Dicas para atender (e surpreender) os clientes mais exigentes
Processamento de Meios de Pagamentos

Em uma recente pesquisa com consumidores, 74% dos entrevistados disseram mudar para um concorrente se tiverem uma única experiência ruim de compra.
De forma geral, o consumidor sempre teve uma expectativa alta na hora de realizar suas compras. Afinal, o que ele quer é que suas necessidades sejam atendidas pelo produto e pelo atendimento da loja.
Entretanto, tem se observado que esse nível de exigência por uma experiência de compra excepcional tem aumentado muito e, segundo especialistas, a pandemia de coronavírus pode ter acelerado este processo.
Por isso, vamos falar um pouco sobre uma recente pesquisa de mercado que analisou esse novo comportamento e vamos trazer algumas dicas, para que sua loja atenda e surpreenda os clientes mais exigentes.
RELATÓRIO APONTA BRASILEIROS ENTRE OS MAIS EXIGENTES
Segundo a mais recente edição do relatório global CX Trends 2023, os consumidores brasileiros e de outros países da América Latina, estão entre os mais exigentes do mundo na hora de fazer suas compras.
Para se ter uma ideia, 74% dos entrevistados destes países disseram que basta uma única experiência ruim de compra para procurarem um concorrente, ao passo que a média global ficou em 52%.
Outro ponto levantado pelo relatório foi a questão da experiência de compra. Entre os entrevistados brasileiros e países vizinhos, 81% consideram essa experiência na hora de adquirir produtos, algo muito importante e decisivo.
Especialistas analisam o relatório e apontam que as empresas precisam investir em estratégias para oferecer uma excelente experiência de compra que traga crescimento para o negócio e aumento da retenção e fidelização dos clientes.
Um exemplo citado pelos especialistas é o investimento em inteligência artificial através do uso de chatbots para facilitar e agilizar o atendimento. Na mesma pesquisa, que ouviu também empresários, 82% disseram que a inteligência artificial é prioridade para os próximos meses.
DICAS PARA SUA LOJA ATENDER (E SURPREENDER) OS CLIENTES
Antes de partirmos para as dicas, é importante destacar o papel fundamental da tecnologia neste contexto. Como dito anteriormente, as empresas estão focando seus esforços em atender com mais rapidez e sem burocracia, para gerar uma experiência excelente de compra.
Portanto, a tecnologia é a melhor forma de automatizar e garantir o correto gerenciamento desta estratégia. Por falar nisso, veja algumas dicas para aplicar na sua loja para atender (e surpreender) seu cliente mais exigente:
- Formas diferenciadas de pagamentos:
O cliente pode estar precisando evitar usar seu limite do cartão de crédito ou está procurando taxas mais atraentes para comprar a prazo.
Sua loja pode assumir essa operação de crédito, oferecendo um cartão com a sua marca e com taxas menores que as praticadas pelo mercado e, mesmo assim, trará um incremento considerável no seu faturamento.
- Atendimento usando a inteligência artificial:
Solicitações de crédito, consulta de saldo, estabelecimentos conveniados, segundas vias de faturas são procedimentos que podem facilmente ser feitos através de um chatbot.
Para quem compra isso representa rapidez, agilidade e segurança. E para você e sua loja, é a garantia da satisfação do cliente com a redução de custos e uma operação mais dinâmica.
- Retenção de clientes:
Atrair novos clientes é importantíssimo, mas todo o varejista sabe que é uma estratégia com um custo alto. Por isso, fazer ações que retenham e fidelizem seus clientes são primordiais.
Sua loja pode então gerenciar um programa de fidelidade, premiando e reconhecendo seu cliente por escolher comprar com você. Ele pode acumular pontos a cada compra e trocar por brindes, descontos ou até fazer pagamentos usando o cashback, modalidade inclusive que está em alta no varejo.
TER TUDO ISSO REUNIDO EM UM SÓ LUGAR É POSSÍVEL?
A resposta é sim. Com a tecnologia é possível ter uma solução de gestão para oferecer crédito para seus clientes e, ainda, gerenciar e promover campanhas de marketing visando a fidelização do cliente.
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Fonte: Marketing INFOX e CX Trends 2023