Como o varejo pode ser mais estratégico ao ofertar crédito
Processamento de Meios de Pagamentos
Você sabia que de cada dez brasileiros em média, dois deles pensam em solicitar um novo cartão de crédito em 2023?
É o que apontou uma pesquisa recente da Serasa, que monitora constantemente a relação das pessoas com o cartão de crédito, para traçar perspectivas relacionadas ao consumo. O levantamento reuniu cerca de 4.500 pessoas entre os meses de dezembro e janeiro últimos.
Dentre os entrevistados, 19% dos consumidores responderam que pretendem fazer novos cartões neste ano. Entretanto, 61% deles disseram ser importante um cartão que concentre mais benefícios e que isso é decisivo para escolher apenas um cartão.
Outros pontos importantes levantados pela pesquisa:
- 39% querem trocar o cartão por uma opção com mais limite;
- 16% buscam cartões sem anuidade;
- 14% querem participar de programas de pontos para trocar por recompensas.
MUDANÇAS QUE OS CONSUMIDORES ESPERAM DOS CARTÕES DE CRÉDITO
Os resultados da pesquisa reforçam uma tendência que já vem sendo observada: o mercado precisa inovar no segmento de crédito para atender essa demanda composta de diversos perfis de consumo.
Especialistas do Serasa destacam que o varejo precisa explorar melhor os dados de uso do cartão por parte dos clientes e ter um planejamento financeiro para atender as funcionalidades procuradas pelos consumidores.
COMO O VAREJO PODE SER ESTRATÉGICO E APROVEITAR O MOMENTO.
Se por um lado a pesquisa mostra que os brasileiros querem ser mais estratégicos na utilização de cartões para pagar suas compras, buscando formas mais econômicas e trazendo benefícios, por outro está o varejo, que precisa tomar ações também estratégicas para vender mais.
A tecnologia é um ponto fundamental e que deve fazer parte dessa estratégia do comércio para garantir operações seguras, que atendam com agilidade o que o cliente precisa e, mais importante, garantam o retorno financeiro esperado, diminuindo o risco da inadimplência.
Por isso, cada vez mais lojistas tem optado por interiorizar a oferta de crédito para seus clientes, pois conseguem oferecer taxas mais atraentes, prazos de pagamento mais vantajoso, o que reflete positivamente na rentabilidade do negócio.
CARTÃO DE CRÉDITO PRIVATE LABEL E A INTELIGÊNCIA DE CRÉDITO
Hoje em dia é possível ter uma solução de gestão, que permita o lojista ofertar um cartão de crédito private label (ou também conhecido como marca-própria) com a marca da sua loja. A operação é toda automatizada, necessitando de uma equipe reduzida de funcionários, para operar o sistema que traz informações completas sobre cada perfil.
Essa solução aponta ainda a forma indicada para vender para um perfil específico, dentro da política de crédito da loja. Ou seja, é uma otimização não deixar de vender, mas sem correr grandes riscos de não receber.
PROGRAMAS DE FIDELIDADE MAIS ATRAENTES
Você deve ter reparado que a pesquisa da Serasa mostrou que, cada vez mais, os consumidores estão buscando programas de pontos para trocar por recompensas. Se você já tem um modelo assim na sua loja, saiba que a tecnologia pode transformar ainda mais esse tipo de benefício.
Fazer o controle de troca de pontos e cashback traz confiança para o seu cliente e gera valor agregado para sua marca.
RELATÓRIOS DE BI (BUSINESS INTELIGENCE)
Para fechar uma boa estratégia da loja para vender mais através de cartão de crédito é importante que seja feito um controle maior dos indicativos financeiros para análise da saúde da operação.
E mais uma vez a tecnologia traz relatórios precisos de BI, comparando números de vendas com solicitações de crédito e as expectativas da loja, ou seja, sem esse apoio fica difícil tomar decisões importantes, que tragam melhorias nos resultados no médio e longo prazo.
A INFOX TEM A SOLUÇÃO
Desde 1987 a INFOX está presente no mercado de tecnologia para meios de pagamentos. Isso trouxe para nós uma grande experiência para oferecer uma solução completa, onde varejistas podem fazer a gestão do crédito através de cartão de crédito próprio, aprimorar seus programas de fidelidade e ter as informações certas para tomada de decisão.
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Fonte: Marketing - INFOX e Serasa