Investimentos e custos de uma loja de materiais para construção

Gestão do Varejo


            Investimentos e custos de uma loja de materiais para construção

Veja como é importante saber as diferenças entre investimentos, custos e capital de giro para lojas de materiais para construção, elétrico, hidráulico e móveis. Leia aqui.

Existem três conceitos importantes que o(a) lojista de materiais de construção, elétrico, hidráulico e móveis precisa ter em mente para direcionar esforços ou abrir, ampliar ou manter uma loja destes segmentos. Estamos falando sobre o que são considerados investimentos e custos, além do capital de giro da loja.

O momento econômico no qual estamos passando é positivo para o setor. Levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas, registrou no segundo trimestre de 2022 uma aceleração no PIB da indústria da construção, com uma variação de 10,5% sobre o mesmo período de 2021.

Outro ponto importante para lojas de materiais de construção é o segmento de reformas e manutenção e de produção habitacional, diretamente ligada às famílias e pequenos empreiteiros, que tem se mantido positivo e acima dos números antes da pandemia.

Portanto, investir em abrir ou ampliar uma loja agora pode ser uma boa estratégia para o momento. Por isso, no artigo abaixo explicamos sobre os tipos de investimentos, o capital de giro e os custos que a loja vai ter. Além disso, destacamos como a tecnologia pode ajudar o lojista a tomar as decisões certas na hora de investir para gerar resultado.

O que é considerado como investimentos e custos?

De maneira geral, podemos conceituar investimento como o valor ou capital que é disponibilizado pelo(a) empresário(a) para começar o negócio ou para ampliar uma operação já existente. Os tipos de investimentos podem ser divididos em:

  • Investimentos fixos: tudo que será necessário para montar a estrutura física de uma nova loja ou para ampliar a existente. No caso, podemos considerar os equipamentos, computadores, mobiliário, prateleiras, além de serviços de reforma da área de venda e estoque.
  • Investimentos pré-operacionais: são valores empregados para abertura e registro da empresa e na contratação de engenheiros ou arquitetos para a reforma e ampliação da loja. Também é muito importante considerar as compras para o estoque da loja, sejam as primeiras para a abertura da loja ou de reforço do estoque para ampliação.
  • Capital de Giro: pela sua grande importância, descrevemos o capital de giro em detalhes mais abaixo.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)estima que, para abrir uma revenda de materiais de construção com aproximadamente 100m², o(a) empresário(a) precise ter em torno de R$ 125 mil para os primeiros passos. Esse valor pode variar conforme o ponto e tipo de produtos que serão ofertados.

Capital de Giro e sua importância

Importante indicador da saúde financeira da loja, o Capital de Giro é o valor em caixa que a loja tem disponível para custear o funcionamento do negócio, pagando as despesas (salários, impostos, custos fixos e manutenção) e repondo os estoques dos produtos.

O Sebrae destaca ainda ser fundamental para o capital de giro os prazos que a loja pratica com o pagamento de seus fornecedores (PMF), prazos médios de itens em estoque (PME) e prazos médios de pagamento concedidos aos clientes (PMCC). Quanto maiores forem o PMCC e a PME, maior terá de ser o capital de giro.

Uma dica então, é manter no início estoques menores para que o lojista vá sentindo qual prazo máximo de pagamento é o mais indicado para seus clientes em sintonia com a operação.

O(a) empresário(a) precisa estar atento aos índices iniciais de lucro e faturamento para poder suportar possíveis oscilações de caixa devido ao PMF, que pode ser o prazo para pagar as compras, mão de obra, aluguel, entre outros.

A importância do capital de giro está na garantia de um maior retorno sobre o capital investido e ainda:

  • Na melhora do perfil de crédito e solvência da empresa;
  • Gera apreciação do valor de negócio;

Quando a loja começa a perceber um aumento crescente de vendas é recomendado que parte destes lucros seja destinado a reforçar o capital de giro, pois se sua loja de materiais para construção cresce, no futuro, os pagamentos e compromissos também aumentarão.

Tipos de Custos mais comuns

Para lojas de materiais para construção, material elétrico e hidráulico, os custos são classificados em fixos, variáveis e custos da mercadoria vendida ou CMV.

Para entender os custos fixos, basta pensar nas contas de casa, ou seja, são custos que estarão presentes todos os meses, como: aluguel, honorários de contador, contas de água, luz, telefone, manutenção, entre outros.

Já os custos variáveis, sofrem influência do volume de vendas, como a compra de sacolas e outras embalagens, taxas pagas a administradoras de cartões, comissões de vendedores, manutenção da frota para entregas, etc.

O custo sobre a mercadoria vendida (CMV) é um indicador de variação do estoque em um mês e ajuda a mostrar ao lojista se ele está comprando mais que o necessário, através da soma dos estoques no último dia do mês anterior com todas as compras efetuadas compras efetuadas ao longo do período corrente, menos o estoque existente ao final deste período

Apoio de especialistas e tecnologia para abrir ou ampliar sua loja

Um ponto importante para as lojas de materiais de construção que estejam começando ou ampliando seus negócios é fazer um balanço contábil anualmente, pois são dados fundamentais para traçar estratégias de controle de custos, investimentos para aumento de vendas e organização do capital de giro.

Sabendo que são muitas as informações que a loja precisa estar atento, a INFOX oferece uma solução de gestão completa para lojas de materiais para construção, elétrico, hidráulico e móveis, onde o(a) lojista terá um diagnóstico preciso de cada setor da loja, da venda à entrega.

Além disso, só a INFOX oferece o acompanhamento de especialistas em varejo de construção, que estarão prontos para direcionar sua loja para as melhores práticas e, o mais importante, para aumentar seu faturamento e você ganhar mais!

Fale com um consultor INFOX e descubra o que a solução INFOX VAV pode fazer pela sua loja.

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.