Investimentos e custos de uma loja de materiais para construção
Gestão do Varejo
Veja como é importante saber as diferenças entre investimentos, custos e capital de giro para lojas de materiais para construção, elétrico, hidráulico e móveis. Leia aqui.
Existem três conceitos importantes que o(a) lojista de materiais de construção, elétrico, hidráulico e móveis precisa ter em mente para direcionar esforços ou abrir, ampliar ou manter uma loja destes segmentos. Estamos falando sobre o que são considerados investimentos e custos, além do capital de giro da loja.
O momento econômico no qual estamos passando é positivo para o setor. Levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas, registrou no segundo trimestre de 2022 uma aceleração no PIB da indústria da construção, com uma variação de 10,5% sobre o mesmo período de 2021.
Outro ponto importante para lojas de materiais de construção é o segmento de reformas e manutenção e de produção habitacional, diretamente ligada às famílias e pequenos empreiteiros, que tem se mantido positivo e acima dos números antes da pandemia.
Portanto, investir em abrir ou ampliar uma loja agora pode ser uma boa estratégia para o momento. Por isso, no artigo abaixo explicamos sobre os tipos de investimentos, o capital de giro e os custos que a loja vai ter. Além disso, destacamos como a tecnologia pode ajudar o lojista a tomar as decisões certas na hora de investir para gerar resultado.
O que é considerado como investimentos e custos?
De maneira geral, podemos conceituar investimento como o valor ou capital que é disponibilizado pelo(a) empresário(a) para começar o negócio ou para ampliar uma operação já existente. Os tipos de investimentos podem ser divididos em:
- Investimentos fixos: tudo que será necessário para montar a estrutura física de uma nova loja ou para ampliar a existente. No caso, podemos considerar os equipamentos, computadores, mobiliário, prateleiras, além de serviços de reforma da área de venda e estoque.
- Investimentos pré-operacionais: são valores empregados para abertura e registro da empresa e na contratação de engenheiros ou arquitetos para a reforma e ampliação da loja. Também é muito importante considerar as compras para o estoque da loja, sejam as primeiras para a abertura da loja ou de reforço do estoque para ampliação.
- Capital de Giro: pela sua grande importância, descrevemos o capital de giro em detalhes mais abaixo.
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)estima que, para abrir uma revenda de materiais de construção com aproximadamente 100m², o(a) empresário(a) precise ter em torno de R$ 125 mil para os primeiros passos. Esse valor pode variar conforme o ponto e tipo de produtos que serão ofertados.
Capital de Giro e sua importância
Importante indicador da saúde financeira da loja, o Capital de Giro é o valor em caixa que a loja tem disponível para custear o funcionamento do negócio, pagando as despesas (salários, impostos, custos fixos e manutenção) e repondo os estoques dos produtos.
O Sebrae destaca ainda ser fundamental para o capital de giro os prazos que a loja pratica com o pagamento de seus fornecedores (PMF), prazos médios de itens em estoque (PME) e prazos médios de pagamento concedidos aos clientes (PMCC). Quanto maiores forem o PMCC e a PME, maior terá de ser o capital de giro.
Uma dica então, é manter no início estoques menores para que o lojista vá sentindo qual prazo máximo de pagamento é o mais indicado para seus clientes em sintonia com a operação.
O(a) empresário(a) precisa estar atento aos índices iniciais de lucro e faturamento para poder suportar possíveis oscilações de caixa devido ao PMF, que pode ser o prazo para pagar as compras, mão de obra, aluguel, entre outros.
A importância do capital de giro está na garantia de um maior retorno sobre o capital investido e ainda:
- Na melhora do perfil de crédito e solvência da empresa;
- No aumento a lucratividade;
- Gera apreciação do valor de negócio;
Quando a loja começa a perceber um aumento crescente de vendas é recomendado que parte destes lucros seja destinado a reforçar o capital de giro, pois se sua loja de materiais para construção cresce, no futuro, os pagamentos e compromissos também aumentarão.
Tipos de Custos mais comuns
Para lojas de materiais para construção, material elétrico e hidráulico, os custos são classificados em fixos, variáveis e custos da mercadoria vendida ou CMV.
Para entender os custos fixos, basta pensar nas contas de casa, ou seja, são custos que estarão presentes todos os meses, como: aluguel, honorários de contador, contas de água, luz, telefone, manutenção, entre outros.
Já os custos variáveis, sofrem influência do volume de vendas, como a compra de sacolas e outras embalagens, taxas pagas a administradoras de cartões, comissões de vendedores, manutenção da frota para entregas, etc.
O custo sobre a mercadoria vendida (CMV) é um indicador de variação do estoque em um mês e ajuda a mostrar ao lojista se ele está comprando mais que o necessário, através da soma dos estoques no último dia do mês anterior com todas as compras efetuadas compras efetuadas ao longo do período corrente, menos o estoque existente ao final deste período
Apoio de especialistas e tecnologia para abrir ou ampliar sua loja
Um ponto importante para as lojas de materiais de construção que estejam começando ou ampliando seus negócios é fazer um balanço contábil anualmente, pois são dados fundamentais para traçar estratégias de controle de custos, investimentos para aumento de vendas e organização do capital de giro.
Sabendo que são muitas as informações que a loja precisa estar atento, a INFOX oferece uma solução de gestão completa para lojas de materiais para construção, elétrico, hidráulico e móveis, onde o(a) lojista terá um diagnóstico preciso de cada setor da loja, da venda à entrega.
Além disso, só a INFOX oferece o acompanhamento de especialistas em varejo de construção, que estarão prontos para direcionar sua loja para as melhores práticas e, o mais importante, para aumentar seu faturamento e você ganhar mais!
Fale com um consultor INFOX e descubra o que a solução INFOX VAV pode fazer pela sua loja.
Fonte: