Saiba o que é shoppable content e retail media no varejo

Processamento de Meios de Pagamentos

Saiba o que é shoppable content e retail media no varejo

O futuro é agora! Essa frase nunca foi tão certa, afinal de contas, o cenário do varejo está em um momento de evolução sem precedentes, impulsionado por novas tecnologias e estratégias de marketing digital que visam aprimorar a experiência do consumidor e aumentar as vendas.

Duas dessas estratégias inovadoras são as chamadas shoppable content e retail media, que têm ganhado destaque por suas abordagens diretas e integradas ao processo de compra. Neste artigo, exploraremos o que são essas estratégias, como elas funcionam, e quais vantagens podem oferecer ao varejo moderno.

Se você quer estar à frente de seus concorrentes, recomendamos fortemente a leitura!

O QUE É SHOPPABLE CONTENT?

Shoppable content é um tipo de conteúdo digital interativo que permite que os consumidores comprem produtos diretamente com base em imagens, vídeos, posts em redes sociais, ou em sites. 

Trata-se de um passo além de apenas mostrar o produto ou serviço, pois o shoppable content é uma forma de facilitar a compra instantânea, integrando links ou botões de "comprar agora" dentro do próprio conteúdo. Essa estratégia leva o cliente diretamente ao checkout com um clique, reduzindo a jornada de compra e desistências.

VANTAGENS DO SHOPPABLE CONTENT

1) Experiência de compra integrada:

A integração da experiência de compra no próprio conteúdo é uma das principais vantagens do shoppable content. Isso significa que os clientes podem pesquisar, decidir e comprar produtos sem sair da página ou da rede social onde estão navegando. 

2) Aumento das taxas de conversão:

O ato de comprar diretamente do conteúdo que está sendo visualizado reduz, significativamente, o número de etapas entre encontrar o produto e finalizar a compra. Com isso, observa-se um aumento nas taxas de conversão, pois os consumidores são menos propensos a abandonarem o processo de compra.

3)  Engajamento crescente:

O shoppable content contribui também para um maior engajamento dos usuários com a loja, uma vez que os conteúdos interativos e clicáveis procuram manter a atenção do consumidor. Essa possibilidade de ter contato com produtos diretamente no conteúdo gera uma experiência mais aprofundada, incentivando o consumidor a passar mais tempo interagindo com a empresa.

O QUE É RETAIL MEDIA?

Estratégia que gera recursos, a retail media envolve a monetização de espaços de mídia dentro das plataformas de e-commerce e varejo. Isso pode incluir desde banners em sites de e-commerce até anúncios em aplicativos da loja, criando novas oportunidades de receita para os varejistas. 

Desta forma, o retail media transforma os canais de venda da loja em espaços para propaganda, onde marcas, que não necessariamente tem relação direta com o segmento da loja, pagam para promover seus produtos diretamente aos consumidores no ambiente virtual de compras.

VANTAGENS DO RETAIL MEDIA PARA O VAREJO

1. Monetização através de plataformas digitais:

O retail media oferece aos varejistas uma nova fonte de receita ao transformar seus sites, aplicativos e outros canais digitais em espaços publicitários. Isso proporciona uma oportunidade para que marcas parceiras promovam seus produtos diretamente aos consumidores no momento da compra, aumentando as possibilidades de compra e ticket médio.

2. Comunicação alinhada com o público-alvo:

Outra grande vantagem do retail media é a relação direta com o público-alvo. Por operar dentro dos canais da loja, o retail media promove campanhas publicitárias, exibindo para um público que já está predisposto a comprar e que tem um histórico de compras e preferências. Diante disso, a relevância dos anúncios aumenta e melhora a eficiência das campanhas publicitárias.

3. Insights e dados precisos:

Ter dados detalhados sobre o comportamento dos consumidores em suas plataformas, gerados pelo retail media é um diferencial competitivo para o varejista, pois esses dados podem ser utilizados para otimizar campanhas, ajustar estratégias de marketing e personalizar ofertas, criando uma experiência de compra mais satisfatória para o cliente e mais lucrativa para o varejista.

TECNOLOGIA POR TODOS OS LADOS PARA SUA LOJA VENDER MAIS

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia do varejo, e estratégias como shoppable content e retail media são exemplos claros de como os avanços tecnológicos podem transformar a maneira como consumidores compram e interagem com as marcas. 

Nesse contexto, a INFOX surge como um parceiro estratégico para os varejistas que buscam inovar em suas operações. Com uma tecnologia inovadora para a gestão de crediário  digital e multisserviços financeiros, a INFOX oferece não apenas facilidades e comodidades para os clientes, mas também segurança e controle para os varejistas.

Além disso, as lojas que contam com o apoio da INFOX têm acesso a relatórios completos de inteligência de negócios, uma ferramenta estratégica para os gestores tomarem decisões com mais tranquilidade para alavancarem seus negócios. Com essas soluções , o varejo pode se preparar para enfrentar os desafios do mercado atual e se destacar em um ambiente cada vez mais competitivo.

E, para garantir que sua operação esteja sempre à frente, solicite o contato de um consultor INFOX para fornecer a tecnologia e o suporte que você precisa [CLIQUE AQUI].

 

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Saiba como a cópia integral de textos pode ser ruim para você clicando aqui.

Fonte: Marketing INFOX

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.