Clientes estão mais dispostos a fazer reformas, apontam pesquisas

Gestão do Varejo

Clientes estão mais dispostos a fazer reformas, apontam pesquisas

Recente pesquisa mostra que os consumidores brasileiros estão mais dispostos a gastar com reformas em casa. Essa notícia é muito positiva e pode ser uma oportunidade para o lojista aumentar sua lucratividade.

Um movimento observado durante a pandemia de coronavírus, há três anos atrás, foi o aumento considerável de pessoas adquirindo produtos para reformar a casa. As pessoas tiveram que ficar isoladas e, com isso, pararam para observar sua casa e encontraram uma atividade para esse período.

O que parecia ter passado, na verdade continua a todo vapor. É o que mostra uma pesquisa realizada recentemente pela Casa do Construtor, em parceria com a AGP Pesquisas, onde foram entrevistadas cerca de 600 pessoas em todas as regiões do Brasil. 

Em 2020, 68% dos entrevistados disseram estar pensando em fazer uma reforma em casa. A mesma pesquisa foi feita em 2023 e trouxe o dado que 63% dos entrevistados querem fazer, ou já estão fazendo, pequenas reformas em casa. Isso considerando que, em 2023, 63% dos entrevistados estão trabalhando presencialmente e apenas 12% remotamente.

Como a intenção de fazer pequenas reformas ainda está em alta, preparamos este artigo para você que é dono (a) ou gestor (a) de lojas de materiais para construção, elétrica, hidráulica e móveis, tenha ideias para aproveitar essas oportunidades da melhor forma para sua loja.

 

O QUE MAIS A PESQUISA APONTOU?

A pesquisa perguntou quais os motivos que levaram a pensar em fazer uma reforma em casa neste momento. A principais razões foram estas:

  • Adequar o espaço para uma melhor convivência familiar;
     
  • Reparos emergenciais como trincas, infiltrações e vazamentos;
     
  • Melhorias de forma geral para embelezar a casa.

Com isso já temos uma dica: faça seus anúncios de divulgação dos produtos que sua loja vende, considerando mensagens que remetem a uma casa bonita, bem arrumada e com um ambiente confortável, familiar e acolhedor.

Os pesquisadores perguntaram também quais ambientes da casa vão receber melhorias. Em primeiro lugar, os entrevistados escolheram o banheiro ou lavabo e em segundo lugar a cozinha. Reformas no quarto foram citadas por 55% dos entrevistados em 2021, número que caiu para 42% neste ano. 

A área de lazer foi citada por 18% dos entrevistados como um ambiente da casa que eles pretendem fazer melhorias e reformas.

Um outro dado importante: dos entrevistados pela pesquisa, mais da metade (52%) não possuem um serviço de seguro ou assistência, o que representa um importante indicativo que existe uma grande parte de pessoas que estão indo ou pretendem ir às lojas para fazer as compras.

 

APROVEITE ESSA OPORTUNIDADE DE VENDER MAIS COM ESSAS AÇÕES

Se você é proprietário (a) ou gerente de uma loja do setor de construção ou móveis, existem várias oportunidades que você pode aproveitar e aumentar as vendas quando os clientes estão mais propensos a realizar reformas em casa, como mostrou a pesquisa.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a aproveitar ao máximo essas oportunidades:

1 - Mantenha-se informado sobre as tendências do mercado: 

Fique de olho nas últimas tendências e lançamentos de produtos para reforma e construção de casas e certifique-se de que sua loja esteja abastecida com os materiais mais populares e procurados. 

Além disso, é importante que seu estoque esteja em dia para atender seus clientes que procuram os melhores e mais recentes produtos para seus projetos de reforma.
 

2 - Ofereça promoções e descontos: 

Uma das formas mais eficazes de aumentar as vendas é oferecendo promoções e descontos em seus produtos. Considere oferecer descontos em compras de grande quantidade ou realizar promoções especiais para cada ambiente da casa.

É também uma excelente oportunidade de você oferecer um programa de fidelidade. Assim o cliente vai ver que é vantajoso comprar e ampliar a reforma que ele pretende fazer, aumentando suas vendas.
 

3 - Forneça excelente atendimento ao cliente:

Oferecer um atendimento ao cliente de alto nível é essencial para atrair e reter clientes. Certifique-se de que sua equipe tenha conhecimento sobre seus produtos e possa fornecer conselhos e recomendações úteis aos clientes.

Tenha também um controle apurado das entregas para você reduzir custos e atender as expectativas dos clientes, reforçando a relação de confiança para que eles voltem a comprar. 

Considere oferecer serviços adicionais, como instalação gratuita, para tornar a experiência de compra ainda mais conveniente para seus clientes.
 

4 - Amplie o mix de produtos da sua loja:

Considere expandir sua linha de produtos para incluir itens complementares, como ferramentas, acessórios e itens decorativos. Isso pode ajudar a aumentar seu ticket médio de venda, aproveitando a compra por impulso.
 

5 - Invista em ações de marketing:

Nós já até falamos anteriormente, mas aproveite os dados apresentados pela pesquisa para pensar em ações de marketing, com foco no que os clientes querem para sua casa. Considere investir em publicidade, mídia social e outros canais de marketing para alcançar um público mais amplo e promover seus produtos.

No chão de loja, invista na decoração e criação de ambientes, principalmente nos itens que tem relação com os cômodos mais interessantes para quem quer reformar a casa, como mostrou a pesquisa.

 

6 - Ofereça formas diferenciadas de pagamento: 

Clientes que pretendem fazer reformas, de modo geral, precisam de meios para pagar parcelado e poder até pensar em expandir a reforma. Aí está uma oportunidade muito rentável para sua loja: oferecer crédito próprio para seus clientes.

Você pode oferecer um cartão de crédito com a marca da sua loja ou através do crediário (o famoso carnezinho). Seu cliente vai ver que é mais vantajoso comprar na sua loja e você vai aumentar a rentabilidade com as taxas e tarifas que iriam para as empresas de cartões.
 

OPORTUNIDADES DE AUMENTAR VENDAS PRECISAM DE UMA GESTÃO COMPLETA

Essas oportunidades que o mercado oferece precisam ser aproveitadas pelo seu negócio. Entretanto, se sua loja não tem uma solução de tecnologia para gestão de todos os setores, você pode estar deixando de ganhar mais, gerando prejuízos.

A INFOX tem uma solução completa para a gestão de estoque, vendas, financeiro, compras, expedição, tudo de forma fácil, prática e inteligente. Mas e se surgir aquela dúvida sobre tributação? A INFOX oferece a assessoria de especialistas em varejo, para te ajudar com essa e outras dúvidas para vender mais.

Seguindo essas dicas, você poderá aproveitar as oportunidades, a vontade dos clientes por reformar a casa e aumentar as vendas da sua loja. Fale, sem compromisso, com um de nossos consultores e descubra tudo que a INFOX pode fazer para transformar o seu negócio.

Fonte: Marketing INFOX VAV

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