A Importância da Precificação Correta em Lojas de Materiais para Construção

Gestão do Varejo

A Importância da Precificação Correta em Lojas de Materiais para Construção

A precificação adequada de produtos é um aspecto essencial para o sucesso de qualquer negócio, e isso se aplica também às lojas de materiais para construção, materiais elétricos e hidráulicos e móveis. Uma precificação correta não garante apenas uma margem de lucro adequada, mas também oferece uma série de vantagens competitivas e evita problemas potenciais. 

Neste artigo, discutiremos a importância de fazer a precificação de produtos de forma correta em lojas de materiais para construção, destacando as principais vantagens e os problemas que podem surgir caso a precificação não seja feita de forma adequada.

 

PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS: O QUE É?

Quando falamos de precificação de produtos estamos nos referindo a todo um processo de definição de valores a serem cobrados dos clientes no momento da compra. Este processo é fundamental para a saúde financeira de quaisquer tipos de lojas.

O objetivo de ter uma precificação adequada dos produtos vendidos em lojas de materiais para construção, materiais elétricos e hidráulicos e móveis é gerar retorno financeiro positivo à empresa, buscando o equilíbrio entre a lucratividade e a competitividade para atrair e fidelizar clientes.

 

O QUE É PRECISO PARA TER UMA PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS MAIS EFICAZ?

Uma das principais vantagens de ter uma boa precificação é a obtenção de uma margem de lucro adequada. Ao determinar preços justos e competitivos, a loja de materiais para construção, elétricos, hidráulicos e móveis, garantem que seus produtos sejam valorizados corretamente, permitindo assim que a empresa obtenha um retorno financeiro. 

Além disso, uma margem de lucro adequada é essencial para cobrir os custos operacionais da loja, investir em melhorias, expandir o negócio e garantir sua sustentabilidade a longo prazo.

Para se ter uma precificação dos produtos mais eficaz é importante considerar:

  • Custo de cada mercadoria

Qual foi o custo para adquirir a mercadoria do seu fornecedor? E o tempo que essa mercadoria vai ficar em estoque, quanto vai custar? Esses dados são fundamentais para ter controle e poder precificar corretamente os produtos.

  • Despesas

É preciso considerar as despesas da loja, separando em os custos fixos, variáveis e impostos. Os custos fixos são aqueles que deverão ser pagos, independente se a loja faturar ou não, por exemplo: folha de pagamento, contas de água e luz, etc.

Já os custos variáveis ocorrem de maneira mais esporádica e variam conforme a quantidade de produtos vendidos. Para exemplificar, citamos os gastos com emissão de boletos.

  • Margem de contribuição

Para atribuir porcentagens de contribuição diferentes por cada produto vendido, é preciso aplicar sobre ele os custos fixos. Com isso você terá uma noção de quantos produtos de determinando tipo precisam ser vendidos para custear sua operação.

Portanto, ao considerar um preço que gere uma margem de contribuição, você estará retirando as despesas, fixas e variáveis, e apurando o lucro sobre o restante.

  • Siga com a margem definida

Evite mudar no meio do caminho a margem de contribuição definida para manter o seu negócio, pois isso é uma das atitudes que mais levam lojas para a falência. Se foi definido que, para sua loja ter uma boa saúde financeira ela precisa ter um ganho de 20% sobre o custo de cada mercadoria, siga essa estratégia fielmente.

Agora se for mudar, é preciso rever todo o processo de formação do preço, inclusive os processos de compra e venda, eliminando itens que estão em estoque, mas que trazem prejuízo. Portanto uma mudança repentina não é recomendada.

  • Atenção para o mark-up e a margem de lucro

Entendendo a importância desses dois termos para sua loja, já um bom caminho andado para precificar o produto de maneira mais prática e sem erros. Na margem de lucro, o lojista verifica a porcentagem que volta para o caixa da empresa depois dos custos pagos. Já o mark-up é o lucro desejado em forma de percentual.

  • Participação da loja no mercado

Avalie através de pesquisas como estão os preços praticados por seus concorrentes. Assim você poderá identificar produtos que estão sendo muito atrativos para os clientes e outros onde o valor de venda está acima do praticado pelo mercado.

Com isso você evita ficar com o estoque parado e se a margem está muito apertada, pode fazer ajustes, diminuindo a margem de alguns produtos e direcionando para outros, para ganhar competitividade.

VANTAGENS EM TER UMA BOA PRECIFICAÇÃO

Uma precificação correta também pode ajudar a posicionar uma loja de materiais para construção no mercado de forma mais competitiva. Ao oferecer preços justos e transparentes, a empresa pode atrair mais clientes e conquistar sua fidelidade. 

Preços competitivos podem ser um fator decisivo para os consumidores ao escolherem onde comprar seus materiais de construção, especialmente em um mercado em que há diversas opções disponíveis. Portanto, uma precificação adequada pode atender as vendas e fortalecer a posição da loja no mercado.

 

PROBLEMAS QUE A LOJA PODE TER SEM UMA PRECIFICAÇÃO CORRETA

  • Margem de lucro insuficiente: a loja pode enfrentar dificuldades financeiras devido à falta de uma margem de lucro adequada, o que compromete a sustentabilidade do negócio.
  • Perda de competitividade: preços altos podem afastar os clientes em busca de alternativas mais acessíveis em outras lojas, gerando perda de vendas e participação de mercado.
  • Estoque em excesso: uma precificação com preços muito altos, pode resultar em produtos encalhados nas prateleiras, levando a um excesso de estoque e bloqueando o capital de giro da loja.
  • Ruptura: por outro lado, uma precificação baseada em preços muito baixos pode levar a uma demanda além da capacidade de suprimentos da loja, causando falta de produtos e insatisfação dos clientes.
  • Dificuldade em reinvestir: a falta de uma margem de lucro adequada impede que a loja invista em melhorias, expansão e atualização de estoque, o que pode limitar o crescimento do negócio.
  • Inviabilidade financeira: Se os preços não foram levados em consideração para os custos operacionais, a loja pode enfrentar problemas financeiros e até mesmo ter que fechar as portas.

 

QUANTOS DETALHES PARA TER UMA BOA PRECIFICAÇÃO, NÃO É MESMO?

Provavelmente é o que você deve estar pensando e, de fato, são muitas variáveis que devem ser consideradas por você antes de precificar suas mercadorias. Mas fique tranquilo, pois existe uma solução.

A INFOX oferece uma solução de gestão completa, englobando cada setor da loja e trazendo para o lojista relatórios que indicam margens de contribuição, estoques mais rentáveis, compras mais estratégias. E se surgir alguma dúvida, a INFOX tem um time de especialistas em varejo para te ajudar.

Fale com um consultor INFOX e precifique melhor com a nossa solução.

Fonte: Marketing INFOX VAV

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