GTIN: o que é e por que ele é importante para sua loja

Gestão do Varejo

GTIN: o que é e por que ele é importante para sua loja

O GTIN é um número global que representa um determinado produto para facilitar sua identificação e sua trajetória. Para as lojas, a utilização do GTIN na emissão de notas fiscais eletrônicas é obrigatória desde setembro de 2022.

Neste artigo vamos explicar para você, que é lojista nos segmentos de materiais de construção, materiais elétricos, hidráulicos e móveis, o que é o GTIN e qual a importância da sua presença nas tratativas de emissão de notas fiscais.

Destacamos, também, algumas vantagens que uma loja pode ter quando possui processos organizados e com controles, nas emissões de notas fiscais. Boa leitura!

 

O QUE É O GTIN?

A sigla GTIN significa “Global Trade Item Number” (Número Global do Item Comercial, em português). Trata-se de um identificador de produtos, ou seja, é um número que aparece abaixo do código de barras e é usado pelo varejo de forma ampla, dada sua facilidade na identificação de produtos.

Geralmente, o GTIN tem uma estrutura baseada em 13 dígitos, entretanto, ele pode ser formado por 8 ou 14 dígitos. As plataformas digitais também utilizam o GTIN para identificar os produtos de forma única e inequívoca.

O GTIN, além de ser usado por lojas físicas que precisam de informações seguras e confiáveis do produto, é usado na venda de produtos em plataformas digitais, como e-commerces e marketplaces.

 

NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS PRECISAM DO GTIN?

A resposta é: sim! O GTIN é uma informação obrigatória na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e na Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e). Desde 12 de setembro de 2022, a utilização do Global Trade Item Number (GTIN) na emissão de notas fiscais passou a ser obrigatória, conforme a Nota Técnica 2021.003 v1.20 pela SEFAZ (Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo).

É importante chamar sua atenção para o que pode acontecer na falta desta informação. A ausência do GTIN nas notas fiscais eletrônicas pode acarretar em multas para a loja. Além disso, a falta do GTIN pode prejudicar a identificação e rastreabilidade dos produtos, criando problemas para seus clientes e para seu controle de estoque e vendas.

Um aspecto importante que merece atenção: se estes códigos não aparecerem no XML da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) recusará essas notas.

 

A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO E CONTROLE NA EMISSÃO DE NOTAS FISCAIS

A organização e o controle na hora de emitir notas fiscais são fundamentais para o sucesso de uma loja de materiais de materiais de construção, materiais elétricos, hidráulicos, e móveis construção.

Veja abaixo quatro motivos que selecionamos, onde é possível verificar as vantagens da loja que tem um processo mais estruturado de emissão de notas fiscais.

 

1 - Melhora a eficiência operacional

A organização e o controle na hora de emitir notas fiscais podem melhorar a eficiência operacional da loja. Isso inclui o controle do estoque, o gerenciamento financeiro, a gestão de fornecedores, entre outros aspectos.

 

2 - Aumenta a confiabilidade da marca da loja

A organização e o controle na hora de emitir notas fiscais podem aumentar a confiabilidade da marca. Isso ocorre porque os clientes esperam que as lojas sejam organizadas e confiáveis em todos os aspectos, incluindo a emissão de notas fiscais.

 

3 - Evita problemas referentes à tributação

Lojas que tem um processo bem elaborado de organização e controle de recolhimento impostos e emissão de notas fiscais evitam problemas sérios, tais como: incidência de multas, cobrança de juros, dificuldade em obter empréstimos bancários e linhas de crédito e, em casos mais graves, risco de bloqueio de bens até a quitação dos débitos com o Fisco.

 

4 - Facilita a ampliação do seu negócio

A organização e o controle na hora de emitir notas fiscais podem ajudar na hora de expandir sua empresa, por exemplo, quando você decide abrir um novo ponto comercial. Isso ocorre porque uma loja bem-organizada e bem-gerenciada tem mais chances de atrair clientes, aumentar as vendas e expandir sua presença no mercado.

 

ORIENTAÇÃO DE ESPECIALISTAS: VEJA COMO ISSO PODE TE AJUDAR

Ser gestor ou dono de uma loja de materiais para construção, materiais elétricos, hidráulicos ou móveis, exige atenção e acompanhamento em diversos setores, dada a dinâmica que o varejo possui. E nem sempre sobra tempo para verificar detalhes importantes como tributação e regras fiscais.

É por isso que a INFOX, além de ter a tecnologia em uma solução de gestão, oferece aos clientes a assessoria de especialistas em varejo. Pois um olhar de fora do seu dia-a-dia pode te ajudar a resolver essas questões e, ainda, orientar sobre como otimizar os processos internos da loja visando competitividade e lucratividade.

FALE COM UM CONSULTOR INFOX HOJE MESMO!

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.