Como a inteligência de crédito ajuda a aumentar seu lucro e reduz a inadimplência

Processamento de Meios de Pagamentos

Como a inteligência de crédito ajuda a aumentar seu lucro e reduz a inadimplência

Vender a prazo usando capital próprio pode trazer inúmeras vantagens para o lojista e, com a tecnologia da Inteligência de crédito, é possível reduzir consideravelmente o risco de clientes inadimplentes e aumentar a rentabilidade.

O lojista que decide investir nas vendas a prazo, como estratégia para seu negócio, promove uma maior atratividade para potenciais clientes, pois permitem que eles comprem produtos ou serviços com valor agregado maior. Além disso, a loja acaba criando um vínculo de longo prazo, tornando o consumidor fiel e disposto a novas oportunidades de interação e relacionamento.

Com o parcelamento, a loja consegue prever a receita e organizar as finanças, seja para manter o negócio saudável ou para ampliação. Entretanto, muitos lojistas têm receio da inadimplência, pois ela pode impactar a operação com problemas de liquidez no fluxo de caixa, na lucratividade, no custo de cobrança e no planejamento financeiro. 

Se você também tem este receio, saiba que a tecnologia da inteligência de crédito auxilia empresas do varejo a venderem mais, com mais lucro, reduzindo as perdas com clientes mal pagadores. 

A seguir explicamos um pouco mais sobre ciclo de crédito e como a inteligência de crédito ajuda a aumentar seu lucro e reduz a inadimplência. Boa leitura!

O QUE É CICLO DE CRÉDITO?

O processo de ciclo de crédito abrange a gestão e recuperação de crédito, usado desde o varejo até o setor financeiro. O ponto fundamental do ciclo de crédito é fazer com que qualquer negócio que ofereça ou pretenda oferecer a vantagem da concessão de crédito, o faça de forma segura e rentável. 

Isso é possível ao conhecer profundamente o perfil dos clientes e gerenciá-los mais de perto através do cruzamento de dados seguros. Dessa forma, é possível antecipar e minimizar possíveis perdas decorrentes do não pagamento de dívidas. 

Além de controlar as taxas de inadimplência, esse acompanhamento do ciclo de crédito, juntamente com outras medidas essenciais como a política de crédito e cobrança, é essencial para que a loja invista em novas oportunidades de negócio.

INTELIGÊNCIA DE CRÉDITO: COMO ELA AJUDA O LOJISTA A TER MAIS LUCRO

A inteligência de crédito auxilia o lojista a tomar decisões mais seguras sobre a concessão de crédito e a gestão de riscos. O uso de ferramentas de inteligência de dados permite que lojas do varejo tenham capacidade de avaliar o risco associado à concessão de crédito a um determinado cliente.

Soluções de alta tecnologia são responsáveis por englobar análise de dados com a modelagem estatística e aprendizado de máquina, visando a análise mais positiva possível para concessão de crédito.

As vantagens de ter uma inteligência de crédito apoiando suas vendas a prazo são:

  • Aumento das vendas: 

Ao oferecer crédito para clientes com mais chances de pagar em dia, a empresa pode aumentar as vendas e expandir o seu negócio;

  • Redução dos custos de cobrança: 

A análise de crédito usando a inteligência de crédito, reduz os custos de cobrança e operacional, uma vez que identifica previamente os clientes com maior probabilidade de inadimplência antes da concessão do crédito;

  • Decisões mais seguras: 

Com o uso de ferramentas de inteligência de dados, sua loja pode avaliar o risco de conceder crédito a uma pessoa física ou jurídica, apoiada em dados corretos e precisos. Isso traz tranquilidade na hora de planejar seus próximos investimentos;

  • Gestão eficiente dos recursos financeiros:

Fazer uma gestão eficiente dos recursos financeiros, usando a tecnologia e a inteligência, é essencial para a sobrevivência de um negócio, especialmente quando o empreendimento realiza vendas a prazo.

  • Minimização de prejuízos: 

Ao conhecer a fundo o perfil dos clientes e fazer uma gestão mais apurada, é possível prever e minimizar possíveis prejuízos pela falta de pagamento.

  • Adaptação rápida às mudanças: 

A capacidade de adaptar limites e estratégias de cobrança com base nas informações em tempo real permite que as empresas do varejo se ajustem rapidamente às mudanças, levando também em consideração as circunstâncias de mercado.

Como você deve ter percebido, a inteligência de crédito é uma peça central nas finanças de uma loja, para torná-la mais robusta e resiliente. Por isso, a INFOX oferece ao mercado uma solução completa, com a tecnologia da inteligência de crédito para lojas do varejo, com o objetivo de estimular as vendas a prazo mitigando riscos.

Nossa experiência de mais de 36 anos no segmento de meios de pagamentos, nos permitiu desenvolver uma tecnologia alinhada com o que sua loja realmente precisa para vender mais. Fale com um consultor INFOX e descubra como é possível transformar seus resultados com a nossa solução!  

Fonte:

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