Régua de cobrança: a estratégia perfeita para evitar a inadimplência

Processamento de Meios de Pagamentos

Régua de cobrança: a estratégia perfeita para evitar a inadimplência

Régua de cobrança é uma das ferramentas que o varejista pode usar para reduzir a inadimplência e ter lucro através das vendas a prazo. Para sua total eficácia, é preciso planejamento e a implementação correta.

Uma pesquisa realizada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em agosto de 2023 apresentou os dados sobre a inadimplência, mostrando o cenário desafiador para o segmento de crédito e cobrança. Entre eles, está o registro de aumento de 4,4% para 4,7% na inadimplência sobre o crédito livre para pessoas físicas em 2023.

Entretanto, a mesma pesquisa mostrou otimismo do mercado para os próximos meses. A maioria dos participantes que responderam à Febraban (68,8%) estima que haverá alguma estabilidade do indicador de inadimplência até o fim do ano, enquanto apenas 6,3% imaginam que ela vai aumentar.

Vendo este cenário, é importante que você tenha recursos para vender cada vez mais a prazo, mas mitigando ao máximo os riscos com a inadimplência. Por isso, preparamos este artigo para te explicar o que é a régua de cobrança e porque ela é uma importante ferramenta para o varejo.

 

O QUE É RÉGUA DE COBRANÇA?

 

A régua de cobrança, também chamada por alguns como régua de crédito, é uma ferramenta voltada para gestão financeira, que organiza e padroniza as etapas de cobrança da loja, visando a redução da inadimplência.

Essa ferramenta tem um papel importante, também, por estabelecer quando e como será realizada cada etapa de cobrança e o processo de envio de lembretes e alertas. Além disso, ela é um fator importante para minimizar os impactos da inadimplência sobre o fluxo de caixa da empresa.

Para o lojista ter uma régua de cobrança eficaz é preciso antes planejar toda a operação de crédito e cobrança. O perfil dos clientes devedores e suas dívidas trazem informações muito importantes e, por isso, precisam ser profundamente estudados. Isso porque, cada cliente tem uma forma de tratar suas dívidas, uma situação financeira específica e, mais importante, um tipo de relacionamento com a sua loja.

Além de fazer um verdadeiro “raio-x” do perfil dos seus clientes, é preciso selecionar os melhores canais de contato e as formas mais adequadas de abordagem, dentro de um prazo específico para envio das notificações. O ideal é você ter ferramentas de cobrança eficientes, convenientes, práticas e que estejam alinhadas com as políticas de segurança de dados, principalmente por conta da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Outro ponto muito importante, está na avaliação de resultados das ações feitas com a régua de cobrança. Assim, com relatórios precisos, você vai conseguir medir se está trazendo resultado sua operação de cobrança ou se é possível serem feitas algumas melhorias.

 

RÉGUA DE COBRANÇA: ETAPAS PARA UM PROCESSO MAIS EFICAZ

 

Para você ter resultados efetivos na operação de crédito da sua empresa usando a régua de cobrança, é preciso que se atente para estas etapas:

 

  • Prevenção

Esta é a etapa inicial para evitar que os clientes se tornem inadimplentes, através de ações informativas e facilitadoras do pagamento. É o momento de enviar lembretes sobre os vencimentos das faturas, oferecer diferentes formas de pagamento, conceder descontos ou benefícios para pagamentos antecipados ou à vista.

 

  • Contato inicial

Um contato inicial sempre é realizado a partir do momento que se constata que o pagamento não foi realizado na data de vencimento. Pode-se entrar em contato por e-mail, SMS ou telefone, informando que não foi registrado o pagamento.

 

  • Cobrança

Feito este primeiro contato e o cliente mesmo assim não fez o pagamento, começa a etapa de cobrança. São enviados alertas de cobrança para o cliente através dos canais de comunicação pré-estabelecidos, informando o cliente que ainda consta uma pendência.

 

  • Negociação

Se mesmo assim o pagamento não for efetuado após as tentativas de cobrança, você deve partir para a etapa de negociação. Aqui, são oferecidas condições especiais para que o cliente possa quitar sua dívida, como parcelamento do valor, descontos para pagamento à vista, entre outros.

 

  • Inclusão em Órgãos de Proteção ao Crédito

Caso o pagamento continue pendente, a próxima etapa será incluir seus dados em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

 

  • Cobrança Judicial

Por fim, vem o último recurso: optar pela cobrança utilizando os meios legais da justiça, caso a dívida ainda não tenha sido quitada.

 

COMO IMPLANTAR UM PROCESSO DE RÉGUA DE COBRANÇA?

 

Para você ter um processo mais eficiente de régua de cobrança é preciso investir na automatização. Esta é, sem dúvidas, a forma mais fácil de colocar esta ferramenta em prática, pois são muitas ações e análises que precisam ser levadas em conta.

A automatização promove de maneira organizada e constante o processo de cobrança, observando o perfil do consumidor e, principalmente, retirando sua equipe de um trabalho operacional e com riscos de falhas.

Outras vantagens da automatização estão na organização das informações sobre o perfil de compra dos clientes, na criação de fluxos de alertas de cobrança que serão disparados de forma automática e na geração de relatórios importantes que vão mostrar os resultados que sua loja está alcançando com essa estratégia.

Sem contar que estamos vivendo um período onde as tendências digitais estão cada vez mais presentes. Por isso, utilizar ferramentas digitais, como soluções de gestão financeira, para automatizar o processo de cobrança é fundamental e pode ser extremamente útil.

Com mais de 35 anos de experiência no segmento de meios de pagamentos e análise de crédito levaram a INFOX a criar uma solução completa de gestão financeira, que permite o lojista oferecer crediário próprio para aumentar sua rentabilidade com taxas e tarifas, reduzindo o risco da inadimplência com o apoio da tecnologia.

 

Com a solução INFOX PMP, você pode:

  • Oferecer uma jornada de cadastro do cliente totalmente digital e direto no celular;

 

  • Ter dados precisos sobre aquele cliente, por exemplo, endereço, e-mail, óbito, renda presumida, região do domicílio declarado, entre outros;

 

  • Consultar dados do cliente, cruzando as informações com origem nas mais confiáveis empresas de cadastro financeiro (bureaus);

 

  • Indicadores de negócios (Business Intelligence) para gerar relatórios completos de toda a operação do seu negócio, para te ajudar nas tomadas de decisões.

 

A Régua de Cobrança, se implementada de forma correta, se transforma em uma ferramenta decisiva na redução da inadimplência. Seu sucesso depende de um bom planejamento e do uso estratégico da tecnologia. Por isso, fale com um consultor INFOX e saiba como gerar mais rentabilidade para seu negócio reduzindo riscos.

 

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Saiba como a cópia integral de textos pode ser ruim para você clicando aqui.

Fonte: Marketing INFOX PMP

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