CONTROLE DO FAMOSO FIADO: SAIBA COMO FAZER COM TECNOLOGIA E RENTABILIDADE
Gestão do Varejo
Prática muito comum entre as lojas de material de construção, o famoso “fiado” oferece aos clientes a possibilidade de retirar os itens necessários para a obra e pagar em um período posterior. Pensando nisso, preparamos um artigo destacando como o controle para esse tipo de transação é fundamental e como uma solução tecnológica garante recebimentos, sem colocar em risco a rentabilidade da loja.
O fiado tem suas vantagens, por exemplo: fideliza os bons consumidores e facilita as compras por terceiros, como pedreiros ou mestres-de-obras. Entretanto pode gerar sérios transtornos se não for feito com o máximo de organização, sobretudo se você não contar com uma solução que possa auxiliar nesse controle. Continue sua leitura e descubra como fazer isso!
Como é feita a venda no sistema fiado?
Na prática popular, o famoso fiado ocorre quando o cliente adquire produtos ou serviços, tendo a permissão do lojista para efetuar o pagamento depois. Usualmente, é aberta uma conta, na qual são anotados créditos e débitos, permitindo algum controle. Com a modernidade e o advento da tecnologia, isso pode ser feito de maneira digital, mais precisa e sem depender da memória ou de anotações.
Quais as vantagens desse tipo de venda?
Para o cliente, as maiores vantagens desse tipo de venda é que ele pode retirar os itens necessários para a construção e pagar apenas em um dado momento, no qual se fecha a conta. Isso pode acontecer, por exemplo, do dia em que ele recebe seu salário. Pedreiros e mestres-de-obras, quando autorizados pelo cliente, podem retirar produtos, o que ajuda o prazo da obra ser cumprido.
Para o lojista, é uma maneira de fidelizar e oferecer um benefício aos consumidores mais frequentes.
Quais cuidados devemos tomar com o fiado?
A cuidado mais evidente com a prática do fiado é, obviamente, o risco de não receber, pois o lojista fica sujeito a clientes que podem passar por um problema financeiro e não cumprirem com seu compromisso. Além disso, mesmo que o pagamento seja em dia, há uma diferença de tempo entre a saída do item e a entrada do valor, colocando em perigo o capital de giro da loja.
Como é possível garantir os recebimentos?
Ao longo do tempo, lojistas foram criando suas estratégias para garantir os recebimentos dos clientes que compram fiado. Uma das formas de fazer isso é dar prazos maiores ou oferecer diferentes formas de pagamento, como cartão, cheque, PIX ou dinheiro. Todavia, nos dias de hoje, uma boa solução tecnológica pode ajudar bastante e facilitar esse processo.
Qual tipo de solução tecnológica pode ajudar?
Como dissemos, uma boa ferramenta tecnológica pode ajudar bastante. A INFOX oferece soluções para esse tipo de venda, auxiliando o lojista a controlar e organizar o famoso fiado. Os dados e notas fiscais ficam centralizados em um só local, que envia lembretes e avisos de prazos, aumentando a credibilidade do local e minimizando as chances de erros.
A solução oferecida pela INFOX ajuda ainda a controlar melhor o estoque, a expedição, a entrega dos produtos e a fidelização do cliente, contribuindo ainda mais para o controle do fiado e trazendo benefícios para toda a loja.
Entre outras funcionalidades, a solução permite o envio de email ou sms para o cliente alertando sobre o vencimento de contas pendentes. E com a inteligência artificial do chatbot, o cliente pode consultar notas fiscais, segunda via de faturas e pendencias com a loja, tudo de maneira rápida e prática.
Como você pôde ver, mesmo nos dias de hoje, o controle de fiado é um desafio para varejistas de todo o Brasil, sobretudo em alguns segmentos, como é o caso do setor de materiais de construção. No entanto, com uma solução tecnológica, você garante recebimentos e ganha melhor rentabilidade.
Gostou de aprender mais sobre o controle de fiado e conhecer a solução tecnológica que garante recebimentos e oferece rentabilidade? Então, entre em contato conosco e conheça nossa metodologia exclusiva para o varejo avançado, que combina tecnologia com assessoria de especialistas no segmento de materiais de construção.
Fonte: Fonte: Marketing INFOX