Por que os bureaus de crédito são importantes para lojistas?

Processamento de Meios de Pagamentos

Por que os bureaus de crédito são importantes para lojistas?

Os bureaus de crédito são empresas que reúnem informações divulgadas pelos bancos e instituições financeiras para auxiliar o varejo a avaliarem o risco na concessão de crédito ao público comprador.

A maioria das pessoas que trabalham no setor financeiro e no varejo já devem ter ouvido falar deste tipo de empresa, ou de expressões comuns neste segmento, como: score, proteção ao crédito, negativação, consulta de CPF, entre outras.

Neste artigo vamos explicar o que são os bureaus, como funcionam e ainda, como eles são importantes para lojistas na hora de conceder crédito com mais segurança.

 

O QUE É UM BUREAU DE CRÉDITO (OU BIRÔ DE CRÉDITO)?

A palavra bureau tem origem na língua francesa e, dentro do segmento de crédito, é usada para identificar empresas que coletam informações sobre o histórico de pagamentos das pessoas. Esses dados são disponibilizados pelos bancos e instituições financeiras.

O bureau, portanto, faz uma grande reunião de dados sobre os consumidores, o que permite às empresas e o varejo a fazer consultas para qualquer tipo de venda para decidir se deve ou não vender com pagamento através de: parcelado, cheque, boleto, crediário ou no cartão próprio.

Daí vem o nome de empresas de proteção de crédito, pois os bureaus concentram todas as informações para que a loja tome sua decisão se deve vender e quais condições serão aplicadas (taxas de juros, prazo para pagamento, valor emprestado etc), conforme sua política de crédito. 

São exemplos de bureaus de crédito, empresas como Serasa e Boa Vista.

 

QUAIS DADOS ESTÃO DISPONÍVEIS PARA CONSULTA?

São muitos os dados que os bureaus colocam à disposição de empresas e lojas para consulta sobre o perfil do cliente que solicita o crédito. Entre elas, destacamos:

·       Pagamentos pendentes;

·       Protestos;

·       Dívidas;

·       Falência.

Esses dados são reunidos em 3 grupos de informações:

Informações negativas: com foco na inadimplência, considerando a data do último pagamento feito pelo consumidor. Ele sai desta lista quando quitar essa dívida.

Informações completas: traz todo o histórico do cliente, por exemplo: contas abertas e fechadas, limites já autorizados, dívidas em aberto ou quitadas, financiamentos, entre outros.

Cadastro Positivo: como forma de valorizar o bom pagador, desde 2019 esse grupo traz informações sobre operações e financiamentos já quitados ou em andamento.

 

COMO AS INFORMAÇÕES DO BUREAU AJUDAM NA ANÁLISE DE CRÉDITO?

É aqui que aparece um termo bastante comum no meio de crédito: o score. Do inglês, score significa pontuação e, basicamente, à medida que o cliente vai pagando suas contas dentro do previsto, seus pontos vão aumentando ou o contrário.

Cada bureau tem seu método próprio de calcular essa pontuação, que geralmente vai até 1000 pontos. Quanto maior o número de pontos do cliente, maior é a chance de cumprir seus compromissos e menor é o risco de inadimplência.

 

PONTOS DE ATENÇÃO QUE O LOJISTA DEVE AVALIAR EM UM PERFIL 

Até aqui você viu o que é um bureau de crédito e como essas empresas funcionam. Essas informações ajudam o lojista a calibrar sua política de crédito para não perder vendas, mesmo que para isso seja preciso reduzir o parcelamento ou oferecer uma taxa mais adequada.

Abaixo listamos mais pontos que o lojista deve avaliar sobre o perfil de um cliente, dentro de sua estratégia de crédito:

  1. Quantidade de vezes que o consumidor atrasou seus pagamentos nos últimos meses;
     
  2. Quantidade de dias que o pagamento está em aberto;
     
  3. Quantas consultas em outras lojas ou empresas esse cliente fez nos últimos dias;
     
  4. Alteração recente de endereço.

 

TECNOLOGIA E POLÍTICA DE CRÉDITO: O CASAMENTO PERFEITO

A INFOX é uma empresa de tecnologia que oferece uma solução de gestão completa para lojistas poderem ofertar crédito próprio, através de cartão de crédito ou crediário. Essa plataforma está interligada aos bureaus trazendo os dados que o lojista precisa para concluir sua venda, dentro de sua política de crédito e ter segurança no recebimento.

Além disso, a solução da INFOX traz ainda indicadores de negócio, para que os gestores tomem decisões estratégicas para aprimorar e ampliar seus negócios. Fale com um consultor INFOX e esclareça todas as dúvidas. 

Fonte: Marketing INFOX PMP

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.