10 tendências para o varejo de material de construção

Gestão do Varejo

10 tendências para o varejo de material de construção

Está em busca de informações sobre as atuais tendências para o varejo de material de construção? Neste artigo, vamos apresentar algumas previsões para quem trabalha com esse segmento.

Na área de venda de materiais para a construção civil, tendências surgem a cada ano determinando novos passos para os gestores alinhados aos movimentos da indústria. Os números apontam para um crescimento que vai ser observado com expectativa.

No ano de 2019, o comércio varejista registrou um período de estabilidade, alcançando a margem de 5% nas vendas e com um faturamento de R$ 140 bilhões. Para este ano de 2020, a Anamaco previu o crescimento de 8% nas vendas do varejo de material de construção. Espera-se que essa expectativa se mantenha, apesar das condições que estão sendo enfrentadas neste momento. Confira!

Veja as expectativas para a construção civil em 2023

Para 2023, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a previsão para 2023 é de um crescimento de 4,5%, caso o cenário da economia permaneça estável. Para ter uma noção, em 2021 a 2022, o setor da construção civil conseguiu crescer 9,7%.

Entenda a importância de conhecer as tendências no varejo de material de construção

Você, que empreende um negócio voltado para a construção e deseja impulsionar o crescimento gerando mais receita, precisa caminhar lado a lado com a evolução do mercado. Caso contrário, o desinteresse pode resultar na falta de clientes pela desatualização, o que só trará prejuízos financeiros para a empresa. Por isso, mantenha-se atualizado para aumentar a competitividade diante da concorrência!

Ao conhecer as tendências no varejo de material de construção, você pode preparar-se para as mudanças e até antecipar-se a elas. Assim, é possível sair na frente da concorrência ou, pelo menos, não ficar para trás enquanto as outras empresas se destacam. Todo diferencial é importante para a competitividade do negócio, principalmente a capacidade de inovar, oferecendo soluções mais modernas para os clientes.

Para acompanhar essas tendências, você deve se manter atualizado, visitando os portais de materiais de construção, por exemplo. Nos blogs de empresas que atuam no ramo, também é possível encontrar as inovações e as tendências. Empresas que trabalham com tecnologia também podem oferecer informações valiosas em seus portais.

Além de usar a internet, que é um meio mais rápido e cômodo, você pode fazer uma pesquisa de mercado e se informar com outros empreendedores que trabalham no mesmo setor. Vale a pena ficar atento ao que as mídias em geral e, especialmente as digitais, publicam sobre o assunto.

Veja quais produtos vender no varejo de material de construção

O varejo de material de construção movimenta mais de R$ 100 bilhões anualmente, o que reflete a nova dinâmica da indústria e da evolução varejista. O consumidor informado é mais exigente e, quando acessa o ponto de venda, ele sabe o que procurar e como selecionar os melhores vendedores.

Como veremos mais abaixo, os produtos sustentáveis, que sejam reciclados e recicláveis, são opções para atrair a atenção dos consumidores e impulsionar as vendas. Além deles, existem produtos básicos que não podem ser esquecidos, como argamassas, ferramentas em geral, cerâmicas, tintas, cimento e rejunte. São itens muito procurados em reformas e construções.

No Brasil, quase não existem obras sem concreto. Logo, os fabricantes desse insumo aguardam um aumento nas vendas próximo dos 3,5% que foram registrados no ano de 2019, conforme o SNIC (Sindicato Nacional da Indústria do Cimento). 

Outro produto importante para o varejo de material de construção é o vidro plano. Conforme a ABRAVIDRO, apesar de uma queda de 7% a mais na expectativa de faturamento em relação ao ano de 2019, o ano de 2020 apresenta uma expectativa de aumento de 58%, 4% a mais em relação ao ano anterior, que foi de 54%.

