O que é WMS e porque ele é importante para sua loja?

Gestão do Varejo

O que é WMS e porque ele é importante para sua loja?

Importante para diversos segmentos que envolvem logística, o WMS é uma ferramenta extremamente eficaz para lojas de materiais de construção, elétricos, hidráulicos e móveis, garantindo excelência nos processos de armazenamento em depósitos e nas entregas de mercadorias.

Além disso, uma solução WMS traz efeitos positivos também na satisfação dos clientes, graças à organização e controle dos materiais entregues. 

Neste artigo que preparamos, vamos explicar o que é o WMS e quais suas vantagens. Vamos explicar também porque é importante para lojas destes segmentos e quais os pontos você deve considerar na hora de escolher uma solução de gestão com WMS.
 

O que é WMS?
 

Uma solução WMS faz a integração e automatização de diversos processos internos da loja, contribuindo para uma gestão de vendas, entrega e expedição mais eficaz. Ela é utilizada diretamente em depósitos e centros de distribuição de materiais de construção ou móveis.

A sigla, em inglês, é o acrônimo de Warehouse Management System, que traduzindo para o português significa Sistema de gerenciamento de armazéns (ou depósitos).

Com o WMS, uma loja de materiais de construção, elétricos, hidráulicos ou móveis pode fazer o gerenciamento do recebimento de produtos, o endereçamento, a localização no estoque, a separação e a expedição, auxiliando na conferência. Tudo isso com mais clareza, de forma ágil e reduzindo falhas humanas que impactam esse tipo de processo.

Além de proporcionar uma grande melhoria na organização de estoques das lojas físicas, o WMS é muito útil, também, para lojas que vendem através de e-commerce.
 

Quais as vantagens de um processo de WMS?
 

Reunimos aqui as principais vantagens que uma solução WMS pode trazer ao ser implementada:

  • Rastreabilidade;
  • Automatização e padronização;
  • Redução no tempo de atendimento;
  • Melhoria no processo de inventário;
  • Redução de estoque ocioso através de curva abc;
  • Otimização da utilização do espaço;
  • Melhoria na eficiência operacional;
  • Maior eficiência na criação de rotas (picking);
  • Possibilidade de integração com outros sistemas.

 

Mas o WMS é interessante para lojas de materiais de construção ou móveis?
 

Talvez você tenha essa dúvida, afinal o WMS é usado em diversos segmentos, até mesmo industriais. Mas a resposta para a pergunta é: sim, faz sentido ter um Sistema de Gerenciamento de Armazéns (WMS) para sua loja de materiais de construção ou móveis.

Para exemplificar onde o WMS atua em lojas destes segmentos, listamos abaixo alguns processos da loja:
 

1. Gerenciamento de estoque

Com uma solução WMS sua loja poderá rastrear todo o inventário em tempo real. Isso se torna uma vantagem competitiva para o seu negócio, uma vez que lojas de materiais de construção, elétricos, hidráulicos e móveis podem ter itens grandes e numerosos.

2. Otimização do espaço de armazenamento

Imagine esta situação: você comprou uma grande quantidade de pisos e revestimentos aproveitando uma boa negociação com seu fornecedor, mas não tem onde estocar. São casos assim que você sente a eficácia da solução com WMS, uma vez que ela auxilia a otimizar a disposição do depósito e do showroom da sua loja visando maximizar o uso do espaço.

3. Eficiência operacional

Um grande trunfo de uma solução WMS é poder automatizar muitos processos manuais, como a recepção de mercadorias que chegam dos fornecedores, a movimentação de itens dentro do depósito, a organização de estoques de várias lojas e a expedição de pedidos. Isso pode aumentar a eficiência e reduzir erros.

4. Atendimento ao cliente

A eficácia de uma solução com WMS na expedição, reflete positivamente também nas vendas e no atendimento ao cliente. O processamento de pedidos se torna mais rápido e com maior precisão, garantindo o item escolhido na quantidade certa e no dia combinado para entrega.

5. Integração com outros sistemas

Uma solução WMS pode ser integrada a outros sistemas que a loja utilize, para complementar as informações sobre os processos operacionais da sua empresa.
 

Conheça a contribuição da solução INFOX VAV na gestão de estoques
 

Falando em integração, é importante destacar que existem soluções de gestão ERP completas, onde o lojista encontra diversas funcionalidades pensadas para cada setor da loja. Por isso, vale a pena avaliar tudo que uma solução de gestão pode oferecer, considerando suas necessidades específicas e a realidade da sua loja.

Às vezes, preço baixo é sinônimo de perda de dinheiro, pois sem a análise completa e confiável dos dados do estoque, vendas e expedição, o barato acaba saindo caro e sua loja perde em competitividade.

Nas funcionalidades em específico, dê preferência para uma solução de gestão que traga:

  • Rastreamento de estoque;
  • Entrada automática de dados;
  • Locais de recebimento e armazenagem;
  • Estoque apurado por código de barras e número de série;
  • Espaço de armazenagem utilizado;
  • Processo de separação de pedidos para entregas;
  • Otimização de rotas de entregas para redução de custos;
  • Dados sobre devolução e avarias em produtos.
     

Um outro ponto que precisa ser destacado é a facilidade de implementação. Por considerar uma grande quantidade de dados, procure optar por uma solução de gestão com WMS que seja simples de implementar, para que sua loja tenha o menor impacto possível nesta transição.

Procure também, uma solução que forneça relatórios precisos da sua loja, trazendo dados importantes sobre eficiência operacional, melhorias no processo de inventário e redução de custos. Considere também uma solução que possa crescer com o seu negócio, ou seja, que tenha uma estrutura confiável para uma expansão do número de lojas, por exemplo.

A INFOX está presente há mais de 25 anos oferecendo tecnologia de ponta para a gestão completa de lojas de materiais de construção, elétrico, hidráulico e móveis. Além do WMS, você terá também acesso a relatórios importantes, como financeiro e tributário, que vão fazer a diferença na hora que você precisar tomar uma decisão estratégica e planejar seu crescimento.

Outro diferencial da INFOX é o apoio de assessores especializados em varejo para você e sua loja, orientando na implementação de boas práticas em processos internos, gerando aumento das vendas, melhorias no atendimento, otimização de recursos e redução de custos.

QUER SABER O QUE A INFOX PODE FAZER PELA SUA EMPRESA? FALE COM UM CONSULTOR HOJE MESMO E PEÇA UMA AVALIAÇÃO, SEM CUSTO E SEM COMPROMISSO!

 

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Saiba como a cópia integral de textos pode ser ruim para você clicando aqui.

Fonte: Marketing INFOX VAV

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.