Saiba como Home Centers de sucesso fazem sua gestão
Gestão do Varejo
Existe no segmento de varejo da construção, uma categoria de lojas que, além de vender itens básicos como, areia, pedra e cimento, oferecem também itens voltados para a construção e reforma. São os Home Centers.
Nestas lojas, o cliente encontra uma série de produtos diferenciados e voltados para a construção, reforma, acabamento e lazer. Ampliando a gama de produtos oferecidos, esses estabelecimentos conseguem atrair um público ainda maior.
Você saberia dizer o que Home Centers de sucesso no mercado fazem para ter uma boa gestão?
Veja no artigo que preparamos, algumas estratégias usadas por eles que garantem aumento de vendas e retorno financeiro. E mais importante: você não precisa ser uma multinacional para colocar em prática também na sua loja.
DIFERENCIAIS DO HOME CENTER
Basicamente, um Home Center procura oferecer para seus clientes uma considerável lista de itens que contemplam todas as etapas de uma obra, porém dando foco em itens de grande rentabilidade como pisos e revestimentos, materiais elétricos e hidráulicos, e decoração.
Um Home Center se diferencia também no conhecimento e acompanhamento do mercado, uma vez que se investe mais em pesquisa para entender o que os clientes estão buscando.
Outro ponto que diferencia o Home Center é com relação aos modelos de venda disponíveis para atender clientes e prestadores de serviços. Os modelos de vendas podem ser:
- Venda assistida: quando um especialista da sua equipe de vendas acompanha o cliente para auxiliá-lo a escolher o produto ideal, fortalecendo a relação entre a loja e o consumidor;
- Venda não assistida: quando o cliente prefere fazer suas compras por conta própria. Normalmente ele já tem uma noção do que precisa e, por isso, prefere entrar na loja e rapidamente adquirir o que precisa.
É importante que o Home Center pense em estratégias levando esses dois modelos de vendas em consideração. Por exemplo, se o cliente quer uma venda assistida é por que a quantidade de dúvidas o ticket médio é maior.
No caso da venda não assistida, suas prateleiras oferecem fácil acesso para quem não quer perder tempo na hora de comprar? Pense nisso.
GESTÃO DE SUCESSO: O QUE OS HOME CENTERS FAZEM
1) Treinamentos para a equipe de vendas
O treinamento dos colaboradores do setor de vendas precisa ser constante e aprofundado, pois eles vão atender clientes que têm informações sobre os produtos e outros que não entendem nada do assunto.
Para atender esses públicos, a equipe de vendas do Home Center precisa ter informações técnicas precisas, saber o orientar corretamente e ser sincero sobre o modo de utilização, aplicação e disponibilidade do produto.
Só assim se garante a confiança do consumidor a ponto de ele fechar negócio e voltar mais vezes para a loja.
2) Atenção para a estrutura do Home Center
Por oferecer um grande mix de produtos, é recomendado que o Home Center seja amplo, com expositores de boa qualidade e que não aparentam estarem muito usados ou danificados.
É importante que os expositores sejam dimensionados para produtos de peso médio a muito pesados.
A organização é um ponto fundamental. A área de venda precisa estar dividida em departamentos e setores, para facilitar ao máximo o trânsito dos clientes e a procura por itens que complementam a compra. E para isso, procure ter uma reposição rápida e eficiente para não perder vendas.
Destaque também para a iluminação geral da loja, pois só em um ambiente claro e acolhedor, o cliente vai ter certeza do que está comprando.
3) Controle do estoque
Sem dúvidas, esse tópico é determinante para Home Centers que têm sucesso em suas vendas. Um bom controle de vendas precisa ter o registro correto das entradas e saídas de produtos, pois uma coisa que não pode acontecer é a loja ficar sem produto.
O controle do estoque auxilia a empresa ter uma visão do quanto está movimentando em vendas e compras, e por consequência, o gestor saberá como anda seu lucro e possíveis perdas.
Além disso, a loja precisa pensar em um espaço específico e correto para o armazenamento do estoque, privilegiando os itens que precisam estar à pronta entrega.
4) Flexibilidade nas formas de pagamento
Um Home Center, tem por objetivo, oferecer uma variedade de produtos e serviços para encantar seu cliente com produtos diferenciados. O mesmo podemos aplicar para as formas de pagamento.
Uma delas, considerada muito estratégica e rentável, é o Home Center ter um cartão de crédito com sua marca. A empresa assume toda a operação de crédito, sem depender dos cartões bandeirados do mercado, ficando com toda a rentabilidade de taxas e juros.
Home Centers que usam essa prática conseguem oferecer parcelamentos e taxas bem atrativas, tornando uma opção muito interessante de compra pelos clientes. E a segurança é total, uma vez que a tecnologia cruza dados sobre o perfil dos consumidores para evitar ao máximo a inadimplência.
O QUE NÃO PODE ACONTECER EM UM HOME CENTER
Para ter sucesso nos seus negócios, os Home Centers nunca deixam de investir em tecnologia. É praticamente impossível manter-se neste segmento sem estar com uma solução que seja uma ferramenta para a gestão.
Registros em planilhas e listas são pouco confiáveis, pois podem conter muitos erros. Sem contar que, na hora de analisar os números para entender o cenário da empresa, é uma missão dificílima para o gestor, o que leva a tomar decisões no achismo.
O recomendado é ter uma solução de gestão que integre todos os números de todos os setores. Da venda, passando pelo estoque e chegando até a entrega do produto na obra do cliente. Com isso, o gestor terá relatórios precisos e automatizados para monitorar o negócio da melhor forma.
A INFOX tem uma solução perfeita para Home Centers, que traz tudo para uma gestão completa da loja. Além disso, é possível a loja gerenciar um cartão de marca própria e maximizar seus lucros e resultados. Fale com um consultor INFOX e saiba tudo que podemos fazer pela sua empresa.
Fonte: Marketing INFOX VAV