Confira 5 dicas na hora de abrir uma segunda loja
Gestão do Varejo
Abrir uma segunda loja de materiais de construção, elétricos, hidráulicos e móveis é uma grande conquista para qualquer empreendedor, já que representa a concretização de um sonho. No entanto, é importante estar atento às questões de gestão que envolvem esse processo, para garantir o sucesso do novo empreendimento.
Durante o período que você tinha apenas uma loja, você foi adquirindo experiência com a administração da loja e como liderar pessoas, mas isso não significa que o desafio de abrir uma segunda loja seja menor.
Por isso, destacamos neste artigo, as vantagens e pontos de atenção que o lojista precisa considerar ao abrir uma segunda loja. Além disso, selecionamos quatro dicas importantes para quem pretende ampliar seus negócios com um novo ponto comercial.
VANTAGENS E PONTOS DE ATENÇÃO AO ABRIR UMA SEGUNDA LOJA
Entre as vantagens que podemos citar, estão:
- Você vai expandir sua carteira de clientes;
- Reforçar a marca da sua loja perante os clientes e fornecedores;
- Vai gerar um aumento considerável de receita;
- Passa a oferecer mais comodidade para seus clientes;
- Amplia sua margem de negociação com os fornecedores.
Já os pontos de atenção que você deve ter em mente são:
- Os problemas da primeira loja poderão estar presentes na segunda;
- A necessidade de uma solução de gestão fica ainda mais ressaltada;
- Sua equipe precisa estar preparada para essa nova fase;
- Seu capital de giro precisa estar preparado para esse grande passo.
4 DICAS PARA ABRIR UMA SEGUNDA LOJA
Até aqui você deve ter percebido que, por mais que tenham detalhes que mereçam sua atenção, abrir uma segunda loja de materiais de construção, elétricos, hidráulicos ou móveis é uma oportunidade atraente e lucrativa.
Com isso, selecionamos abaixo quatro dicas para auxiliar suas decisões quando decidir abrir uma segunda loja:
1- Faça uma análise de mercado e da região onde será a nova loja
Antes de abrir uma nova loja, é importante fazer uma análise de mercado para avaliar se há demanda suficiente para o seu negócio na região escolhida. É necessário estudar o perfil dos consumidores, o potencial de consumo e a concorrência na área. Dessa forma, é possível identificar oportunidades e evitar riscos necessários.
Importante também investir em tempo para escolher o ponto comercial ideal. Levar em consideração se ele está em uma região de potencial de crescimento na construção em geral e se há um fluxo interessante de pessoas passando em frente à futura loja.
2- Desenvolva um planejamento antes de abrir a nova loja
O tempo que você investir, colocando no papel tudo que precisa ser feito para abrir uma segunda loja é o que vai garantir o sucesso da empreitada e fazer você sair na frente da concorrência. É a garantia, também, de não ser pego de surpresas por contratempos pelo caminho.
Planeje, em detalhes, levantando questões como: há uma real demanda de mercado? Em quanto tempo terei o retorno desejado? Que tipo de software usar para controlar o estoque e as vendas?
Outro ponto importante e que deve estar no seu planejamento são as questões envolvendo órgãos públicos como prefeitura, compra de mobiliário e contratação de equipe para a reforma ou construção.
3- Organize suas finanças
Ao abrir uma segunda loja, o lojista precisa estar ciente de que os custos serão duplicados. Por isso, é fundamental organizar as finanças com base em relatórios e indicadores confiáveis.
É preciso avaliar a capacidade de investimento, levando em conta os custos de aluguel, contratação de funcionários, estoque e marketing. Além disso, é importante considerar a possibilidade de destacar um profissional para auxiliar na gestão financeira da nova loja.
É importante garantir que você tenha recursos para possíveis imprevistos. Além disso, não permita que a segunda loja consuma, além do seu orçamento, os lucros e capital de giro da loja matriz.
4- Preparar seus novos colaboradores é muito importante
Para abrir uma segunda loja de materiais de construção, elétricos, hidráulicos ou móveis é preciso ter uma equipe que, logo de cara, esteja afiada para fazer o projeto decolar. Lembre-se que você não faz tudo sozinho.
Por isso, é importante definir com antecedência, os cargos que estarão disponíveis e começar o processo seletivo. O conhecimento no segmento de construção ou moveleiro devem ser valorizados e, para todos é preciso pensar em treinamento sobre os produtos e suas aplicações, para que todos fiquem alinhados.
5- Invista em tecnologia
A tecnologia é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Ao abrir uma segunda loja, é importante considerar a implantação de sistemas e ferramentas tecnológicas para a gestão completa do negócio.
Você viu acima que é importante evitar que a segunda loja prejudique a operação e gere custos a mais para a matriz. E esse controle você só vai ter com uma solução de gestão centralizada e que reúna informações de todos os setores. Além disso, com a tecnologia, é possível otimizar processos e aumentar a eficiência da empresa como um todo.
CASE DE SUCESSO INFOX: NOSSO CLIENTE ABRINDO UMA SEGUNDA LOJA
A Rivail Materiais para Construção, em breve, abrirá sua segunda loja na cidade de Itapeva/SP. Com a solução INFOX, eles conseguem ter acesso a indicadores financeiros importantes que trazem segurança na hora de investir, além da organização e controle do estoque e das vendas.
Daniel Sais, um dos proprietários da loja, destaca que, ao abrir uma nova loja é preciso pensar no mix de produtos para atender uma nova clientela, mas sem se esquecer dos clientes que já compram há tempos. Além disso, o controle e centralização do estoque são fundamentais.
A área de exposição de produtos e o controle de estoque são também muito importantes para ele. Em sua segunda loja, está previsto um espaço maior de exposição de produtos, o que permitirá oferecer mais opções que na primeira loja, por uma limitação de espaço.
CONTAR COM A EXPERIÊNCIA DE PARCEIROS PODE FAZER A DIFERENÇA
Abrir uma segunda loja pode ser uma empreitada cheia de detalhes, mas, com certeza, será muito prazerosa, afinal de contas, será a materialização dos seus sonhos, da sua dedicação e esforço para vencer esse desafio.
E por falar em desafio, você viu que a INFOX está junto ao nosso cliente acompanhando o processo de abrir uma nova loja. Venha você também para a INFOX e veja como a tecnologia e a inovação da nossa solução de gestão vai trazer tranquilidade, organização e controle para suas lojas.
Nossos especialistas, com a experiência de mais de 35 anos de mercado, vão acompanhar e assessorar cada passo que você der rumo ao sucesso da sua segunda loja. Por isso, antes de abrir outro ponto, fale com um consultor INFOX!
Fonte: Marketing INFOX VAV