Saiba como as vendas consultivas podem ajudar a sua loja

Gestão do Varejo

Saiba como as vendas consultivas podem ajudar a sua loja

O termo é bastante comum e nasceu com foco principal na solução dos problemas do cliente. Estamos falando das vendas consultivas e como elas podem ser importantes dentro da estratégia comercial de lojas de materiais para construção, materiais elétricos e hidráulicos e móveis.

Neste artigo vamos entender o que são vendas consultivas, como elas trazem vantagens para o lojista e, ainda, vamos ver em quais situações ela será um diferencial dentro da operação da loja.

 

O QUE SÃO VENDAS CONSULTIVAS?

A venda consultiva é um tipo de técnica comercial que coloca o vendedor em um outro patamar, atuando como um consultor. Na prática, a equipe de vendas consultivas passa a entender a fundo todas as necessidades dos consumidores.

Portanto, as vendas deixam de ser apenas para “tirar pedido” e passam a ser mais estratégicas, compreendendo os problemas e dores dos clientes, para a loja oferecer as melhores soluções.

O lojista vai perceber no faturamento da loja o quanto o processo de venda consultiva é benéfico. Pois com mais orientações, o cliente pode perceber que serão necessários mais produtos para resolver, de fato, o seu problema. Como isso, ele vai ser bem atendido, vai perceber a honestidade da intenção a loja e ainda, vai indicar sua loja para os amigos e familiares.

 

QUAIS AS VANTAGENS DA VENDA CONSULTIVA?

São inúmeras vantagens que lojas de materiais de construção, elétrico, hidráulico e móveis podem ter apostando também na venda consultiva. Maiores chances de fidelização, aumento na satisfação dos consumidores e fortalecimento da imagem e da marca da loja são algumas das vantagens diretas.

Entretanto, existem outras vantagens que o lojista pode ter com vendas consultivas, confira:

  • Gera aumento no ticket médio da loja;
     
  • Cria uma relação de confiança e cumplicidade entre o lojista e o cliente, reduzindo o ciclo de vendas;
     
  • Aumenta a satisfação dos clientes;
     
  • Mostra que sua loja é uma autoridade nos assuntos relacionados aos produtos de materiais de construção, elétrico, hidráulico e móveis, pois sua equipe é formada por especialistas;
     
  • Influencia o mix de produtos, gerando um crescimento nas vendas por quantidade e por vendas combinadas.

 

DICAS PARA APLICAR VENDAS CONSULTIVAS EM LOJAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, ELÉTRICO, HIDRÁULICO E MÓVEIS

Ficou interessado em fazer vendas consultivas na sua loja de materiais de construção, elétrica, hidráulica ou móveis? Então veja algumas dicas que são muito úteis para essa nova estratégia comercial da sua empresa:
 

1 - Conheça profundamente os produtos e suas aplicações:

A primeira etapa para oferecer vendas consultivas é ter um conhecimento aprofundado sobre os produtos que você vende, para indicar o melhor produto para resolver o problema do cliente.

Treine sua equipe de vendas para entender as características, benefícios e aplicações de cada item. Isso permitirá que eles forneçam recomendações personalizadas aos clientes, com base em suas necessidades específicas.
 

2 - Observe atentamente as necessidades dos clientes:

As vendas consultivas envolvem entender as necessidades e desejos dos clientes. Incentive sua equipe a fazer perguntas abertas e ouvir atentamente as respostas dos clientes, sempre de forma simpática e não invasiva. Compreender suas metas, orçamento, prazos e facilitar a oferecer soluções personalizadas e demonstrar que sua loja está realmente interessada em ajudá-los.
 

3 - Ofereça soluções com produtos complementares:

Muitos clientes que visitam lojas de materiais de construção, elétrica, hidráulica ou móveis têm projetos complexos que abrangem mais do que apenas um item. Foque em oferecer soluções completas, indicando produtos agregadores ou complementares.

Se um cliente está reformando um banheiro, por exemplo, além de indicar os azulejos, também as louças sanitárias, os acessórios e outros itens complementares. Facilitará a vida do cliente. Isso aumentará o valor do seu ticket médio.
 

4 - Invista no seu showroom e na demonstração dos produtos:

Muitos materiais de construção são visualmente impactantes, por isso, aproveite para demonstrá-los em sua loja. Crie espaços de exposição ou instale projetos-modelo para que os clientes possam ver os materiais em ação. Isso ajuda a despertar o interesse e a inspiração, além de permitir que os clientes visualizem como os produtos permanecem em seus projetos.
 

5 - Garanta que seu cliente vai ter uma experiência de compra excelente:

Para garantir vendas consultivas eficazes, é fundamental investir no treinamento contínuo de sua equipe. Além do conhecimento técnico sobre produtos, capacite seus funcionários em habilidades de comunicação, negociação e resolução de problemas.

Incentive a aprendizagem constante para que eles estejam atualizados com as últimas tendências e tecnologias da indústria da construção.
 

6 - Invista no follow-up

Você certamente já deve ter ouvido falar de “follow-up”. É uma expressão em inglês que, traduzindo seria como fazer um acompanhamento. Dentro da estratégia comercial, seria acompanhar toda a jornada de compra do cliente, visando criar um relacionamento sólido e confiável entre o especialista e o consumidor.

O acompanhamento começa desde o primeiro contato com o cliente, seja presencialmente na loja ou por telefone e whatsapp, e vai até a entrega do produto, buscando saber o quão satisfeito ele está com a compra. Em toda essa jornada é possível esclarecer dúvidas e se colocar à disposição para contatos futuros.

 

COMO FAZER A GESTÃO DE VENDAS CONSULTIVAS COM EFICIÊNCIA E CONTROLE

Até aqui você deve ter percebido que o foco das vendas consultivas está em ajudar os clientes a tomarem decisões importantes para satisfazer suas necessidades. Ao implementar essa estratégia, sua loja estará proporcionando uma experiência diferenciada e construindo relacionamentos duradouros com os clientes.

E para fazer a gestão da venda consultiva e dos demais setores da loja, uma boa solução com tecnologia é fundamental. A INFOX oferece algo único no mercado: uma solução completa de gestão, desenvolvida exatamente para lojas de materiais de construção, elétrico, hidráulico e móveis com a assessoria de especialistas em varejo, para te auxiliar na hora de implantar e acompanhar os melhores processos de gestão.

Fale com um consultor INFOX! São mais de 35 anos de experiência, transformando os negócios dos clientes com o melhor da tecnologia.

Fonte: Marketing INFOX VAV

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.