Em relação à quantidade de funcionários (geração de emprego), o ano de 2020, ainda de acordo com a ABRAVIDRO, tem expectativa de aumento de 37% (contra 27% em 2019). As intenções de investimento de grandes empresas no setor correspondem a 13% em 2020 contra 8% em 2019.

Confira as principais tendências para este ano de 2020

Se você não sabe onde descobrir mais sobre tendências no varejo de material de construção, não precisa se preocupar. Aqui você vai encontrar todas as dicas necessárias para alavancar o seu negócio. Neste artigo, você também ficará por dentro dos modelos mais promissores para os próximos meses.

  • 1. Produtos reciclados

Falar sobre o comportamento do consumidor brasileiro ainda significa tocar nos efeitos econômicos do país. Afinal de contas, a forma de comprar foi bastante alterada, abrindo portas para um crescimento do consumo de produtos reciclados ou usados. A sustentabilidade e a proteção do meio ambiente são temas que estão em alta e influenciam os hábitos dos consumidores.

Em virtude disso, os itens reciclados com aparência nova roubam a cena cada vez mais nas residências mais sofisticadas, sem deixar de marcar presença nas casas simples, práticas e confortáveis. Atento a isso, o setor tem concentrado esforços no investimento de práticas sustentáveis, como a gestão de resíduos nas obras, procurando dar um destino adequado para tudo que não pode ser reutilizado.

Além da ampla promoção para favorecer a utilização de materiais ecológicos, há um alto número de construtoras se engajando em projetos em prol da eficiência energética e do uso de recursos naturais. A abordagem sustentável prova que, no meio de uma conjuntura complicada, sempre é possível enxergar oportunidades quando há problemas não solucionados.

Dessa forma, a venda de itens reciclados tem sido fomentada por uma nova visão de mundo que vai se alastrando aos poucos entre os brasileiros. Trata-se de um conceito mais voltado para a automatização de serviços e para a construção de novos sistemas multimodais e de distribuição nas cidades. É o reflexo de um consumo mais consciente que vai se expandir durante os meses que estão por vir.

  • 2. Lojas antenadas às tecnologias

Não há dúvidas de que a tecnologia finalmente chegou para trazer uma grande transformação digital tanto no setor de construção civil quanto no comércio de materiais. Empreendedores com os olhos mais abertos estão antenados a esse fato, apostando suas fichas! As soluções tecnológicas oferecidas no mercado prometem mais facilidade para as operações, otimizando processos e aumentando o nível de satisfação do cliente. São diversas as opções disponíveis:

  • possibilidade de encontrar uma representação da sua loja física na internet por meio do e-commerce;
  • oportunidade para comentar ou avaliar notas;
  • facilidade de contato e relacionamento por meio de SMS e e-mail;
  • solução de gestão na nuvem;
  • facilidade de buscar informações e fazer operações por meio de dispositivos móveis;
  • agilidade na emissão de boletos e faturas.

Existem, ainda, soluções que podem direcionar a clientela até que ela decida passar pela experiência de comprar com você. Um ponto que vale a pena ressaltar é a qualidade do atendimento que, como nunca antes, se tornou capaz de definir o rumo dos varejistas. O avanço dos e-commerces e das redes sociais possibilita que o consumidor vá até a loja física munido de informações sobre o item que deseja adquirir. Eles conseguem acessar inúmeras informações por meio dos seus celulares.

Sendo assim, ele não tende a fazer tantas perguntas como antes, tomando decisões baseadas no que ele aprendeu online sobre determinado produto ou serviço. Por sua vez, os vendedores precisam vestir a camisa de embaixadores das marcas proporcionando uma ótima experiência no ato da compra e corrigindo as informações equivocadas acerca das mercadorias. Poucos lojistas se mostram, de fato, prontos e dispostos a isso, pois é necessário ter uma adaptação com a realidade atual do mercado de consumo.

