Logística reversa: saiba a importância deste processo na sua loja

Gestão do Varejo

Logística reversa: saiba a importância deste processo na sua loja

Um tema muito presente no varejo hoje em dia é a logística reversa, uma vez que este processo influencia diretamente em prol do meio ambiente. O lojista que estrutura corretamente este processo pode ganhar com esta atividade.

A sustentabilidade é uma tendência entre indústrias e o varejo, com o objetivo de amenizar os impactos da poluição deixada por resíduos e produtos descartados no meio ambiente. Outra vantagem da logística reversa está no reaproveitamento de matérias primas para o ciclo produtivo.

E aí, fica a pergunta: como anda os processos de logística reversa na sua loja? Pensando nessa resposta, elaboramos esse artigo, explicando o que é a logística reversa, quais itens podem fazer parte e quais os pontos principais que o lojista deve saber para implementar ou melhorar esse tipo de processo.

 

A SUSTENTABILIDADE A LOGÍSTICA REVERSA

A logística reversa está intimamente ligada à sustentabilidade e sua inquestionável importância quando se trata de preservar o meio ambiente e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações. Atitudes ambientais são essenciais para minimizar o impacto negativo das atividades humanas no ecossistema e na biodiversidade.

Quando uma loja incorpora atitudes sustentáveis no seu dia a dia, tanto a marca quanto seus clientes são beneficiados. Primeiramente, a empresa passa a ser vista como uma aliada do meio ambiente, o que pode aumentar sua vantagem e defender sua marca perante a sociedade. 

A imagem de responsabilidade socioambiental pode atrair mais clientes conscientes, que preferem consumir de empresas que se preocupam com o planeta.

 

O QUE É LOGÍSTICA REVERSA E QUAIS SEUS OBJETIVOS?

O processo chamado de logística reversa em lojas de varejo consiste no processo de gerenciamento e organização de produtos que seguem na direção oposta ao fluxo tradicional da cadeia de suprimentos.

Enquanto a logística convencional envolve o movimento de produtos do fabricante para o varejista e, finalmente, para o consumidor, a logística reversa trata do movimento de produtos do consumidor de volta à loja de varejo ou à cadeia de suprimentos para serem devidamente tratados.

É essencial para lojas terem sistemas eficientes para lidar com a logística reversa, uma vez que influenciam os custos operacionais e a responsabilidade ambiental da empresa. Uma gestão eficaz da logística reversa pode ajudar a minimizar perdas financeiras e negativas ao meio ambiente, além de contribuir para uma impressão positiva da marca entre os consumidores preocupados com a sustentabilidade.

 

QUAIS ITENS SÃO ELEGÍVEIS PARA LOGÍSTICA REVERSA?

De equipamentos eletroeletrônicos até roupas e calçados. São diversos os itens que a Lei 12.305/2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), determina como elegíveis e passíveis da responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos da cadeia produtiva.

No caso de lojas de materiais de construção, materiais elétricos e hidráulicos, existem alguns itens que o lojista deve considerar:

·       Pilhas e baterias portáteis;

·       Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e luz mista;

·       Embalagens vazias de latas de tintas;

·       Produtos eletroeletrônicos de uso doméstico e seus componentes;

·       Produtos vendidos em embalagens plásticas, metálicas ou de vidro.

·       Itens de concreto, metais ou madeira.

 

COMO TER UM PROCESSO DE LOGÍSTICA REVERSA EFICAZ NA LOJA?

Como você deve ter percebido, a logística reversa envolve três agentes dentro de todo o processo: o fabricante ou fornecedor, você e sua loja, e seus clientes.

Para que esse processo flua de forma eficaz é preciso que sua operação esteja alinhada com essas etapas:

1) Tenha um processo bem alinhado com seus fornecedores

Fornecedores de produtos elegíveis à logística reversa possuem estruturas específicas e já preparadas para este tipo de coleta. Contudo, é importante que sua loja alinhe e tire todas as dúvidas para que a logística reversa atinja seu objetivo, mas sem gerar custos extras ou inesperados para sua loja.

2) Monte uma política de devolução de produtos

É importante deixar bem claro, tanto para os clientes quanto para sua equipe, quais itens serão aceitos dentro do programa de logística reversa da sua loja. Assim você evita desconfortos e situações desagradáveis e deixa de receber produtos ou resíduos que não podem ser reciclados, ocupando espaço do chão de loja.

3) Estruture sua área de expedição

Delimite o espaço onde sua loja destinará todos os materiais a serem enviados para que a retirada dos resíduos seja feita de forma organizada, clara e, mais importante, sem impactar a entrada e saída de mercadorias do seu setor de expedição.

Lembre-se: o processo de logística reversa é importante, mas não pode prejudicar sua operação.

4) Divulgue a logística reversa que a sua loja faz

A logística reversa é uma grande oportunidade de fazer com que seu cliente retorne à loja e acabe comprando novamente. Muitos clientes vão acumulando lâmpadas, por exemplo, até um momento em que precisam descartá-las.

Por isso, divulgue este processo na loja, incentivando e mostrando que a logística reversa é fundamental para o meio ambiente. Com certeza, seus clientes vão voltar para descartar os materiais e fazer novas compras.

Além disso, divulgue também nas redes sociais essa iniciativa. Isso vai mostrar ao público em geral, que a sua empresa se preocupa com os impactos que a poluição pode provocar em toda a comunidade ao redor da loja.

 

CONCLUINDO, A LOGÍSTICA REVERSA É UMA BOA PARA O SEU NEGÓCIO!

Como você pôde perceber, a logística reversa nasceu de uma preocupação bastante atual e realmente importante, a ponto dos clientes levarem isso em consideração em suas compras e nas escolhas de produtos, fornecedores e lojas.

Viu também que a logística reversa, para ser eficaz exige um processo e uma gestão, assim como sua loja também precisa para a venda, o estoque, as compras, o financeiro e a expedição, ou seja, a operação como um todo.

Aqui fica nossa dica: solicite o contato de um consultor INFOX e saiba como a solução de gestão Varejo Avançado pode transformar a organização da sua loja e de seu processo de logística. E, ainda, você conta com o apoio de nossos especialistas em varejo que podem te orientar sobre logística reversa, tributação, aumento de faturamento, melhorias nos processos e muito mais.

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Fonte: Marketing INFOX VAV

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