6 dicas de gestão para óticas venderem mais
Processamento de Meios de Pagamentos
Selecionamos dicas valiosas para uma gestão mais eficiente de óticas e que refletem positivamente nos resultados de vendas e faturamento.
Ações estratégicas de gestão e vendas ajudam sua ótica a se destacar no mercado e, mais importante, se diferenciar dos concorrentes. Basicamente, é fundamental que o lojista e sua equipe tenham um conhecimento profundo sobre os produtos vendidos e oferecer experiências de compra vantajosas para seus clientes.
Veja abaixo algumas dicas que podem fazer a diferença na gestão e no modo como seus clientes vão reconhecer a marca da sua loja, para aumentar suas vendas e faturamento.
Continue conosco e saiba mais!
A GESTÃO DE ÓTICAS E SEUS DESAFIOS
Existem alguns desafios que são específicos do segmento de óticas, ou seja, você e seus concorrentes passam por situações similares.
Algumas lojas têm dificuldades no relacionamento com o laboratório escolhido para produção e entrega dos pedidos de lentes. Já outras tem dificuldades na dinâmica de vendas e em fazer o consumidor voltar a comprar depois que seus óculos ficaram prontos.
Além disso, temos outros pontos que precisam ser observados com atenção para que o negócio prospere de forma consistente. Estamos falando, por exemplo, de uma eficiente gestão de estoque, controle sobre os pedidos, gestão e treinamento da equipe, entre outras.
Veja as 6 dicas que separamos pensando em como melhorar a gestão e as vendas da sua ótica:
1- Atenção especial para o atendimento
A pessoa que entra na sua loja procurando por óculos está, muito provavelmente, precisando de ajuda para tomar uma decisão importante. Tem a ver com saúde, com bem-estar e com estética, fatores que pesam na hora da escolha.
Por isso, este momento é crucial para que você e seus colaboradores auxiliem o cliente a tomar a melhor decisão de compra. Treinar constantemente sua equipe e orientá-los a atender com cordialidade, dando oportunidade para ouvir do cliente suas dores e o que ele espera é a receita para concretizar a venda.
Procure deixá-lo à vontade para experimentar as armações para assim, ir construindo uma relação de confiança entre vocês, afinal isso será importante para que ele tome coragem e faça sua escolha.
2- Foco no mix de produtos e na moda
É importante estar atento ao que o mercado está produzindo para oferecer sempre óculos modernos, com qualidade e que tragam inovação e custo-benefício atraentes.
A moda é um argumento que deve ser muito explorado, tanto na exposição dos produtos como na propaganda da sua loja, pois assim a recorrência de compra aumenta. Para isso, antes de oferecer um produto é importante fazer as perguntas certas, no intuito de conhecer profundamente o estilo de vida e características físicas dos clientes.
Mostre para seu cliente que você está pensando junto com ele, nos prós e contras de cada opção, aumentando a confiança e mostrando sua autoridade no assunto.
3- Pós-venda encantador
Oferecer um pós-vendas encantador é fazer com que seu cliente perceba a preocupação da sua loja com a adaptação dele ao novo produto. Isso será seu grande diferencial e para ele ficará claro que não foi só uma venda, mas sim o início de um relacionamento de fato.
O pós-vendas, assim como a venda, necessita de informações. Por isso, quanto mais dados puderem ser coletados, melhor. Procure saber quais as dificuldades e incômodos o cliente pode estar tendo e fique atento com as datas que ele deve voltar a visitar o oftalmologista para renovar seus óculos.
4- Rentabilize ao oferecer crediário próprio
O processo de compra dos óculos não é rápido, pois começa na necessidade indicada pelo oftalmologista e passa pela escolha da loja e do produto, conforme falamos. Feito tudo isso, chegamos na hora do pagamento e como sabemos, de forma geral, armações e lentes não são algo muito barato.
Por isso, oferecer formas diferenciadas de pagamento pode ser a estratégia que vai fazer seu cliente escolher sua loja e, ainda, voltar depois para comprar outros óculos, como os de sol, por exemplo.
O crediário próprio é, sem dúvida alguma, a melhor forma da loja rentabilizar sobre a venda e ainda, oferecer uma alternativa atrativa e vantajosa para seu cliente. Além disso, com o uso da tecnologia e de uma boa solução de gestão, é possível o lojista fazer uma análise de crédito muito criteriosa, permitindo um aumento considerável nas vendas através do parcelamento sem aumentar o risco com a inadimplência.
5- Tenha um bom controle financeiro
Um bom controle financeiro é uma regra para todos os tipos de varejo e não poderia ser diferente quando o assunto é gestão de óticas. É fundamental acompanhar o fluxo de entradas e saídas, os valores repassados para fornecedores, os números de vendas, os custos da operação de forma rigorosa para evitar surpresas na gestão.
O controle financeiro deve ser feito com tecnologia, automatizando os processos e evitando erros ou perdas de dados. Além disso, uma solução de gestão vai trazer informações importantes sobre períodos de vendas mais expressivos e ajudar na decisão de contratar mais funcionários se for preciso.
6 - Amplie a área de atuação com vendas corporativas
Em empresas de médio e grande porte é muito comum os funcionários receberem como benefício, convênios de diversos tipos como: saúde, educação, combustível, etc. Por que não oferecer a eles um convênio para a compra de óculos?
Novamente a tecnologia pode te ajudar a fazer a gestão deste convênio e, junto com a empresa, oferecer um cartão convênio, onde os colaboradores podem comprar na sua loja com descontos e outros tipos de vantagens.
CONCLUSÃO: TECNOLOGIA E O RELACIONAMENTO HUMANO SÃO ESSENCIAIS NA GESTÃO
Até aqui você deve ter percebido que, para se ter uma gestão eficiente de ótica trazendo aumento e vendas é preciso atuar em várias frentes: no relacionamento humano e na automação da tecnologia. Preparando bem seus colaboradores, ouvindo e registrando as informações dos clientes e tendo controle com uma solução de gestão podem transformar os resultados da sua ótica.
A INFOX é uma empresa de tecnologia, presente desde 1987 no segmento de meios de pagamentos para o varejo. Nossa solução é capaz de trazer indicadores de negócio (business Intelligence) para uma gestão mais precisa e eficaz. Além disso, você pode gerenciar o crediário próprio e convênios de uma maneira intuitiva, robusta e completa.
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Fonte: Marketing INFOX PMP