Segmento farmacêutico em alta: confira 5 dicas para aproveitar este momento

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Segmento farmacêutico em alta: confira 5 dicas para aproveitar este momento

Pesquisa feita por importante instituto aponta crescimento do setor para os próximos meses. Por isso, donos de farmácias precisam aproveitar essa oportunidade melhorando o atendimento para vender mais.

Se você é varejista e atua no segmento de farmácias, recomendamos a leitura deste artigo, pois apontamos dicas interessantes para lojas desse setor aproveitarem o bom momento que o mercado está passando. Os números do primeiro trimestre são bastante interessantes, o que elevou o otimismo para os próximos meses.

Você vai ver que existem ações que podem potencializar seus resultados neste momento e, mais importante, satisfazendo e fidelizando seu cliente. Boa leitura!

 

CRESCIMENTO DO SETOR FARMACÊUTICO EM 2023

O Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) apresentou um levantamento feito em junho deste ano, que aponta um crescimento do segmento farmacêutico de 18% no primeiro trimestre deste ano quando comparado com o mesmo período de 2022. Neste número estão reunidos, além de medicamentos, perfumaria e demais produtos.

O mesmo levantamento indicou que o mês de março de 2023 foi o que teve o crescimento mais expressivo: 21,1% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Com esse número, institutos de pesquisa e projeção de mercado já desenham um cenário otimista para os próximos meses. A IQVIA, por exemplo, fez uma pesquisa onde a expectativa é de crescimento de 10,5% do setor farmacêutico em 2023.

Incentivos para produção e tributação mais adequadas de medicamentos são algumas das razões apontadas pelos institutos para explicar essa alta. Além disso, é esperado também um crescimento na linha de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, importantes para o faturamento das farmácias.

 

COMO AS FARMÁCIAS PODEM APROVEITAR ESTE MOMENTO?

Donos de farmácias podem potencializar seus resultados focando no atendimento ao cliente em suas lojas. Isso pode fazer a diferença na hora do cliente escolher onde ele vai fazer suas compras. 

Abaixo separamos algumas dicas que podem ser implementadas na sua farmácia para você aproveitar ao máximo este bom momento do setor farmacêutico:

1 - Diversifique seu estoque

Certifique-se de que sua farmácia possui uma ampla variedade de produtos, incluindo medicamentos, suplementos, produtos de cuidados pessoais e outros itens relacionados à saúde e cuidados pessoais. Além disso, procure trabalhar apenas com fornecedores de produtos de qualidade, garantindo que os clientes encontrem o que precisam e sintam confiança na hora de comprar.

 

2 - Ofereça um atendimento personalizado

Invista no treinamento de seus funcionários para oferecer um atendimento atencioso e personalizado aos clientes. Eles devem estar bem informados sobre os produtos, capazes de responder a dúvidas e recomendações adequadas às necessidades de cada pessoa. Criar um ambiente acolhedor e amigável também é essencial para atrair e fidelizar clientes.

 

3 - Implemente programas de fidelidade e descontos

Como você viu, além dos medicamentos, produtos de perfumaria e cosméticos também devem crescer. São produtos que geram uma recorrência de compra muito alta e isso é uma grande oportunidade de venda.

Por isso é importante que sua farmácia ofereça um programa de fidelidade que recompensa os clientes por suas compras regulares. Isso pode incluir descontos exclusivos, acumulo de pontos que podem ser trocados por produtos ou outros benefícios especiais, e ainda, cashback. 

Essas ações incentivam os clientes a retornarem à sua farmácia, fortalecendo a relação entre eles e o estabelecimento.

 

4 - Utilize a tecnologia para melhorar o atendimento e a gestão

Tenha sistemas informatizados para gerenciar o estoque, controlar as vendas e otimizar o atendimento. Além disso, considere oferecer serviços online, como entrega de medicamentos em domicílio ou um aplicativo para a farmácia, que permite aos clientes fazer pedidos de forma mais conveniente. A tecnologia pode ajudar a agilizar processos, melhorar a comunicação e tornar a experiência do cliente mais agradável e eficiente.

 

5 - Ofereça formas de pagamento mais atrativas

As formas mais comuns de pagamento, como cartão de crédito ou débito, estão presentes em todas as lojas e nos seus concorrentes. Portanto, é preciso que sua loja ofereça formas de pagamento diferenciadas e vantajosas, tanto para você quanto para seu cliente.

Estamos falando da oferta de crédito próprio, através do crediário ou de um cartão de crédito com a marca da sua farmácia. Com isso, você pode oferecer taxas mais atrativas e seu cliente poderá parcelar as compras e ter seu crédito aprovado com mais facilidade.

Os riscos de inadimplência, nestes casos, são mitigados se sua farmácia tiver uma solução de tecnologia que faz todo o levantamento de dados dos clientes nos bureaus de crédito mais renomados do mercado. Com isso, basta você criar uma boa política de crédito para cada perfil ideal de cliente.

 

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A INFOX está presente no mercado de tecnologia para meios de pagamentos há mais de 35 anos e entende a fundos sobre gestão de crédito próprio e programas de fidelidade. Hoje, grandes clientes como a rede de farmácias São João, presente nos estados do sul do Brasil, utilizam nossa solução e têm tido excelentes resultados.

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Fonte: Marketing INFOX PMP

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