Veja como preparar sua loja para as vendas no Dia das Mães
Gestão do Varejo
Já sabemos que as datas comemorativas são uma excelente oportunidade de aumentar a receita da loja. Por esse motivo, você também precisa investir em táticas de vendas no Dia das Mães. Afinal, estamos falando de um momento em que as pessoas se sentem mais propícias a presentear.
Mas também, é importante saber aproveitar as emoções envolvidas nessa data para criar um elo emocional com o público, atraindo-o para as compras. Principalmente porque hoje em dia esse público mudou e se ampliou, estendendo-se às avós, tias, esposas e até aos pais que exercem o duplo papel.
Pensando nisso, trouxemos este artigo com dicas valiosas para você preparar sua loja e vender muito nessa época. Vamos lá?
Invista na decoração da loja
A experiência visual tem um papel fundamental para estimular o consumidor a comprar. Nesta data, as pessoas estão mais sensíveis e emotivas, o que pede uma decoração criativa e singela. Porém, vale lembrar que o conceito atual de mãe é mais abrangente do que há alguns anos. Por isso, fuja de estereótipos e crie um layout que direcione os sentidos do cliente para os produtos, como:
- música ambiente;
- cheiro agradável;
- vitrines iluminadas;
- adesivos sob medida;
- objetos de decoração.
ALERTA QUARENTENA: se por determinação do governo e órgãos responsáveis da sua região o comércio não esteja operando, você pode utilizar outros recursos para apresentar, da melhor maneira possível, as novidades de sua loja e dar destaque aos seus produtos de maneira contextualizada. Uma boa dica, por exemplo, é caprichar nas fotos e divulgar em suas mídias sociais, aproveitando para usar e abusar das hashtags (#) alusivas à data, além da possibilidade de impulsionar este conteúdo para outros públicos-alvo que sejam do seu interesse. Desta forma, você não só garante o reforço de sua marca, como aumenta seu alcance!
Crie promoções e descontos especiais
Outra dica fundamental para aumentar as vendas no Dia das Mães são as campanhas promocionais. Como as pessoas estão propícias a comprar, esse detalhe pode fazer toda a diferença na hora de escolher a loja. Veja algumas ideias para você se inspirar:
- descontos: podem ser oferecidos para compras à vista ou como cupom de desconto em outros produtos;
- brindes: proporcionam a sensação de que o cliente é querido pelo estabelecimento. Também podem ser feitos em parcerias com outras lojas que vendem produtos correlacionados;
- sorteios: você pode sortear brindes apenas para aqueles que compraram em determinada época, como na semana do Dia das Mães, por exemplo;
- eventos: são ótimos para movimentar a loja. Mas é importante relacioná-los aos produtos que o estabelecimento vende. Por exemplo, para uma loja de roupa feminina, uma degustação de serviços de beleza seria interessante.
ALERTA QUARENTENA: para adaptar estas ações às vendas ou divulgação em meios eletrônicos, você pode criar ofertas exclusivas em seu e-commerce ou, se você ainda não dispõe deste canal, pode caprichar nas ofertas pelo Facebook, Instagram e até mesmo via WhatsApp, criando anúncios e benefícios exclusivos para seus seguidores.
Ofereça kits e embalagens temáticas
Considerando que os clientes que compram nesta data querem presentear alguém, a maneira como o produto é entregue também pode ser um diferencial no seu estabelecimento. Além disso, os kits são uma grande oportunidade de aumentar o valor de cada venda. Por isso, faça conjuntos de produtos relacionados e invista em embalagens charmosas e criativas. Assim, o consumidor só precisa comprar e entregar.
ALERTA QUARENTENA: caso suas vendas estejam sendo realizadas mediante entrega ao cliente, em formato delivery, cuidado com o tipo de embalagem para não danificar seu conteúdo ou propiciar uma apresentação negativa devido a logística mal planejada.
Ao realizar a entrega, a empresa e os entregadores devem reforçar medidas de segurança e higiene para o manuseio não apenas na manipulação, mas também na entrega. Reforce também a comunicação ao seu cliente em relação aos cuidados que estão sendo tomados.
Faça campanhas nas redes sociais
As campanhas de marketing são fundamentais para planejar suas ações, atrair e até fidelizar clientes. Além disso, com o alcance das redes sociais, não podemos negar que essa ferramenta se tornou um meio forte de divulgação. Por isso, considere também criar estratégias para atrair os clientes até à loja, como conteúdos interativos, sorteios e anúncios de publicidade.
Como vimos, com as estratégias certas é possível estimular o consumidor para comprar e ter excelentes resultados nas vendas no Dia das Mães. Mas, vale reforçar que todas essas ações apenas trarão resultados se o processo de venda for eficaz, proporcionando uma boa experiência ao cliente. Por isso, lembre-se de manter o controle do estoque e treinar os vendedores para a abordagem certa, independente do canal em que a oferta seja criada: online ou presencial!
As ações sugeridas com certeza poderão ajudá-lo a ter uma data comemorativa mais rentável e atrativa para seu negócio! Quer aproveitar e saber como fidelizar mais clientes no varejo? Então baixe este e-book gratuito agora mesmo!
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