Saiba como melhorar seu controle de estoque
Gestão do Varejo
Um ponto de atenção importantíssimo para lojas de materiais para construção, elétricos, hidráulicos e móveis é o controle eficiente do estoque. Por isso, selecionamos algumas dicas para ter um bom controle de estoque da sua loja.
Um bom processo de controle de estoque precisa considerar “o que”, “quando” e “quanto” deve ser reposto, acompanhando a saída de produtos e o que continua estocado, aguardando ser vendido.
Esse controle gera muitos dados e é imprescindível que a loja tenha, a qualquer momento do dia, acesso a essas informações estratégicas, sem que haja necessidade de contar ou medir fisicamente o estoque.
Se você é lojista do segmento de construção e mobiliário, acompanhe abaixo e saiba como melhorar seu controle de estoque com nossas dicas:
Como controlar seu estoque de maneira eficiente
Transforme suas compras com inteligência
Procure ter um controle bem apurado sobre os produtos que não trazem um grande giro de vendas, levando em consideração aqueles que ficam mais tempo parados do depósito. Lembre-se sempre: produto parado é sinônimo de custo.
Seu setor de compras precisa estar comprometido a comprar dos seus fornecedores sempre na quantidade certa e no prazo ideal, levando em consideração o tempo médio que os produtos ficam parados no estoque.
Controle de informações e Gestão do Negócio
Entre as dicas para ter um bom controle de estoque da sua loja, o controle do estoque e a gestão do negócio se destacam.
A gestão do estoque e o controle bem feito são importantíssimos e responsáveis em grande parte pelo sucesso nas vendas.
Para isso, é necessário que a loja tenha um sistema robusto, completo e rápido para não perder o controle e manter um histórico de compras. Além disso, para a gestão do negócio, esse sistema deve trazer informações que se interligam, como os dados do setor financeiro da loja.
Fique atento ao tempo médio de estoque.
Seu estoque impacta diretamente o capital de giro da sua loja, ou seja, se o estoque estiver controlado e em ordem, sua loja vai ter mais folego para investir e comprar mais.
O capital de giro é o resultado do volume de recursos que a loja dispõe para quitar suas obrigações de curto prazo, como salários, fornecedores, energia elétrica, etc.
Por aí deu para perceber que um estoque mal controlado por provocar um estrago nas contas da loja. Sem contar a insatisfação de clientes.
Por isso, utilize a estratégia de controlar o tempo médio para manter o produto em estoque. O número de dias de um determinado período deve ser dividido pelo número renovações de estoque (giros) realizados no mesmo período.
Comprou certo, mas já sabe onde vai estocar?
Outro ponto que precisa ser bem controlado é o espaço adequado para estocagem, pois de nada adianta comprar certo se a loja está sem espaço para armazenar.
Para linha de produtos básicos como cimento, blocos, argamassa, é ainda mais necessário fazer uma análise das quantidades que devem ser compradas considerando o espaço disponível para estocá-las, para evitar o excesso, desorganização e perda de vendas.
Sem contar que, o armazenamento de materiais de forma correta permite entregar para o consumidor um material de qualidade e sem avarias, ou seja, amassados, trincas ou além do vencimento. Cada tipo de produto demanda um cuidado específico dentro do estoque da loja.
Atenção redobrada com a validade de alguns produtos
Segundo o código de defesa do consumidor, todo cliente que adquirir um produto vencido, tem o direito de receber uma nova mercadoria idêntica.
Isso pode ser gerar um enorme desgaste entre o seu cliente e a sua loja, além de questões jurídicas e envolvendo órgãos de proteção do consumidor, como o Procon.
E em tempos de redes sociais, um cliente que faça uma postagem falando que comprou um produto vencido na sua loja, pode provocar um arranhão grave na imagem e reputação que você levou tempo para consolidar.
Por estes motivos, é muito importante o acompanhamento dos materiais que possuem data de validade. Existe para isso uma técnica muito útil chamada “FIFO para estoque”.
FIFO é uma sigla para “First In, First Out” (ou em português PEPS – “Primeiro a entrar, Primeiro a Sair”) e é um sistema para armazenar o estoque da empresa em forma de fila, onde o primeiro item armazenado é também o primeiro item a sair do estoque.
A importância de definir o mix de produtos no controle de estoque
Tenha o hábito de visitar lojas de concorrentes diretos e indiretos, seja em sites de e-commerce ou na loja física, para definir melhor o mix dos produtos que você vai colocar à venda.
Essas visitas e análises de mercado são úteis para avaliar as estratégias da loja e perceber fraquezas existentes e produtos que podem ser oportunidades.
Entre as dicas para ter um bom controle de estoque da sua loja envolvendo o mix de produtos, está a pesquisa com os clientes para entender suas necessidades, adaptando o tipo de produto a ser ofertado ou ainda, passar a oferecer uma linha de produtos ou marca que eles têm mais preferência.
A dica de ouro para você garantir um eficiente controle de estoque é ter na sua loja uma solução de gestão completa, robusta e desenvolvida exatamente para o segmento de construção e móveis.
E a INFOX tem tudo isso pronto, para transformar os resultados da sua loja.
Fonte: