Perdido com seu estoque? Saiba como torná-lo mais eficiente!
Gestão do Varejo
O estoque de uma loja de materiais de construção, elétrico, hidráulico e móveis é um ponto muito sensível e algumas vezes, não recebe a atenção devida, refletindo negativamente nos resultados e na lucratividade.
Você certamente se preocupa com seu estoque. Mas sabia que muitas lojas não dão a devida importância no controle e na gestão dos itens estocados? Isso é muito comum e o mais preocupante: muitos se esquecem que o estoque representa em média 60% do capital de giro da loja.
Percebeu como o estoque exige um cuidado minucioso e permanente para não gerar prejuízo? Ter uma gestão deficiente do estoque acarreta em perda de vendas importantes simplesmente por não ter os produtos a pronta-entrega. Ou ainda, pode colocar sua loja em uma condição financeira difícil por ter itens parados e em excesso.
As consequências disso afetam diretamente o cliente, que acaba escolhendo outras lojas para comprar e o alto custo do dinheiro investido no pagamento de fornecedores em compras em quantidades desnecessárias e sem trazer retorno.
O QUE É GESTÃO DE ESTOQUE EFICIENTE?
É muito pouco provável que o estoque, estando descontrolado, faça com que a empresa atinja sua máxima capacidade de lucro.
Uma gestão eficiente de verdade, a loja se antecipa à demanda para o próximo período e, com isso, se prepara para satisfazê-la, garantindo ainda um estoque de segurança para eventuais picos de movimentos inesperados do mercado.
O planejamento de compra e estocagem de mercadorias será muito mais eficaz, uma vez que seu histórico e acompanhamento são confiáveis. Além disso, você vai perceber que repor o estoque não é simplesmente verificar quais itens estão em falta no final do mês, mas sim comprá-los de forma estratégica e rentável.
Aliás, se você fizer um bom trabalho nesse sentido, eles nem chegarão a ficar em falta. Lembre-se de que sua função como gestor é reduzir custos, maximizar os lucros e diminuir a possibilidade de prejuízos.
OS ERROS QUE VOCÊ TEM QUE EVITAR NA GESTÃO DO SEU ESTOQUE
Controlar com eficiência o estoque é estar atento e evitar falhas como essas que selecionamos abaixo:
1 - Evite estocar itens em excesso
Isso acontece quando o controle de movimentação de produtos não está sendo feita de forma correta e acaba gerando falta ou uma grande quantidade de produtos;
2 - Não ter um volume seguro de itens
Para atender a demanda regular, ou seja, itens que tem uma saída mais rápida e frequente, é preciso ter um controle ainda mais apurado;
3 - Não integrar o estoque aos demais departamentos da empresa
Os setores de vendas, compras e expedição precisam estar interligados através de uma solução de tecnologia confiável, pois eles dependem diretamente dessas informações geradas pelo controle do estoque;
4 - Não corra riscos de perder tudo
Algumas lojas, achando que estão economizando, usam planilhas para gerir seu estoque. Assim, elas correm um risco enorme de erros humanos e falhas operacionais que podem levar a perda de todo o controle da loja;
5 - Não dar atenção para a entrada e saída de mercadorias:
Essa movimentação necessita de uma padronização dos itens comprados para não haver impactos na entrada e na hora da entrega para o cliente. Aliás, a cada venda concluída é fundamental que o estoque tenha essa informação imediatamente.
Esses são exemplos de erros mais críticos e que podem ser cometidos na gestão de estoque, prejudicando o controle mais eficiente e lucrativo. É importante ter processos internos que melhor atendam às necessidades e investir em ferramentas e tecnologias para otimizar a gestão do estoque.
QUAL A IMPORTÂNCIA DE UMA ASSESSORIA PARA GESTÃO DA LOJA?
Até aqui, você deve ter percebido que é preciso ter a tecnologia de uma solução para organizar e tornar o estoque mais eficiente. Além disso, a assessoria de especialistas em varejo pode ajudar uma loja de materiais de construção, elétricos, hidráulicos e móveis a ter uma gestão do estoque e da loja mais eficiente de várias maneiras.
A orientação correta pode contribuir com a implantação de processos e ferramentas para o controle de estoque, como o PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai), UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair) ou Custo Médio.
Um outro ponto abordado por uma assessoria: ajudar você a se planejar e se preparar para as oscilações naturais do mercado, para que não ocorra falta ou excesso de produtos em estoque. Além disso, a experiência dos assessores pode fornecer orientação sobre como controlar as entradas e saídas de produtos, lidar com trocas e devoluções e questões tributárias envolvidas.
A INFOX oferece uma solução de gestão robusta aliada a orientação de uma assessoria com conhecimento profundo sobre o seu segmento. Com isso, sua loja passa a ter um controle de estoque mais eficiente, implementação de melhores práticas e ferramentas para o gerenciamento do estoque e demais setores da loja. Fale com um consultor e saiba mais.
Fonte: Marketing INFOX VAV