Como sua loja de móveis pode ter uma gestão de sucesso?

Gestão do Varejo

Como sua loja de móveis pode ter uma gestão de sucesso?

A gestão de lojas de móveis é bastante desafiadora. Porém usando a tecnologia e boas práticas de gestão é possível fazer o negócio evoluir, transformando seus resultados.

Cada loja possui sua realidade: o público que ela atende, a região que ela se encontra, o mix de produtos alinhados com o gosto e com a renda do perfil do cliente. Mas em uma coisa, todas as lojas são iguais: todas precisam de uma boa gestão em todos os seus setores.

Por isso, preparamos este artigo para você que é lojista de móveis trazendo boas dicas para uma gestão mais completa e que geram melhorias no seu faturamento e lucratividade.

Gestão completa de cada setor: a chave de sucesso para o seu negócio

Proprietários ou gestores de lojas de móveis são, muitas vezes, os responsáveis por organizar e promover o controle de todos os setores, tais como: estoque, financeiro, vendas, expedição e entregas, clientes e fornecedores.

Dado o volume alto de informações e pontos importantes que precisam ser controlados, surge aí uma dificuldade muito grande para as lojas monitorarem e avaliarem o desempenho. Isso é muito importante, pois reflete diretamente na satisfação do cliente e no resultado da loja.

Por isso, o planejamento estratégico é fundamental. Com ele, proprietários ou gestores de lojas conseguem estabelecer direcionamentos e metas, e acompanhar os resultados, identificando o que está indo bem e o que precisa ser melhorado.

Fatores de sucesso na gestão da sua loja de móveis

Veja, a seguir, alguns pontos que são cruciais na boa gestão de uma loja de móveis:

1. Acompanhamento constante de relatórios

Deixar de seguir aquilo que foi planejado pode diminuir a rentabilidade de uma loja de móveis. Por isso, relatórios confiáveis são necessários para apoiar as decisões estratégicas que proprietários ou gestores precisam tomar.

Tendo estes relatórios, a gestão deve também se apoiar em um cronograma, acompanhando e cobrando os resultados de cada setor, de forma específica.

Com o acompanhamento dos números e seguindo o planejamento, você vai sentir que a organização e o controle serão mais eficazes e vão influenciar a todos que trabalham na loja, independente do setor e função.

2. Atenção com os custos e fluxo de caixa

Para ter uma gestão de sucesso, a loja de móveis precisa acompanhar de perto o orçamento entre o previsto e o realizado. Essas informações são muito importantes para o planejamento estratégico e para buscar caminhos mais rentáveis para a loja.

Estamos falando aqui da saúde financeira da sua loja. E para saber se ela está bem, o monitoramento sobre o fluxo de caixa precisa ser constante e merece grande atenção.

O fluxo de caixa quando está em dia, permite que o lojista possa projetar seus custos e receitas para o futuro, planejando, por exemplo, investimentos a longo prazo.

3. Compras e estoque precisam estar em dia

O controle profundo sobre o que sua loja compra e o que tem em estoque é primordial para equilibrar suas despesas e seu lucro. Isso faz com que se compre o que realmente tem saída e evita a falta inesperada de algum item importante, que a procura é certa.

Investir em tecnologia através de uma solução de gestão, não é um luxo, mas sim uma necessidade, pois automatizar processos e facilitar o controle traz resultados diretos no faturamento da loja.

4. Tenha uma equipe de primeira

Ter o apoio de quem está ao seu redor é fundamental. Neste caso, nos referimos aos seus colaboradores, em especial sua equipe de vendas.

Procure fazer um bom processo seletivo para identificar aquelas pessoas que estejam alinhadas com o propósito da sua loja. Para os que já fazem parte do time duas coisas são importantes: reconhecimento e treinamento.

O reconhecimento vai motivá-los a entregar sempre um excelente trabalho pois fica claro que eles fazem parte de um contexto de sucesso. Já o treinamento vai ajudá-los a atender com excelência seus clientes, superando as expectativas.

5. Aposte em campanhas de marketing

Hoje em dia é impensável ter uma loja de móveis e ficar de fora das redes sociais. Por isso, selecione uma pessoa para ficar responsável por ações de comunicação, utilizando os recursos do Instagram, Facebook, Linkedin (ideal para móveis para escritórios), Youtube, entre outros.

Além de divulgar o que você vende, estimule a compra on-line através do whatsapp ou de um e-commerce. Lembre-se que, depois da pandemia, grande parte dos consumidores mudou seus hábitos de consumo, comprando mais pelo digital.

6. Tenha uma solução de tecnologia para a gestão da loja

Ter uma solução de tecnologia que faça a gestão completa da loja é um passo decisivo para sua empresa ter sucesso. O controle das vendas, do estoque, da expedição, por exemplo, passa a ser feito de forma mais automatizada e evitando erros e perdas. Imagine perder vendas porque seu estoque não tem o que o cliente procura.

Para evitar isso, toda gestão de loja que quer ter sucesso precisa da tecnologia para um gerenciamento adequado e verdadeiramente eficiente.

A INFOX oferece tudo isso. Sua solução, chamada de Varejo Avançado, traz o que há de mais atual em termos de tecnologia para a gestão completa da loja e ainda, a assessoria de nossa equipe de especialistas em varejo que auxiliam proprietários e gestores a tomarem a melhor decisão.

CASE DE SUCESSO: A Loja do Sonhos possui 12 lojas e é considerada uma das maiores redes de lojas no segmento de colchões, cama box e poltronas na região de Sorocaba/SP. Desde 2016 conta com a tecnologia da INFOX para fazer a gestão de sua operação e garantir aos clientes agilidade, conforto, sofisticação, atendimento com excelência e, o mais importante, qualidade de vida através de uma boa noite de sono.

Você deve ter percebido que a INFOX pode transformar resultados da sua loja com a tecnologia e o conhecimento sobre varejo. Então solicite que um de nossos consultores entre em contato, clicando aqui.

Fonte: Marketing INFOX VAV

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