Veja o que não pode faltar em uma loja de materiais de construção em 2025
Gestão do Varejo
A indústria e o mercado da construção civil estão em constante evolução, e as lojas de materiais de construção precisam acompanhar as tendências e inovações do mercado para se manterem competitivas e atender às demandas dos clientes. Para os donos e gestores de lojas de materiais de construção, materiais elétricos e hidráulicos, é essencial estar atento a algumas ações que não podem faltar em 2025 para garantir um bom desempenho nas vendas e se destacar no mercado.
1) Mix de produtos mais diversificado
Diversificar constantemente o mix de produtos é fundamental para atender às diferentes necessidades dos clientes e atrair novos compradores. Em 2025, as lojas de materiais de construção devem oferecer uma ampla variedade de produtos, desde materiais básicos como cimento e tijolos até produtos mais especializados e sustentáveis, como sistemas de captação de água da chuva e materiais de construção ecológicos.
2) Atendimento especializado
O atendimento ao cliente é um diferencial competitivo importante para as lojas de materiais de construção. No próximo ano será cada vez mais essencial investir em treinamento para os colaboradores, garantindo que eles sejam capazes de oferecer um atendimento especializado e personalizado, auxiliando os clientes na escolha dos produtos mais adequados para suas necessidades e aumentando as vendas ao oferecem produtos que se complementam e que, muitas vezes, foram esquecidos pelo cliente.
3) Boa disponibilidade de estoque
Manter uma boa disponibilidade de estoque é extremamente importante para evitar a perda de vendas e garantir a satisfação dos clientes. Por isso, as lojas de materiais de construção devem adotar práticas de gestão de estoque eficientes, utilizando tecnologias como a automação e a integração de sistemas para garantir que os produtos estejam sempre disponíveis quando os clientes precisarem. Lembre-se que, um estoque em dia é certeza de dinheiro no caixa da loja.
4) Controle nas compras e giro de produtos
Manter o controle nas compras de mercadorias é um diferencial positivo que você vai sentir diretamente no seu fluxo de caixa. Com dados e relatórios de vendas é possível comprar a quantidade certa daquele determinado produto que tem uma margem de contribuição mais interessante para a loja, sem deixar de comprar outros itens. É uma questão de equilíbrio e, em 2025, isso será ainda mais necessário. É importante, também, manter o cadastro de fornecedores atualizado e investir nas parcerias para influenciar nos resultados das vendas.
5) Facilidades na hora de pagar
Oferecer facilidades na hora de pagar é uma estratégia importante para atrair e fidelizar os clientes. A grande tendência para 2025, em lojas de materiais de construção, será a disponibilização de opções de pagamento flexíveis, como o uso de:
• Cartões de crédito com a marca da loja;
• Possibilidade de parcelamento através de um crediário próprio da loja;
Essas ações são, comprovadamente, as que mais geram receita para o varejo, pois facilitam a vida dos clientes e tornam a experiência de compra mais conveniente.
INFOX: A combinação perfeita para alavancar resultados
Para as lojas que buscam alavancar seus resultados e se destacar no mercado, a INFOX é a parceira ideal. Com mais de 37 anos de experiência no mercado de tecnologia para lojas, a INFOX oferece uma combinação perfeita de consultoria de especialistas no varejo da construção e tecnologia avançada para gestão e integração de setores da loja.
A consultoria da INFOX conta com especialistas que irão analisar os processos internos da sua loja de ponta a ponta, identificando oportunidades de melhoria e implementando estratégias para otimizar a operação e aumentar as vendas. Além disso, a INFOX oferece uma solução tecnológica completa, que integra os setores de estoque, vendas, expedição e financeiro, proporcionando uma gestão eficiente e integrada.
Com a INFOX, as lojas de materiais de construção podem contar também com um aplicativo para vendas e controle de entregas, facilitando a comunicação com os clientes, agilizando o processo de compra e entrega dos produtos e, mais importante, evitando desperdícios e erros humanos.
Com essa combinação de consultoria especializada e tecnologia avançada, as lojas de materiais de construção estarão preparadas para enfrentar os desafios do mercado em 2025 e superar as metas de crescimento desejadas.
SOLICITE AGORA MESMO O CONTATO DE UM CONSULTOR INFOX, CLICANDO AQUI!
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Saiba como a cópia integral de textos pode ser ruim para você clicando aqui.
Fonte: Marketing INFOX