Insatisfações dos clientes em lojas: Como a tecnologia pode te ajudar
Gestão do Varejo

O que seu cliente espera da sua loja de materiais para construção, elétrico, hidráulico e móveis é uma experiência de compra de sucesso. Esse relacionamento deve ser sempre baseado na confiança e na entrega de produtos e serviços de qualidade.
Entretanto algumas lojas acabam identificando insatisfações de seus clientes por inúmeros motivos. Isso, muitas vezes, é um indicativo que o estabelecimento precisa de uma gestão mais moderna e completa, integrando todos os setores.
Além disso, é importante que a loja forneça produtos de qualidade a preços justos, mantenha um estoque adequado, garanta um ambiente limpo e organizado, tenha políticas claras e aceitáveis para retorno e troca, e trabalhe para oferecer uma experiência geral de compra agradável e sem problemas.
PRINCIPAIS INSATISFAÇÕES QUE A TECNOLOGIA PODE EVITAR
Selecionamos abaixo as principais insatisfações de clientes em lojas de materiais para construção, elétrico, hidráulico e móveis, que podem variar dependendo do tipo de loja e da experiência de compra do cliente e indicamos como a tecnologia pode ser um importante apoio para o lojista.
1) Atendimento ao cliente no balcão
Os clientes podem achar que o atendimento é ruim ou ineficiente, e que falta atenção ou ajuda por parte dos funcionários da loja.
Solução: ter um sistema onde a tecnologia possa apontar, através de relatórios completos sobre as vendas, para avaliar o desempenho de sua equipe e traçar planos de melhorias e treinamento.
2) Compra efetuada e produto não entregue no prazo
Problemas nas entregas dos produtos geram uma insatisfação muito grande nos clientes, pois podem prejudicar o andamento da obra, atrasando todo o processo de construção ou decoração da casa.
Isso acaba impactando também nos custos de entrega da loja, já que o controle sobre a frota de veículos para entregas não é otimizado, fazendo com que despesas com combustível e horas de trabalho da equipe sejam desperdiçados.
Solução: um sistema que faça todo o gerenciamento das entregas e que aponte a melhor maneira de fazer os roteiros das entregas economizando dinheiro da loja e satisfazendo o cliente.
3) Dificuldade em controlar as compras feitas entre clientes e prestadores de serviços
Essa insatisfação acontece em diversas lojas de materiais para construção, elétrico, hidráulico e móveis, pois é muito comum que o cliente permita que o mestre de obras ou o pedreiro contratado para sua construção faça as compras necessárias.
O problema aqui é a falta de controle, tanto do cliente quanto da loja, que acaba gerando um desgaste e a incerteza se o que está sendo cobrado realmente foi adquirido.
Solução: uma tecnologia que permita oferecer ao cliente um cartão pré ou pós-pago para que o profissional que está construindo sua casa utilize na sua loja. Assim seu cliente terá acesso a todos os itens comprados, permitindo um controle maior dos valores e notas fiscais emitidas.
4) Preços pouco competitivos
Um questionamento muito comum em todo o varejo é sobre o preço dos produtos. Muitos clientes ficam insatisfeitos por acharem que os preços estão muito altos.
Isso exige que o lojista esteja atento às negociações com seus fornecedores, na concorrência e com as margens de lucro dos produtos vendidos. Sem uma avaliação do quanto cada produto representa no lucro bruto da loja fica difícil avaliar se é possível reduzir seu preço ou oferecer descontos.
Solução: o lojista precisa de um sistema confiável que aponte as margens de lucro e com isso possa avaliar quais produtos estão sendo mais e menos rentáveis. Além disso, ter relatórios que apontem o quanto impactaria a operação ter preços mais competitivos para venda.
5) Falta de produtos
Outro motivo que gera muita insatisfação entre os clientes é a falta de produtos. A variedade de marcas e modelos também é apontada como um motivo de desapontamento muito comum entre consumidores de lojas de materiais para construção, elétrico, hidráulico e móveis.
E isso impacta diretamente as compras da loja e o estoque como um todo, pois a falta de uma gestão dos itens comprados e o que precisam ser solicitados aos fornecedores gera a insatisfação dos clientes e a perda de vendas e faturamento.
Solução: a tecnologia auxilia a organizar o controlar as compras de mercadorias e a não deixar que se compre mais do que vende menos. Além disso, o sistema precisa controlar o que já está na loja, permitindo um estoque em dia e sem falhas. É a garantia que não vai faltar produtos para atender com segurança o cliente.
6) Falta de opções de pagamento
Muitos clientes procuram alternativas mais vantajosas na hora de fazer o pagamento e dão preferência para lojas que oferecem um cartão de crédito marca própria. Como essa operação de crédito é feita pelo estabelecimento, as taxas são menores que as praticadas pelo mercado. Ou seja, é vantajoso para o cliente e para o lojista.
A insatisfação acontece quando a loja oferece apenas as formas de pagamento comuns e isso pode ser um grande motivo para o cliente escolher o concorrente na hora de comprar materiais.
Solução: usar a tecnologia para ofertar um cartão de crédito com a marca da sua loja é uma grande vantagem competitiva e ainda gera aumento no faturamento e na rentabilidade no negócio.
O risco de inadimplência é mitigado ao máximo, pois a solução de crédito consegue em poucos segundos consultar todo o histórico do cliente, indicando a melhor e mais segura forma de vender a prazo.
TER APOIO DE QUEM ENTENDE DO ASSUNTO
Até aqui você viu as principais insatisfações dos clientes em lojas de materiais para construção, elétrico, hidráulico e móveis. Deve ter percebido também que a tecnologia é o fator principal para ajudar sua loja a se organizar para vender mais, atraindo e fidelizando mais clientes.
O importante é ter também o apoio de quem entende. A INFOX oferece uma solução de tecnologia completa para lojas destes segmentos e ainda, a assessoria de especialistas em varejo para auxiliar você e sua equipe a aumentar o faturamento da sua loja e satisfazer as necessidades e expectativas dos seus clientes.
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Fonte: Marketing INFOX