Momento ideal para vendas com cartão, aponta indicador da Abecs

Processamento de Meios de Pagamentos

Momento ideal para vendas com cartão, aponta indicador da Abecs

Levantamento reforça a importância de os lojistas venderem a prazo, através do cartão. Compras pagas com cartões cresceram 9,2% no terceiro trimestre de 2023, segundo levantamento realizado pela Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços. A modalidade cartão de crédito foi a que mais se destacou, seguida pelos cartões de débito e pré-pago.

De acordo com o último relatório da Abecs, a entidade que representa os meios de pagamento eletrônicos, houve um crescimento de 9,2% nas compras realizadas com cartões de crédito, débito e pré-pagos no terceiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 939 bilhões. Considerando os pagamentos feitos de janeiro a setembro, os brasileiros movimentaram R$ 2,7 trilhões em compras com cartões, representando um aumento interanual de 10,1%.

O presidente da Abecs, Giancarlo Greco, destacou que os brasileiros realizaram cerca de 119 milhões de transações com cartão por dia, durante o terceiro trimestre, uma marca impressionante na história dos pagamentos com cartão. No trimestre, foram registrados 10,7 bilhões de pagamentos, o que corresponde a um crescimento de 12,9% em relação ao mesmo período de 2022.

 

AUMENTO NAS VENDAS COM CARTÃO: OPORTUNIDADE PARA O LOJISTA

 

Este crescimento aponta uma tendência no consumo, que você precisa considerar nas estratégias do seu varejo para aumentar sua lucratividade, vendas e expansão do negócio. Aqui reunimos algumas razões pelas quais você deve priorizar as vendas por cartão em sua loja:

 

1) Conveniência para o cliente: Muitos clientes preferem o uso de cartões por ser uma forma de pagamento rápida e fácil. Além disso, eles não precisam se preocupar em carregar dinheiro físico ou documentos para concluir uma venda a prazo;

 

2) Segurança: As transações com cartão são mais seguras do que o dinheiro físico. Elas podem ser rastreadas e não há risco de perda ou roubo de dinheiro. Além disso, a segurança também está do lado do lojista, na análise, cadastro e manutenção de dados dos clientes para reduzir riscos de inadimplência.

 

3) Aumento das vendas: Como já citamos, a possibilidade de parcelamento atrai mais clientes que precisam fazer suas compras utilizando o cartão. Isso reflete no aumento das vendas e, consequentemente, no lucro.

 

4) Gerenciamento de dinheiro simplificado: Com as vendas por cartão, o gerenciamento de dinheiro se torna mais fácil. Você pode acompanhar facilmente suas vendas e receitas, facilitando a contabilidade e o planejamento financeiro. Outro benefício está em utilizar uma solução de gestão moderna que traga dados dentro da sua política de crédito para análise do perfil dos clientes aptos a comprar a prazo.

 

5) Competitividade: Especialistas em crédito e finanças são categóricos ao afirmar que a venda através de cartões pode ajudar a manter sua loja competitiva e atrativa. Muitos clientes esperam que essa opção de pagamento esteja disponível e podem optar por comprar em outro lugar se não for.

 

6) Tarifas e taxas ofertando crédito próprio: Ao oferecer crédito próprio, você pode cobrar juros e tarifas sobre as compras parceladas. A modalidade de oferta de crédito é muito utilizada por empresas do varejo, já que essas taxas podem se tornar uma fonte significativa de receita para o negócio.

 

7) Aumento do ticket médio: Quando a estratégia de venda da sua loja oferece a opção de crédito próprio, seus clientes podem se sentir mais confortáveis para fazer compras maiores e de produtos com maior valor agregado, já que suas tarifas ou taxas podem ser mais vantajosas que as praticadas pelo mercado. Isso vai fazer o seu ticket médio de venda aumentar consideravelmente.

 

8) Fidelização de clientes e diferencial competitivo: O crédito próprio pode incentivar os clientes a retornarem à sua loja, aumentando assim a fidelização de clientes e as vendas recorrentes. E eles retornando cada vez mais, a oferta de crédito passa a ser um diferencial para a sua loja, atraindo mais clientes e destacando-se da concorrência.

 

POR ONDE COMEÇAR PARA OFERECER CRÉDITO PRÓPRIO?

 

Como você deve ter percebido até aqui, oferecer crédito próprio em sua loja pode ser uma excelente estratégia para aumentar as vendas, a rentabilidade e fidelizar clientes. Mas sempre surge a dúvida de como começar a ofertar o crédito. A seguir, reunimos algumas dicas importantes.

Primeiro comece contratando uma solução de gestão, que tenha a tecnologia mais avançada para fazer uma análise de crédito mais criteriosa e que seja repleta de informações para você não perder nenhuma venda e nem correr riscos com a inadimplência.

Essa solução precisa disponibilizar os meios mais fáceis para o cliente fazer o cadastro com agilidade e que garanta segurança para sua operação. Soluções onde o cliente pode fazer tudo pelo celular e autenticar seus dados por envio de fotos de documentos e biometria facial são os mais recomendados e seguros.

Com este apoio da tecnologia, fica mais fácil para você definir regras claras para a concessão de crédito, para que seus clientes entendam como funciona o seu crediário, percebam os benefícios e vantagens, sem trazer impactos no seu fluxo de caixa e em investimentos futuros.

A INFOX tem a tecnologia que você precisa para oferecer crédito próprio na sua loja, com inteligência e segurança para toda a operação. Com a nossa solução de gestão de crédito, seus clientes poderão parcelar as compras diretamente com você, sem precisar de bancos ou financeiras. É uma mão na roda para quem não tem acesso a outras formas de crédito ou precisa comprar algo mais caro e não pode pagar tudo de uma vez. Interessante, não é mesmo?

Então, fale com um consultor INFOX hoje mesmo, para juntos superarmos suas expectativas e alavancar suas vendas!

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Saiba como a cópia integral de textos pode ser ruim para você clicando aqui.

Fonte: Marketing INFOX PMP

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.