O que é DRE para lojas de materiais de construção?
Gestão do Varejo
Lojas de materiais de construção tem na DRE uma grande aliada. A sigla significa Demonstração do Resultado do Exercício e é um documento muito importante tanto para a contabilidade quanto para tomada de decisão gerencial.
Todo lojista precisa conhecer esse relatório, pois com a DRE é possível fazer uma avaliação direta e clara sobre os principais indicadores financeiros da loja, trazendo de maneira bem transparente os resultados, se houve lucro ou prejuízo e o melhor, indicando os porquês.
Se você tem dúvidas sobre o DRE e como ele pode ajudar sua loja de materiais para construção, elétrica, hidráulica ou móveis, você está no artigo certo. Vamos te explicar o que é a DRE, apontar as informações fundamentais que devem estar presentes no relatório, os benefícios que ela traz para a loja e ainda vamos comparar com o fluxo de caixa, pois muita gente confunde às duas coisas. Vamos lá!
O QUE É DRE?
Instituída para as empresas pela lei nº 6.404 de 1976, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um documento de grande importância para todo o empreendedor que se preocupa com a saúde financeira da sua loja.
Esse relatório traz todas as operações de receita e despesas da loja por um período determinado. Geralmente esse período pode ser anual para fins legais, trimestral para fiscalização de tributos e mensal para fornecer informações para a administração do negócio.
INFORMAÇÕES FUNDAMENTAIS PRESENTES NO DRE
Para ter uma boa Demonstração do Resultado do Exercício é preciso reunir os resultados financeiros do período em questão. Feito isso, é preciso comparar com os custos operacionais, custos dos produtos vendidos, demais despesas operacionais da loja, entre outros. Entenda!
- Receita bruta: faturamento total da operação da loja no período, descontando devoluções de produtos e impostos sobre a venda;
- Receita operacional líquida: neste ponto o objetivo é descobrir o lucro líquido. Retira-se todos os custos do CMV (custo de mercadoria vendida) que é tudo que a loja gasta para vender a mercadoria;
- Lucro bruto: chegamos assim ao lucro bruto e aqui deve-se descontar as despesas administrativas, comerciais, financeiras e a depreciação de equipamentos, frota e maquinário. Soma-se aqui receita financeira, juros ganhos com possíveis aplicações e aluguéis.
- Resultado operacional: feita a etapa anterior, temos o resultado operacional. O lojista precisa então retirar despesas não operacionais e somar eventuais receitas não operacionais, por exemplo, o aluguel de um imóvel.
- LAIR: chegamos à última etapa, quando se apura o Lucro Antes do Imposto de Renda, ou LAIR. Depois disso, deve-se reduzir a provisão do imposto de renda a ser deduzido e a Provisão Social do Lucro Líquido (CSLL) para se chegar ao lucro líquido da loja.
DRE E FLUXO DE CAIXA SÃO A MESMA COISA?
A resposta é: não. Algumas pessoas fazem essa confusão pelo fato de o fluxo de caixa trazer informações sobre despesas e receitas. Porém a DRE não inclui a aquisição de estoque e patrimônio, mas apresenta depreciações e amortizações, além de reunir os custos, despesas, receitas e impostos detalhados, trazendo para o lojista uma visão completa da situação financeira da loja para tomar decisões mais assertivas.
Outra diferença é que, os resultados do DRE servem para solicitar financiamentos com bancos e para cumprir obrigações legais.
BENEFÍCIOS QUE O DRE TRAZ PARA LOJA DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO
Identifica os gargalos no gerenciamento da empresa
As principais despesas a serem observadas em uma loja de materiais para construção são: pessoal, operação, manutenção e entrega. Com a DRE o lojista pode observar, por exemplo, que as contas de energia elétrica estão subindo mês a mês e que é preciso tomar uma atitude para diminuir essa despesa. Outro exemplo, é perceber que o custo das mercadorias vendidas está alto, prejudicando o lucro bruto da empresa. Enfim, o relatório da DRE aponta todos os tipos de custos e onde a loja de materiais de construção pode estar perdendo dinheiro.
Ajuda a prever cenários futuros
O lojista com a DRE pode projetar cenários futuros para tomar a decisão certa. Por exemplo, se houver um aumento nas vendas de 10%, qual seria a lucratividade da loja? Se o resultado for interessante, fica mais fácil calcular despesas e investimentos que precisam ser feitos para alcançar essa projeção.
Indica se o regime tributário da loja é o correto
Você sabe dizer se o regime tributário no qual a sua loja está enquadrada no momento é o correto? Pelos relatórios do DRE Gerencial fica mais fácil avaliar, pois será levantado o lucro antes e após os impostos e assim é possível determinar se o regime tributário adotado é o que tem gerado menos tributos.
CONCLUSÃO
Entender que a DRE para loja de materiais de construção não é apenas um relatório, mas um direcionamento preciso para todo o negócio é fundamental. E agora que você sabe um pouco mais sobre a DRE seus planejamentos financeiros serão mais ricos em informações.
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