Quais benefícios a tokenização pode trazer para o varejo?
Processamento de Meios de Pagamentos
Empresas de diversos segmentos têm passado por uma transformação enorme em suas operações com o uso da tecnologia e o setor varejista não é exceção. Uma das inovações mais promissoras para o varejo é a tokenização, uma solução que oferece maior segurança, eficiência e flexibilidade para as operações comerciais.
Neste artigo, vamos falar sobre o que é tokenização e relacionar quais os benefícios significativos para os varejistas, que vão desde melhorias na privacidade e segurança de informações até contribuindo para o aumento da rentabilidade na oferta de crédito próprio, por exemplo.
O QUE É A TOKENIZAÇÃO?
A tokenização é um termo aportuguesado e se refere ao processo que substitui dados sensíveis, como números de cartões de crédito ou informações pessoais, por identificadores únicos chamados "tokens".
Os tokens são sequências de caracteres geradas aleatoriamente, que não possuem valor ou utilidade fora do sistema específico nos quais eles são disponibilizados. Isso torna os “tokens” inúteis para os invasores, em casos de violação de segurança, pois eles não contêm nenhuma informação sensível.
É importante destacar que o “token” é diferente da criptografia. Enquanto a criptografia converte dados em uma forma codificada que pode ser revertida para a original com a chave certa, a tokenização tem a vantagem de eliminar completamente a necessidade de armazenar dados sensíveis.
BENEFÍCIOS DA TOKENIZAÇÃO PARA O VAREJO.
1. Privacidade e segurança de informações
A maioria dos varejistas têm como preocupações primordiais a privacidade e a segurança dos dados dos clientes. E isso faz muito sentido, uma vez que é crescente a incidência de ataques cibernéticos e violações de dados. Por isso, proteger as informações dos clientes é vital não apenas para cumprir as regulamentações, mas também para manter a confiança do consumidor.
Os tokens não revelam nenhuma informação sensível em caso de um ataque, o que reduz significativamente o risco de vazamento de dados. Mesmo que um hacker consiga acessar um banco de dados de tokens, esses dados não poderão ser usados para transações fraudulentas ou roubo de identidade. Com isso, sua operação e as informações de pagamento, endereços de clientes e outras informações pessoais sensíveis ficam mais protegidas.
Outro ponto importante da tokenização é permitir que o varejista esteja em conformidade com regulamentações rigorosas de proteção de dados, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil. Essas regulamentações exigem que as empresas tenham processos eficazes para proteger os dados dos consumidores, e a tokenização é perfeita para atender a essas regras.
2. Programas de fidelidade e recompensas
Os programas de fidelidade e recompensas são essenciais para manter os clientes engajados e incentivá-los a retornar às lojas. No entanto, a gestão segura desses programas pode ser complexa, especialmente quando envolve o armazenamento de informações pessoais e dados de transações.
A tokenização pode tornar mais simples essa gestão, substituindo as informações sensíveis dos clientes por tokens que podem ser usados para rastrear pontos de fidelidade, recompensas e outras ofertas. Com isso o varejista tem duas vantagens: melhora na segurança dos dados e informações mais profundas para serem usadas em campanhas promocionais de fidelidade mais personalizadas e eficientes.
Além disso, com a tokenização, os varejistas podem criar uma experiência de compra do cliente mais fluida e segura, permitindo que eles possam automaticamente acumular pontos de fidelidade sem a necessidade de fornecer informações adicionais e utilizar esses dados em compras online e na loja física, permitindo uma integração total dos programas de fidelidade em todos os canais de venda.
3. Oferta de crédito próprio com aprovação ágil e mitigação de risco de inadimplência
Oferecer crédito próprio aos clientes é uma estratégia poderosa e comprovadamente eficaz para aumentar as vendas e fidelizar clientes. No entanto, a gestão de crédito envolve riscos, especialmente em relação à inadimplência e à segurança das informações financeiras.
A tokenização pode ser uma grande aliada, ao substituir os dados financeiros dos clientes por tokens, garantindo que essas informações sejam protegidas contra fraudes e acessos não autorizados. Além disso, a tokenização facilita a aprovação ágil de crédito, pois os tokens podem ser processados mais rapidamente e com menos risco do que os dados financeiros tradicionais.
Outro benefício significativo é a capacidade de usar a tokenização para mitigar o risco de inadimplência, implementando soluções de análise de crédito mais eficazes, para identificar rapidamente clientes de alto risco e se as ofertas de crédito estão de acordo com a estratégia.
4. Compras online através do e-commerce
O e-commerce tem crescido exponencialmente, o que exige dos varejistas uma preocupação em oferecer uma experiência de compra online segura e conveniente. A tokenização desempenha um papel fundamental nesse contexto, protegendo os dados dos clientes durante todo o processo de compra.
Além disso, a tokenização pode facilitar processos como a compra com um clique, onde os clientes podem concluir uma transação rapidamente sem precisar inserir novamente suas as informações de pagamento e de entrega, evitando o aumento de carrinhos abandonados. Esses tokens podem ser armazenados de forma segura no e-commerce da loja, permitindo compras futuras mais rápidas e sem complicações.
O VAREJO MODERNO PRECISA DA TOKENIZAÇÃO E DE SOLUÇÕES AVANÇADAS DE GESTÃO.
À medida que o varejo continua a evoluir, tecnologias como a tokenização se tornam cada vez mais essenciais para complementar os processos de segurança, aumentar a eficiência e competitividade das operações. Desde a proteção de dados até a oferta de crédito próprio e a gestão de programas de fidelidade, a tokenização oferece uma série de benefícios que podem transformar a maneira como os varejistas interagem com seus clientes.
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Fonte: Marketing INFOX