Fechamento de mês é um terror para você e sua loja?

Gestão do Varejo


            Fechamento de mês é um terror para você e sua loja?

Para muitos proprietários e gestores de lojas de materiais de construção, elétrico, hidráulico e móveis, fim de mês significa o início de uma agonia que se repete. Está chegando a hora do fechamento do mês e já dá aquele desespero só de pensar em reunir tantos dados e números.

Se este é seu caso, leia o artigo que preparamos e fique mais tranquilo, pois vamos explicar um pouco sobre o fechamento e sua importância, e sobre como é possível ter melhores resultados usando boas práticas.

Ah e tem um fator importante, uma verdadeira aliada na hora do fechamento: a tecnologia! Saiba mais lendo nosso artigo abaixo.

O QUE É O FECHAMENTO DO MÊS E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

Trata-se do processo de levantamento e organização de toda a movimentação financeira e contábil, fiscal e trabalhista ocorridas no mês anterior. É uma rotina administrativa obrigatória para diversas empresas e importantíssima para analisar, controlar e projetar os próximos passos da loja de materiais de construção.

Importante destacar que, por mais que a loja tenha um contador terceirizado, controlar e acompanhar os dados gerados é fundamental, pois além de garantir o cumprimento das obrigações fiscais e tributárias, o fechamento do mês da loja é o instrumento certo para a tomada de decisões estratégicas para o bom funcionamento de todos os setores.

BOAS PRÁTICAS PARA UM FECHAMENTO DE MÊS SEM DESESPERO

1) Evite acumular movimentações financeiras

Dependendo do volume movimentado durante o mês, deixar para a última hora pode gerar falhas ou esquecimentos que vão prejudicar o fluxo de caixa.

  • 2) Conciliação bancária precisa ser feita todos os dias

Evite deixar para conciliar todos os pagamentos recebidos através do cartão tudo ao mesmo tempo. O ideal é que este seja um processo contínuo, até porque você vai poder registrar e resolver rapidamente alguma discrepância que apareça entre o que foi vendido e que a bandeira do cartão informou como devido. Além disso, é importante manter o fluxo de caixa e os processos internos contábeis sempre atualizados.

  • 3) Tenha controle sobre as entradas e saídas

Para ajudar no fechamento do mês e não sobrecarregar de informações, procure padronizar os gastos da loja em categorias, mesmo que sejam valores pequenos. O controle de cada gasto e de cada entrada vai trazer uma visão geral da saúde da loja, revelando pontos que precisam ser melhorados os de atenção.

  • 4) Atenção para as notas fiscais

As notas fiscais emitidas são parte crucial do fechamento do mês contábil. Por isso, toda loja de materiais para construção, material elétrico e hidráulico ou móveis e eletrodomésticos precisa fornecer e exigir notas para comprovar a movimentação de entrada e saída de mercadorias. Importante também é ter organização no armazenamento das notas.

  • 5) Aproveite para planejar o futuro

Com os dados gerados para realizar o fechamento do mês, aproveite para avaliar os custos, despesas, receitas e lucratividade e trace os próximos passos. Por exemplo, se o consumo de energia elétrica aparece com um valor muito alto no fechamento, é a oportunidade para reunir sua equipe e pensar em alternativas que reduzam esse custo.

  • 6) Tecnologia e conhecimento como aliadas

Até aqui você deve ter percebido que o fechamento do mês é um processo contínuo e quanto mais ele for feito de maneira organizada e correta, mais benefícios vai trazer para sua loja.

Porém, não podemos negar, são muitas informações para se controlar. Foi pensando nisso que a INFOX desenvolveu a solução INFOX VAV, exclusivamente para atender ao varejo de materiais de construção, elétrico, hidráulico e móveis, e que combina a tecnologia na automação dos processos de todos os setores da loja com a assessoria de nossos especialistas em varejo.

Assim, com a solução INFOX VAV, além de fazer a gestão das vendas, do estoque, das compras, das entregas, das conciliações de cartões, você terá relatórios e dados precisos para tornar seu fechamento de mês mais rápido, produtivo, tanto para sua equipe como para você tomar suas decisões com segurança. Fale com um consultor INFOX agora mesmo.

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.