Saiba quais as margens de lucro ideais para uma loja e como melhorá-las
Gestão do Varejo
A lucratividade é um dos principais indicadores de desempenho de qualquer negócio e saber se sua loja está dentro de uma margem saudável de rentabilidade é fundamental para a evolução da empresa.
A margem de lucro ideal para lojas de materiais de construção, materiais elétricos e hidráulicos podem variar dependendo de vários fatores, como o porte da loja, a localização, os fornecedores e as mercadorias oferecidas. Esses fatores também se observa em lojas de móveis.
No entanto, alcançar essas margens de lucro pode ser um desafio para todo o lojista. A concorrência acirrada, a variação dos preços dos materiais e a necessidade constante de inovação podem afetar a lucratividade. Portanto, é crucial para os proprietários dessas lojas entenderem e ficarem sempre atentos em como melhorar suas margens de lucro.
Existem várias estratégias que podem ser usadas para melhorar as margens de lucro, incluindo o aumento da eficiência operacional, o corte de despesas desnecessárias, o planejamento financeiro eficaz e a negociação com fornecedores.
Neste artigo, vamos destacar as margens de lucro ideais para cada tipo de loja e, ainda, vamos dar dicas de como melhorar a rentabilidade da sua loja.
ESTIMATIVAS SOBRE MARGENS DE LUCRO IDEAIS PARA LOJAS
Lojas do segmento de materiais de construção e materiais elétricos podem ter uma margem de lucro de 15%, chegando em alguns casos a 17%. Para isso, é preciso levar em consideração a margem de contribuição e o giro das mercadorias.
No caso de lojas com foco na venda de produtos da chamada linha básica (areia, pedra e cimento), ou seja, com menor valor agregado e sem uma estratégia de mix mais amplo de produtos, acaba reduzindo um pouco as margens. Com isso, a estimativa fica entre 10% a 15%. Lojas que oferecem uma gama maior de produtos manufaturados alcançam uma margem maior, como citado antes, de até 17%.
Vale destacar aqui que essas estimativas são encontradas em lojas que possuem um processo interno bem organizado e definido, envolvendo todos os setores. Além disso, o controle sobre despesas fixas e variáveis é fundamental. Custos com entregas e devoluções, por exemplo, são as que mais impactam o lucro líquido final.
Se você tem uma loja de móveis, saiba que a margem de lucro ideal para esses tipos de lojas varia de 15% a 20%, chegando em alguns casos a 25%. Isso se deve a uma característica deste mercado, onde são encontradas margens de contribuição mais altas.
No segmento moveleiro é possível verificar uma outra característica específica do segmento: com a margem de contribuição alta, são usadas estratégias de negociações diferenciadas, ou seja, os descontos são maiores e mais atrativos para conseguir concretizar a venda.
Veja o que os especialistas dizem
Robson Bueno, consultor de negócios da INFOX destaca que cada loja, dentro da sua realidade, tem seu próprio termômetro que indica a situação que se encontra devido a certos fatores que influenciaram sua linha do tempo de crescimento e evolução do negócio.
Ele destaca também outros fatores que influenciam a margem, como o porte da loja, a localização, os fornecedores e as mercadorias oferecidas. Daí a importância em ter informações relevantes sobre os setores da loja para avaliar com mais precisão a margem de lucro da empresa.
Avaliando o contexto destes segmentos de lojas e esses valores acima, conclui-se que ao abrir uma casa de material de construção, material elétrico e hidráulico ou móveis, você pode ganhar muito dinheiro sim. Além disso, com um controle maior na margem de lucro, você pode acabar descobrindo que, aquela margem da sua loja que parece confortável e lucrativa pode ser ainda maior e, por não ter esse olhar criterioso, acaba representando uma potencial perda no médio e longo prazos.
COMO MELHORAR AS MARGENS DE LUCRO DE UMA LOJA
O desafio de aumentar as margens de lucro de uma loja de materiais de construção, elétricos, hidráulicos e móveis pode ser superado com algumas estratégias valiosas. Selecionamos alguma delas:
- Uso sistemático da informação:
Sem informações detalhadas e de qualidade, é muito difícil administrar uma loja de materiais. Com a tecnologia de uma solução de gestão, você terá acesso a relatórios que demonstram os custos, desperdícios, pontos que geram prejuízo, produtos e clientes com pouca margem.
- Aumento da eficiência operacional:
Isso envolve diretamente a melhoria dos processos internos para reduzir o desperdício e aumentar a produtividade.
Lojas que contam com o apoio de consultor para direcionar como fazer suas atividades da melhor, são as que mais aumentam suas margens de lucro. Afinal de contas, o olhar de quem está de fora consegue identificar pontos de melhorias que acabam passando despercebidos para o(a) gestor(a) ou proprietário(a) de loja.
- Controle rigoroso de despesas:
Cada setor da loja precisa de um verdadeiro pente fino em busca de gargalos e falhas que possam trazer prejuízos. Portanto, custos desnecessários, como falta de otimização na frota de entregas, devoluções, perdas e danos, precisam ser exaustivamente monitorados e reduzidos ao máximo.
- Planejamento financeiro:
Aqui destacamos o planejamento financeiro como uma ferramenta importante na busca por melhorias nas margens de lucro de sua loja. A compreensão dos custos e receitas refletem na tomada de decisões sobre preços e descontos trazendo uma saúde financeira para a loja e garantindo uma lucratividade mais atraente.
- Relacionamento com fornecedores:
Manter um bom relacionamento com seus fornecedores pode ajudar a garantir um fornecimento estável e preços competitivos. Através de negociações mais justas e atrativas, a loja pode aumentar consideravelmente sua margem de lucro, além de atrair a atenção de fornecedores, pois os resultados mostram crescimento e aumento nas compras.
DEIXAMOS AQUI UM CONVITE PARA VOCÊ
Você deve ter visto algumas dicas que nosso consultor Robson Bueno trouxe sobre fatores que influenciam a margem de lucro de lojas de materiais de construção, materiais elétricos, hidráulicos e móveis. Ele ressaltou ainda que cada loja tem suas particularidades e histórico, e isso é importante ser levado em conta.
E se você conversar com o Robson para que ele sugira pontos de melhoria na sua loja para aumentar a sua margem? Sem custo e sem compromisso. Assim você vai conhecer um pouco mais sobre o trabalho da INFOX, que une tecnologia de uma solução de gestão com assessoria de um especialista em varejo para trazer boas práticas para lojas.
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Fonte: Marketing INFOX VAV