Risco fiscal: saiba porque sua loja precisa estar atenta!
Gestão do Varejo
Sua loja está em dia com o fiscal? Saiba como evitar surpresas e custos indesejados mantendo em ordem as questões tributárias do seu negócio.
Descobrir em um determinado momento que sua loja tem alguma pendência tributária pode gerar uma grande dor de cabeça, pois o pagamento e regularização desta dívida afeta as contas de modo inesperado. A este evento, chamamos de Risco Fiscal, ou seja, a possibilidade de o lojista ser pego de surpresa por impostos não pagos.
O sistema tributário brasileiro sempre foi complexo. Para se ter uma ideia, de 1988 para cá já foram criadas mais de 400 mil normas que abordam o direito tributário. Além disso, em média são editadas mais duas normas tributárias por hora no Brasil.
Pensando nisso e levando em consideração que você, que tem uma loja de materiais de construção, elétricos, hidráulicos e móveis, tem, além da tributação, milhares de outras preocupações com a sua loja, preparamos este artigo para explicar um pouco sobre o risco fiscal e maneiras de evitá-lo.
Boa leitura!
POR QUE O LOJISTA PRECISA ESTAR ATENTO AO RISCO FISCAL?
Um dos principais motivos pelos quais os lojistas devem ficar atentos aos riscos fiscais é a possibilidade de gerar dívidas tributárias, devido à falta de conhecimento ou a erros na gestão financeira. Além disso, o risco fiscal pode afetar a tomada de decisões financeiras e de investimentos da loja.
Para ilustrar isso que estamos falando, uma pesquisa realizada por uma empresa de recuperação de créditos de origem tributária, levantou que 95% de 1.440 empresas tinham créditos de tributos originados do recolhimento equivocado de tributos. Ou seja, um custo desnecessário e um capital parado.
Portanto, é muito importante que você esteja ciente de suas obrigações fiscais e mantenha uma gestão financeira adequada para evitar problemas fiscais e garantir a saúde financeira de seus negócios.
QUAIS PREJUÍZOS O RISCO FISCAL PODE TRAZER PARA SUA LOJA?
Até aqui, você deve ter percebido que, se sua loja se encontra em risco fiscal, há então uma possibilidade de ser autuada ou responder a um processo judicial. E, infelizmente, alegar que foi um equívoco não resolve o problema, visto que acaba prejudicando a reputação e a imagem da sua empresa.
Por isso, avaliar o Risco Fiscal é algo que deve ser constante, mantendo-o sempre no seu radar pois, quando a administração de pagamento de tributos e a escrituração fiscal não é realizada corretamente, sua empresa pode sofrer prejuízos como:
1 - Impacto direto na margem de lucro
Na formação de preços dos produtos a serem vendidos, a tributação deve ser incluída no seu cálculo. Quando isso não é feito, todos os cálculos feitos para se chegar ao valor final das mercadorias se tornam inválidos e isso afeta negativamente a margem de lucro da sua empresa.
2 - Gerar custos e despesas desnecessárias
Sua loja deixou de pagar um tributo ou houve um erro na operação de saída, e agora? Esse é um caso clássico de custos e despesas desnecessárias, pois vai gerar um gasto imprevisto de tributo e, além disso, resultará em juros e multas pelo atraso no pagamento. Ou seja, são mais despesas para seu negócio devido ao risco fiscal.
3 - Impacto negativo na reputação da empresa
Para o fisco, não importa se você deixou de pagar um tributo por não saber que ele existia ou fez de propósito. A autuação virá da mesma forma e, por isso, o ideal é evitar esse risco fiscal para não gerar uma imagem negativa no olhar de investidores, fornecedores e clientes.
4 - Multa por atraso na entrega da ECF
Se a loja não cumprir com o prazo de entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), estará sujeita fiscalização da Receita Federal e a uma multa equivalente a 0,25%, por mês ou fração de mês correspondente ao atraso, do lucro líquido antes da incidência do IR (Imposto de Renda) e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), do período a que se refere a apuração.
5 - Dificuldades para sua loja crescer
Deixar a loja correndo risco fiscal pode impactar sua estratégia de crescimento do negócio. Por exemplo, se sua empresa não cumprir com as obrigações fiscais, poderá ter dificuldades em obter financiamento em bancos e outras instituições.
Todos os pontos que citamos acima resultam neste prejuízo que impacta em menos oportunidades de sua empresa crescer tanto na visão de negócio como na visão da evolução tributária.
MAS NÃO SE PREOCUPE, POIS NÓS TEMOS A SOLUÇÃO.
Nós da INFOX, acompanhamos lojistas de materiais de construção, elétricos, hidráulicos e móveis, há mais de 25 anos e entendemos como o risco fiscal é só uma das diversas preocupações que você tem com a sua loja.
Por isso, desenvolvemos uma solução de gestão com tecnologia para gerenciar todos os setores da sua loja, da venda à expedição. Ela vai gerar dados importantes que vão ajudar você e seu contador a evitarem o risco fiscal.
E se ainda houver dúvidas, a INFOX é a única empresa de tecnologia que oferece para o lojista a assessoria de especialistas, que vão te ajudar nas decisões mais importantes, seja sobre tributação ou boas práticas e processos para você vender muito mais.
CLIQUE AQUI E FALE COM UM CONSULTOR INFOX. DESCUBRA O QUE PODEMOS FAZER PARA SEU NEGÓCIO CRESCER SEM RISCOS.
Fonte: Marketing INFOX VAV