Como aumentar as vendas da sua loja com cartão marca própria?
Gestão do Varejo
Oferecer diversas opções de pagamento como, por exemplo, cartão de marca própria, é uma estratégia muito inteligente para lojas de materiais de construção, elétricos e hidráulicos e móveis. Porque assim, o cliente pode escolher aquela que seja mais atraente e que caiba dentro do seu orçamento destinado à construção ou reforma.
Uma destas opções de pagamento se destaca: o cartão de marca própria. Pois quando o lojista assume a operação de crédito para compras a prazo inúmeros benefícios surgem para a loja e para o consumidor, além de aumentar consideravelmente a rentabilidade da loja.
Neste artigo falamos sobre o que é um cartão de marca própria e os principais benefícios que ele traz para o seu negócio. Veja:
O QUE É O CARTÃO MARCA PRÓPRIA (OU PRIVATE LABEL)?
O cartão marca própria (também chamado pelo mercado por Private Label) é um tipo de cartão de crédito emitido e operacionalizado pela loja, sem ter ligação com cartões de bancos ou administradores, como Visa e Mastercard, por exemplo.
Este cartão pode ser usado exclusivamente pelo seu cliente na sua loja ou pode ser usado em outros comércios que você estabelecer convênio. Um exemplo seria permitir que seu cliente use o cartão da sua loja para abastecer o carro em um posto de combustíveis que você tenha acordado essa parceria.
As lojas têm cada vez mais optado pelo cartão marca própria pois com ele é mais fácil implementar estratégias comerciais e ampliar os resultados positivos do negócio.
POR QUE O CARTÃO MARCA PRÓPRIA É PERFEITO PARA LOJAS DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO?
Reforça sua marca
Faça um exercício e imagine seu cliente com um cartão de crédito nas mãos com o logotipo da sua loja de materiais para construção. Imaginou? Consegue agora ter a noção do quanto sua marca vai passar a ser valorizada pelos clientes e como sua loja vai passar uma imagem de solidez e confiança?
Isso pode ser decisivo para sua loja passar adiante da concorrência e se tornar uma referência na sua cidade ou região.
Aumenta o ticket médio
Como a loja assume a operação completa de crédito, é possível atrair mais clientes através de taxas de juros e parcelamentos mais atrativos. Isso reflete no aumento do ticket médio, uma vez que o consumidor se sente mais seguro para levar mais itens que a sua obra ou reforma estão precisando.
Oportunidade de fidelizar o cliente
Com um cartão marca própria, sua loja terá diversas informações sobre os hábitos de consumo dos clientes e que serão preciosas para formular campanhas promocionais de descontos para quem está comprando apenas com o cartão.
Outro ponto que o mercado tem usado muito é fidelizar através de acúmulo de pontos ou cashback, ou seja, ao atingir um determinado número de pontos o cliente pode trocar por prêmios, brindes ou utilizar parte do dinheiro gasto em ocasiões anteriores em novas compras. Veja que isso forma um fluxo constante de consumo para a sua loja.
Além disso, o cartão da loja pode gerar uma fatura e ser paga no caixa, o que cria mais uma oportunidade de fazer seu cliente voltar e comprar um produto em promoção naquele momento.
Facilidade na solicitação de crédito
Com o uso da tecnologia, é possível a loja calibrar os limites de crédito que cada perfil de cliente pode ter a sua disposição, dentro da política de crédito que a loja achar mais adequada. A mesma tecnologia traz para o lojista segurança, organização e controle, uma vez que tudo pode ser feito pelo celular do cliente, assinando o contrato de crédito e enviando documentos pessoais para liberação do crédito.
Dentro da solução Meios de Pagamentos da INFOX, o lojista pode ainda consultar o perfil do cliente que solicita o crédito nas mais renomadas instituições financeiras do mercado, de maneira muito rápida, prática e segura.
É interessante destacar que, fazendo isso, a loja consegue vender até para quem não tem uma conta em banco, situação de cerca de 40 milhões de brasileiros, segundo o Banco Central. São pessoas que possuem um perfil de bons pagadores mas por serem desbancarizados, acabam não podendo comprar parcelado valores mais altos.
Tecnologia para garantir segurança e redução de custos na operação.
Como falamos acima, a tecnologia é a grande aliada para trazer uma operação de oferta de crédito segura e confiável, tanto para você quanto para seu cliente. E se você está imaginando que vai precisar ter uma grande equipe para a essa operação de crédito, saiba que mais uma vez a tecnologia vai te ajudar, uma vez que a automatização e o uso da inteligência artificial têm como objetivo, entre outras coisas, reduzir ao máximo os custos operacionais para trazer rentabilidade. Outro ponto de preocupação do lojista é a inadimplência e mais uma vez ela, a tecnologia, é fator decisivo para garantir menos risco a oferta de crédito e mais vendas para os perfis ideais para a loja.
Se você ficou interessado(a), procure falar com um consultor INFOX para saber tudo que é possível fazer para transformar o seu negócio e fazer você faturar mais!
Fonte: Fonte: Marketing INFOX