Por que grandes varejistas investem em Business Intelligence?
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Transformar uma grande quantidade de dados em informações estratégicas para a tomada de decisão e ações. Essa é uma das principais funções do Business Intelligence ou também chamado de Indicadores de negócios, e por isso, é fortemente usado por empresas do varejo.
Um processo de Business Intelligence traz para a empresa insights importantes para que seus gestores tomem suas decisões com mais chances de sucesso. Fazem parte deste processo técnicas, metodologias, ferramentas e tecnologias para gerar dados com grande precisão.
Neste artigo, vamos mostrar por que o Business Intelligence recebe grandes investimentos dos maiores varejistas do mercado. Além disso, vamos mostrar também que não importa o tamanho da sua loja, com um processo de Business Intelligence você verá resultados na sua operação e na experiência do seu cliente.
Esperamos contribuir com sua empresa, tornando-a ainda mais competitiva e rentável. Boa leitura!
POR QUE GRANDES EMPRESAS APOSTAM NO BUSINESS INTELLIGENCE?
São diversos os motivos que levam grandes empresas do varejo a investirem em processos de Business Intelligence. Entre os mais citados está a possibilidade de antecipar as condições ideais para várias atividades do negócio, por exemplo: gestão de estoque, reposição de produtos e acompanhamento do fluxo de vendas.
Para entendermos como tudo isso se aplica na prática, imagine sua equipe operacional e gerentes visualizando os resultados de vendas em tempo real. Isso permite que sejam implementadas estratégias direcionadas e adaptadas para cada realidade de loja. Além disso, é possível identificar e corrigir falhas mais rapidamente.
Outras razões que levam grandes varejistas a investirem em Business Intelligence (BI):
- Gestão de estoque otimizada;
- Avaliação mais eficaz dos fornecedores;
- Planejamento estratégico;
- Avaliação da rentabilidade de cada loja e apontamento de suas potencialidades;
- Facilita o acompanhamento geral das metas;
- Melhora a performance do Marketing e de campanhas promocionais;
- Ajuda a identificar e desenvolver habilidades necessárias na equipe de vendas.
Por estes motivos, as grandes lojas do varejo investem pesado nos seus indicadores de negócio, visando explorar toda sua potencialidade e se antecipar às demandas do mercado.
SERÁ QUE EU TENHO PORTE PARA TER BUSINESS INTELLIGENCE NO MEU NEGÓCIO?
Talvez esta pergunta esteja passando pela sua cabeça neste momento. E podemos afirmar, com toda certeza, que o tamanho da loja não é um fator determinante para a implementação do Business Intelligence (BI).
Dadas as devidas proporções, sua empresa também tem desafios e tomadas de decisões importantes e que precisam de dados para ajudar a melhorar a eficiência operacional e a experiência do cliente. Portanto, tanto as pequenas quanto as grandes empresas podem se beneficiar do uso do BI.
Entretanto, existe um ponto muito importante que é a escolha de uma ferramenta de BI. Ela precisa ser adequada às necessidades específicas da sua empresa e que tenha tecnologias criadas para atender a sua realidade, de forma ágil e prática.
Veja abaixo, onde o Business Intelligence vai trazer vantagens para o seu negócio:
VANTAGENS NA EFICIÊNCIA OPERACIONAL
1) O Business Intelligence otimiza sua operação com base nas informações sobre o padrão de compra e comportamento de seus clientes;
2) Traz o acompanhamento preciso das vendas e da performance financeira, permitindo ainda fazer comparativos com base em dados históricos e os atuais, apontando sua eficiência e evolução operacional;
3) Uma boa ferramenta de Business Intelligence fornece alertas instantâneos sobre anomalias e outros problemas relacionados aos clientes, acelerando processos e garantindo a satisfação na compra;
4) A visibilidade em tempo real do negócio através do Business Intelligence é seu grande diferencial, pois fica mais fácil integrar todos os setores das lojas em direção de uma mesma meta, reduzindo retrabalho e desperdícios de tempo e recursos.
Mas não para por aí. As vantagens de ter o apoio do Business Intelligence é sentida também no relacionamento com os clientes. Confira as vantagens:
VANTAGENS NA EXPERIÊNCIA DE COMPRA DO CLIENTE
1) O Business Intelligence pode ajudar a reunir uma série de informações sobre o comportamento de compra de seus clientes, permitindo que você personalize a experiência de adquirir produtos na sua loja;
2) Outro ponto que o Business Intelligence pode ajudar é o atendimento ao cliente, melhorando a eficiência e entendendo melhor as principais necessidades e desejos não atendidos, fazendo um monitoramento profundo de qualidade no atendimento;
3) Identificar as tendências e padrões, auxiliando sua operação a se preparar para atender a futuras necessidades e preferências de compra é uma outra vantagem gerada pelos dados e relatórios que o Business Intelligence produz;
4) Com a análise dos dados gerados, o nível de interação com seus clientes vai aumentar, seja nas campanhas promocionais ou de retenção. Sua equipe de vendas e atendimento passa a contar também com informações estratégicas para a abordagem e contorno de objeções.
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DO BUSINESS INTELLIGENCE
Você viu até aqui que o processo de Business Intelligence é usado pelas grandes varejistas por motivos estratégicos e com retorno garantido. Por isso, este processo é recomendado para ajudar organizações de qualquer porte para uma gestão mais eficiente.
Na prática, você identifica que a tecnologia do Business Intelligence é moderna quando ela fornece uma visão abrangente dos dados da sua loja, que vão permitir que sejam realizadas mudanças positivas, eliminar a ineficiência e tornar-se apto para acompanhar as tendências do mercado.
A INFOX tem essa tecnologia, desenvolvida exatamente para levar até lojistas de diversos segmentos todo o potencial do Business Intelligence. Nossa sólida experiência com o varejo contribuiu para criarmos uma solução alinhada com as necessidades deste setor, trazendo dashboards atualizados em tempo real e que podem ser consultados, pelo desktop ou celular, por todos os colaboradores envolvidos na sua operação para facilitar e agilizar os processos de gestão da loja.
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Fonte: Marketing INFOX PMP