Por que grandes varejistas investem em Business Intelligence?

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Por que grandes varejistas investem em Business Intelligence?

Transformar uma grande quantidade de dados em informações estratégicas para a tomada de decisão e ações. Essa é uma das principais funções do Business Intelligence ou também chamado de Indicadores de negócios, e por isso, é fortemente usado por empresas do varejo.

Um processo de Business Intelligence traz para a empresa insights importantes para que seus gestores tomem suas decisões com mais chances de sucesso. Fazem parte deste processo técnicas, metodologias, ferramentas e tecnologias para gerar dados com grande precisão.

Neste artigo, vamos mostrar por que o Business Intelligence recebe grandes investimentos dos maiores varejistas do mercado. Além disso, vamos mostrar também que não importa o tamanho da sua loja, com um processo de Business Intelligence você verá resultados na sua operação e na experiência do seu cliente.

Esperamos contribuir com sua empresa, tornando-a ainda mais competitiva e rentável. Boa leitura!

 

POR QUE GRANDES EMPRESAS APOSTAM NO BUSINESS INTELLIGENCE?

 

São diversos os motivos que levam grandes empresas do varejo a investirem em processos de Business Intelligence. Entre os mais citados está a possibilidade de antecipar as condições ideais para várias atividades do negócio, por exemplo: gestão de estoque, reposição de produtos e acompanhamento do fluxo de vendas.

Para entendermos como tudo isso se aplica na prática, imagine sua equipe operacional e gerentes visualizando os resultados de vendas em tempo real. Isso permite que sejam implementadas estratégias direcionadas e adaptadas para cada realidade de loja. Além disso, é possível identificar e corrigir falhas mais rapidamente.

 

Outras razões que levam grandes varejistas a investirem em Business Intelligence (BI):

  • Gestão de estoque otimizada;
  • Avaliação mais eficaz dos fornecedores;
  • Planejamento estratégico;
  • Avaliação da rentabilidade de cada loja e apontamento de suas potencialidades;
  • Facilita o acompanhamento geral das metas;
  • Melhora a performance do Marketing e de campanhas promocionais;
  • Ajuda a identificar e desenvolver habilidades necessárias na equipe de vendas.

 

Por estes motivos, as grandes lojas do varejo investem pesado nos seus indicadores de negócio, visando explorar toda sua potencialidade e se antecipar às demandas do mercado.

 

SERÁ QUE EU TENHO PORTE PARA TER BUSINESS INTELLIGENCE NO MEU NEGÓCIO?

 

Talvez esta pergunta esteja passando pela sua cabeça neste momento. E podemos afirmar, com toda certeza, que o tamanho da loja não é um fator determinante para a implementação do Business Intelligence (BI).

Dadas as devidas proporções, sua empresa também tem desafios e tomadas de decisões importantes e que precisam de dados para ajudar a melhorar a eficiência operacional e a experiência do cliente. Portanto, tanto as pequenas quanto as grandes empresas podem se beneficiar do uso do BI.

Entretanto, existe um ponto muito importante que é a escolha de uma ferramenta de BI. Ela precisa ser adequada às necessidades específicas da sua empresa e que tenha tecnologias criadas para atender a sua realidade, de forma ágil e prática.

Veja abaixo, onde o Business Intelligence vai trazer vantagens para o seu negócio:

 

VANTAGENS NA EFICIÊNCIA OPERACIONAL

 

1) O Business Intelligence otimiza sua operação com base nas informações sobre o padrão de compra e comportamento de seus clientes;

2) Traz o acompanhamento preciso das vendas e da performance financeira, permitindo ainda fazer comparativos com base em dados históricos e os atuais, apontando sua eficiência e evolução operacional;

3) Uma boa ferramenta de Business Intelligence fornece alertas instantâneos sobre anomalias e outros problemas relacionados aos clientes, acelerando processos e garantindo a satisfação na compra;

4) A visibilidade em tempo real do negócio através do Business Intelligence é seu grande diferencial, pois fica mais fácil integrar todos os setores das lojas em direção de uma mesma meta, reduzindo retrabalho e desperdícios de tempo e recursos.

 

Mas não para por aí. As vantagens de ter o apoio do Business Intelligence é sentida também no relacionamento com os clientes. Confira as vantagens:

 

VANTAGENS NA EXPERIÊNCIA DE COMPRA DO CLIENTE

 

1) O Business Intelligence pode ajudar a reunir uma série de informações sobre o comportamento de compra de seus clientes, permitindo que você personalize a experiência de adquirir produtos na sua loja;

2) Outro ponto que o Business Intelligence pode ajudar é o atendimento ao cliente, melhorando a eficiência e entendendo melhor as principais necessidades e desejos não atendidos, fazendo um monitoramento profundo de qualidade no atendimento;

3) Identificar as tendências e padrões, auxiliando sua operação a se preparar para atender a futuras necessidades e preferências de compra é uma outra vantagem gerada pelos dados e relatórios que o Business Intelligence produz;

4) Com a análise dos dados gerados, o nível de interação com seus clientes vai aumentar, seja nas campanhas promocionais ou de retenção. Sua equipe de vendas e atendimento passa a contar também com informações estratégicas para a abordagem e contorno de objeções.

 

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DO BUSINESS INTELLIGENCE

 

Você viu até aqui que o processo de Business Intelligence é usado pelas grandes varejistas por motivos estratégicos e com retorno garantido. Por isso, este processo é recomendado para ajudar organizações de qualquer porte para uma gestão mais eficiente.

Na prática, você identifica que a tecnologia do Business Intelligence é moderna quando ela fornece uma visão abrangente dos dados da sua loja, que vão permitir que sejam realizadas mudanças positivas, eliminar a ineficiência e tornar-se apto para acompanhar as tendências do mercado.

A INFOX tem essa tecnologia, desenvolvida exatamente para levar até lojistas de diversos segmentos todo o potencial do Business Intelligence. Nossa sólida experiência com o varejo contribuiu para criarmos uma solução alinhada com as necessidades deste setor, trazendo dashboards atualizados em tempo real e que podem ser consultados, pelo desktop ou celular, por todos os colaboradores envolvidos na sua operação para facilitar e agilizar os processos de gestão da loja.

Fale com um consultor INFOX e saiba como nossa solução pode transformar seus resultados com a força do Business Intelligence.

 

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Fonte: Marketing INFOX PMP

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