O poder do produto marca própria: como essa estratégia pode impulsionar vendas
Gestão do Varejo

Saiba como lojas de materiais de construção, elétrica, hidráulica e móveis conseguem aumentar seu faturamento oferecendo produtos diferenciados com a marca da loja.
Oferecer produtos com a marca própria da sua loja pode representar uma estratégia eficaz para conquistar seu cliente, pois amplia o mix de produtos a preços mais convidativos. Além disso, é uma forma de aumentar sua margem de lucro, reforçar a imagem da sua loja e diferenciar-se da concorrência.
Neste artigo reunimos algumas informações importantes para você que é lojista dos segmentos de materiais de construção, elétrica, hidráulica e móveis, destacando o que é marca própria, as vantagens e os cuidados para colocar essa estratégia em prática e ver seu faturamento aumentar ainda mais.
O QUE É MARCA PRÓPRIA PARA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, ELÉTRICA, HIDRAÚLICA E MÓVEIS?
Marca própria, refere-se a produtos que são fabricados e comercializados por uma empresa sob sua própria marca, em vez de apresentarem a marca de fabricante. Em outras palavras, significa que seu fornecedor vai produzir a mercadoria, estampando a marca da sua loja na embalagem.
As vantagens em oferecer produtos de marca própria estão na maior independência na formação do preço de venda, maior lucratividade para a empresa e fidelidade do cliente consumidor.
POR ONDE COMEÇAR A VENDER PRODUTOS MARCA PRÓPRIA?
Para começar uma estratégia de marca própria, é preciso fazer uma análise de mercado e definir o posicionamento da sua loja perante os concorrentes (por exemplo, se o seu foco está em pisos e revestimentos ou produtos de maior valor agregado).
Em seguida, o lojista de materiais de construção precisa fazer parcerias sólidas com seus fornecedores para receber os produtos com a marca da sua loja. Neste ponto, o lojista deve ter cuidado para garantir que os produtos atendam aos padrões de qualidade e segurança.
Portanto é importante escolher fornecedores de confiança e testar os produtos para garantir que eles funcionem conforme o esperado e que sejam seguros para uso. O lojista também deve garantir que os produtos sejam rotulados corretamente e que as informações do rótulo sejam precisas. Além disso, o lojista deve ter cuidado para garantir que os produtos não infrinjam nenhuma patente ou marca registrada.
POR QUE A ESTRATÉGIA DE MARCA PRÓPRIA ATRAI MAIS CLIENTES E AUMENTO NAS VENDAS?
Produtos de marca própria são em média 30% mais baratos que seus similares. Isso se deve ao fato de não ter na composição do preço da mercadoria o custo de direitos sobre a marca do fabricante. Com isso, o consumidor percebeu que existem vantagens na compra de um produto com a marca da loja.
Em termos de qualidade, há anos atrás havia um senso comum entre os consumidores que produtos marca-própria tinham baixa qualidade. Esse cenário vem mudando nos últimos anos, fazendo com que muitos produtos sejam campeões de venda, tendo desempenho até melhor que o produto com a marca do fabricante.
Para confirmar isso, passe a observar quem são os fabricantes de produtos de marca própria vendidos no mercado. Certamente você vai se surpreender, descobrindo que determinada fábrica, além de vender com a marca dela, entrega produtos com o nome daquela loja.
Outro ponto que pode ser usado estrategicamente pelo lojista é criar uma marca própria para produtos da linha premium, ou seja, itens mais elaborados e que podem ter uma margem de lucro maior.
QUAIS BENEFÍCIOS AS LOJAS TÊM VENDENDO PRODUTOS MARCA PRÓPRIA?
Um ponto importante que você deve estar atento é o reconhecimento da marca por parte de seus clientes. Oferecer produtos marca própria traz relevância para sua loja, mostrando que sua empresa está de fato consolidada no mercado e à frente de seus concorrentes.
Além da marca própria, é preciso estar atento a tudo que pode fazer sua marca ser forte. O reforço da marca ajuda sua loja a ser conhecida e lembrada pelos consumidores. Isso é especialmente importante em um mercado competitivo, onde a lembrança da marca pode influenciar a decisão de compra dos clientes.
Alguns outros benefícios quando a loja vende produtos marca própria:
· Ajuda a estabelecer uma relação de confiança com seus clientes;
· Permite que sua loja se diferencie dos concorrentes;
· Gera uma forte conexão emocional tornando os clientes mais fiéis, recomendando e defendendo sua marca.
· Pode aumentar o valor percebido pelo atendimento e produtos oferecidos pela loja, fazendo com que os consumidores estejam dispostos a pagar um pouco mais por uma marca em que confiam.
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Fonte: Marketing INFOX VAV