7 dicas para melhorar a análise de crédito da sua loja para vender mais

Processamento de Meios de Pagamentos

7 dicas para melhorar a análise de crédito da sua loja para vender mais

Todo varejista precisa aumentar suas vendas de forma saudável e lucrativa. Porém nem sempre isso é possível devido a inadimplência, que é considerado um dos maiores problemas de lojas de diversos setores.

O levantamento da Serasa, feito em maio de 2023, mostrou que 71 milhões de brasileiros não estão cumprindo seus compromissos financeiros.

Por outro lado, perder vendas não pode ser uma opção para o seu negócio, ou seja, você não pode deixar de vender por conta desses números ou notícias sobre a economia. Mas fique tranquilo porque temos a saída para essa situação: o aperfeiçoamento da sua análise de crédito.

Aplicando diversas melhorias na análise de crédito da sua loja é possível vender mais, reduzindo os riscos com a falta de pagamento. Por isso, selecionamos 7 dicas fundamentais para melhorar a análise de crédito de lojas que oferecem crediário próprio: algumas dicas valiosas para você implementar e ter resultados com excelência.

Veja a seguir:  

1)      Estabeleça critérios claros de elegibilidade:

Defina parâmetros sólidos e claros para a concessão de crédito na sua loja. Procure dar prioridade para requisitos mínimos como: renda, histórico de crédito, idade e estabilidade no emprego. Ter critérios bem definidos garantirá a tomada de decisões consistentes e reduzirá o risco de inadimplência.

Com isso você terá concluída a política de crédito da sua empresa, ou seja, um conjunto de normas e critérios usados para aprovar ou negar crédito ao seu cliente. Uma política de crédito simples, por exemplo, pode liberar a venda a prazo para clientes que atinjam determinada nota de crédito para cima. Com o tempo, você pode ir percebendo que é possível diminuir um pouco essa nota, para vender mais sem gerar impacto.

2)      Analise o histórico de crédito do cliente:

Verifique o histórico de crédito do cliente por meio de consultas a órgãos de proteção de crédito, ou nos chamados bureaus que tenham grande reputação no mercado. Isso ajuda a identificar padrões de pagamento, inadimplências passadas e níveis de endividamento. Com base nessas informações, você pode tomar decisões difíceis sobre a concessão de crédito.

Outra dica importante é conhecer em detalhes o perfil de cada cliente. Sem uma análise criteriosa, sua avaliação pode ser injusta e incompleta, fazendo você perder vendas e faturamento.

3)      Avalie a capacidade de pagamento:

Além do histórico de crédito, é essencial avaliar a capacidade financeira do cliente para pagar suas dívidas. Considere a renda mensal, as despesas fixas e variáveis, e verifique se o cliente terá condições de arcar com as parcelas do crediário sem comprometer seu orçamento.

4)      Estabeleça limites de crédito adequados:

Defina limites de crédito que sejam adequados à capacidade financeira do cliente e ao valor dos produtos que sua loja oferece. Conceder limites muito altos pode aumentar o risco de inadimplência, enquanto limites muito baixos podem prejudicar as vendas e a satisfação do cliente.

Lembre-se que, ao definir limites para a concessão de crédito, você estará respeitando a entrada de recursos da sua loja. Por isso, personalizar o atendimento e a análise de crédito são fundamentais quando são proporcionais à capacidade de pagamento de cada empresa.

Alguns critérios que você pode considerar:

• o volume de vendas

• os prazos de pagamentos

• os valores finais

5)      Monitore e faça a gestão do crédito concedido:

A análise de crédito não deve ser um processo único e envolve monitorar o comportamento do cliente após a concessão do crédito, acompanhando os pagamentos e identificando sinais de alerta de inadimplência. Caso aconteçam atrasos ou problemas de pagamento, é possível tomar medidas adequadas para mitigar o risco e evitar prejuízos maiores.

6)      Aproveite as oportunidades do cadastro positivo:

Sancionada em 2019, a lei que prevê o cadastro positivo previu que seriam inseridas mais de 22 milhões de brasileiros no mercado de crédito. Com isso, é possível vender mais tendo acesso à nota de crédito de possíveis clientes.

Considere também a oportunidade de reativar clientes e oferecer novas alternativas ou limites de crédito, uma vez que é possível resgatar bons pagadores que estavam negativados por situações pontuais.

7)      Utilize a tecnologia para a análise de dados:

Investir em uma solução com tecnologia de ponta para uma análise de crédito controlada, flexível e rentável é o segredo para se obter sucesso com a oferta de crédito próprio. Essas ferramentas vão te ajudar a identificar padrões de risco, agilizar o processo de aprovação de crédito e, ainda, trazer inteligência com dados da operação.

Além disso, uma solução de gestão de crediário atua de forma automatizada, o que vai refletir em redução de custos para sua empresa, necessitando de um número menor de analistas e otimizando seus funcionários para outras atividades estratégicas da sua empresa.

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Com a tecnologia empregada pela INFOX em sua solução para Meios de Pagamentos, sua loja consegue transformar a análise de crédito em um processo eficaz e muito rentável. Você poderá consultar o perfil dos clientes nos mais renomados bureaus do mercado, com segurança e controle.

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Fonte:

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