cliente e, com isso, é possível mapear o perfil, entender a capacidade de pagamento e o comportamento em negociações anteriores.
Entender quem é que está solicitando crédito é se assegurar em melhores negociações e evitar prejuízos futuros. Isso vale tanto para pessoa física, quanto para jurídica.
Além disso, realizando a análise de crédito, é possível diminuir os riscos, tendo em vista que ao fornecer créditos ao cliente, a empresa confia que receberá os valores de acordo com o que foi combinado, possibilitando a diminuição de futuros prejuízos e aumento nos índices de inadimplência.
Você pode também usar todas as informações a seu favor, criando campanhas promocionais de marketing que atraiam mais clientes com um risco controlado, uma vez que você já tem dados e indicadores sobre os vários tipos de perfis de consumidores.
Portanto, ao realizar a análise de crédito e conhecer o perfil do cliente, a empresa se dispõe a tomar decisões de forma segura e direcionada para efetuar, de forma mais assertiva, a cobrança do que foi acordado.
Cruzamento de informações: quando a tecnologia é fator fundamental
Todos os cuidados a fim de evitar futuros casos de inadimplência devem ser tomados, principalmente em momentos de instabilidade econômica.
Por isso, é fundamental ter uma solução de tecnologia, que faça o mapeamento do perfil do cliente, cruzando informações dos mais renomados bureaus disponíveis no mercado, trazendo um enriquecimento cadastral que possibilite uma análise de crédito criteriosa e segura.
A INFOX tem tudo isso pronto para seu negócio. Nossa solução de meios de pagamentos traz todos os relatórios que você precisa para fazer a gestão da concessão de crédito. São mais de 35 anos atuando neste segmento, fazendo com que empresas faturem mais, de forma positiva e segura.
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Fonte: Marketing INFOX PMP