Saiba a importância de ter controle nas verbas alocadas e gastos da loja
Gestão do Varejo
Fazer o gerenciamento de verbas disponíveis e gastos em lojas de materiais para construção, elétrica, hidráulica e móveis é sempre um grande desafio, especialmente quando o gestor precisa garantir uma operação mais rentável e lucrativa.
Uma coisa que não pode acontecer com nenhum gestor de loja é ser pego de surpresa. Por isso, a gestão e controle de tudo que será comprado e as despesas que precisam ser pagas é fundamental para a saúde financeira do estabelecimento.
Neste artigo vamos mostrar algumas estratégias interessantes para você fazer o gerenciamento das verbas da melhor forma possível e como a tecnologia pode ajudar neste processo, trazendo muitos benefícios para sua loja.
A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE VERBAS E CUSTOS
Para maximizar a rentabilidade de lojas de materiais de construção, elétrica e hidráulica, os gestores precisam estar atentos às formas de reduzirem os custos, com a certeza que os valores alocados serão cumpridos.
Isso porque ao conquistar um maior controle, o varejista consegue garantir mais sustentabilidade e otimizar o uso dos recursos financeiros disponíveis.
Para você que é gestor de loja, gerenciar as verbas da loja da melhor maneira possível vai garantir a capacidade de mitigar problemas rapidamente, permitindo uma avaliação completa e ampla do posicionamento do seu negócio, para que você tome decisões com segurança.
O gerenciamento de alocação de verbas da loja e o controle de custos estão profundamente ligados a estes processos da loja:
- Controle do fluxo de caixa;
- Gestão dos pagamentos e das cobranças;
- Gestão do capital de giro;
- Apuração dos resultados financeiros.
- Controle de notas fiscais;
- Organização e controle do estoque;
- Corte de gastos e desperdícios;
- E, principalmente, no planejamento financeiro da loja.
NA PRÁTICA, ONDE VOCÊ VAI VER OS BENEFÍCIOS DO GERENCIAMENTO NA SUA LOJA:
1) Fluxo de caixa:
Você vai perceber que seu fluxo de caixa ficará mais equilibrado e sem surpresas pela falta de controle. Isso permitirá também prever investimentos no futuro para a loja.
2) Controle sobre as vendas por setor:
Quando você tem uma equipe de vendas dividida por linha de produtos vendidos na loja, fica mais fácil alocar a verba destinada a compra sem faltar para nenhum setor. Por exemplo, com a verba alocada para compra de produtos de hidráulica, nenhum outro setor vai usar o mesmo recurso para a compra de tintas.
3) Comprar o que realmente é necessário:
Com o controle das verbas alocadas, sua loja passa a comprar o que é realmente necessário, sem gerar custos desnecessários ou estoque parado. Isso reflete até mesmo o seu relacionamento com fornecedores pois, com a visão do controle de verbas, suas negociações com os parceiros comerciais serão mais efetivas para obter melhores preços e condições de pagamento.
4) Organização e previsão do que será gasto:
Um ponto de grande destaque no controle das verbas alocadas e dos custos é a possibilidade de realizar uma programação mensal da verba para compras e pagamento de despesas, evitando que o orçamento da loja fique totalmente comprometido de uma hora para outra.
5) Pagamento a prazo para fornecedores:
Este é um caso muito comum em lojas de materiais de construção, elétrica, hidráulica e móveis que não fazem a alocação correta de verbas: os pagamentos a prazo aos fornecedores vão se acumulando de forma desorganizada, comprometendo as compras futuras no médio e longo prazo.
Seguindo a forma correta de alocar as verbas e gastos, suas compras a prazo de mercadorias dos seus fornecedores não vão comprometer as aquisições dos meses seguintes, pois todos os pagamentos das parcelas já estão provisionados.
6) Relatórios financeiros:
Com esse controle das verbas mais apurado, você poderá fazer uma avaliação detalhada das despesas e, com isso, identificar oportunidades de economia que contribuirão para uma melhor estratégia de gastos e maior lucratividade.
Dessa forma, a maneira mais recomendada para gerenciar esse controle é por meio do uso de relatórios de análise. Isso porque, por meio deles, é possível identificar os gastos e compará-los com os lucros obtidos a partir de um investimento específico realizado anteriormente. Assim, após essa análise, pode-se identificar exatamente o que é essencial para o negócio e o que pode ser cortado para maximizar o lucro.
Sem contar que isso lhe permitirá tomar decisões importantes, por exemplo, evitando comprar produtos que trazem baixa rentabilidade para loja ou até mesmo, na hora de decidir em abrir uma nova loja.
MAS COMO ORGANIZAR AS VERBAS E GASTOS SEM SE PERDER COM TANTAS INFORMAÇÕES?
Neste caso, o ideal é apostar na tecnologia e em soluções de gestão completas, para que você tenha total controle e dados precisos.
Um sistema de ERP muito simples pode deixar de trazer, por exemplo, relatórios fundamentais sobre suas despesas e lucro. Ou ainda não oferecer a automatização necessária para garantir sua operação sem retrabalho.
Por isso, a INFOX desenvolveu a solução Varejo Avançado, que faz a gestão de todos os setores da loja e ainda, conta com o apoio de especialistas em varejo para direcionarem você nas decisões mais importantes.
Fale com um consultor INFOX e peça que ele te explique como nossa solução pode transformar sua loja e seus resultados.
Fonte: Marketing - INFOX VAV