  • 3. Plataforma para gestão de pagamentos

Outra dica relacionada à inserção da tecnologia é uma plataforma própria online para administrar cartões. Desse modo, fica mais prático realizar o processamento dos meios de pagamento. Uma plataforma certificada, além de facilitar as transações, também oferece mais segurança aos lojistas e aos consumidores.

Entre as soluções que essa plataforma oferece, podemos citar: cartão de crédito rotativo ou sem rotatividade; cartão próprio da loja (private label); crediário web; convênio empresa; cartão pré-pago e benefícios, como alimentação, combustível, refeição, cultura e outros. Além da segurança, a plataforma centralizada proporciona mais escalabilidade e melhor desempenho.

  • 4. Atacarejo

A criação de novos nichos de mercado possibilitou o surgimento de um formato recente no setor: o atacarejo. A combinação costuma ligar os conceitos de autosserviço com o famoso “pague & leve”. Dessa forma, independentemente da quantidade comprada, o consumidor final se autoatende, paga os produtos e os retira por si só.

O público do atacarejo é composto de compradores de lojas de materiais de construção, mesmo consumidores que estejam construindo ou reformando sem a intervenção de construtoras. O projeto principal, que atende a um público segmentado, se resume a uma grande loja sem a figura de vendedor atuando. Os únicos funcionários presentes são os responsáveis pela reposição, pela limpeza e pela operação dos caixas.

  • 5. Inovação no orçamento

Ninguém gosta de passar horas calculando os produtos necessários para fazer uma determinada obra, levando em conta todos os preços e negociações. Além disso, por mais cálculos que sejam feitos, é normal faltarem materiais durante as construções ou reformas. Essa atividade longa e complicada está na mira dos empreendedores, uma vez que eles buscam identificar os problemas para encontrar soluções prósperas.

A transparência e a agilidade com o orçamento representam uma preocupação do setor e vão continuar percorrendo os próximos meses. Os lojistas têm percebido que quanto mais tranquilos os seus clientes estiverem no cálculo das compras, mais confiança vai ser depositada na sua empresa. No entanto, já existem diversas soluções tecnológicas disponíveis para o segmento, as quais facilitam a gestão de projetos e outras atividades relacionadas.

  • 6. Integração de serviços

O mercado de reforma permanece aquecido durante o ano inteiro no Brasil, porque o país tem milhões de casas, apartamentos e salas comerciais sendo reformados constantemente. Isso significa que elas sobrevivem bem até o momento em que vão demandar leves reparos. Uma hora ou outra, esse fato acontece na grande maioria das casas por conta do uso e do desgaste natural. Além do mais, todos os anos, surge a necessidade de haver novas construções e milhares de novas obras são iniciadas.

Com isso, a concorrência no setor de varejo de materiais de construção aumenta, obrigando que as empresas busquem diferenciais relevantes diante da clientela. Uma das possibilidades mais encaradas ultimamente é o oferecimento de um serviço completo capaz de ir além da mera venda de produtos. Estamos falando de agregar tarefas, como a entrega de produtos sem custo e treinamentos grátis, abordando dicas de reformas e uso de materiais.

Com o aumento da oferta de capacitações a distância para funcionários da construção civil, o problema da falta de profissionais qualificados tem sido resolvido aos poucos, melhorando o cenário do setor. Para aderir a essa tendência, é necessário fazer as contas e pensar de forma estratégica. Sua oferta para o cliente precisa ser a mais tentadora possível dentro da realidade do seu empreendimento.

Estudar um comércio espaçoso e amplamente distribuído como o de materiais de construção não é fácil. Preparar-se para o futuro desse mercado é um desafio ainda mais exigente, porém, contra as claras tendências e números em destaque, não há argumentos. Para ter um bom ano em seus negócios, não deixe de caprichar na escolha de fornecedores comprometidos e de boa procedência.

  • 7. Marcas próprias

As previsões para o comércio de materiais de construção são promissoras, contudo, fazer uma análise 100% correta é praticamente impossível. Mas o que já se pode afirmar como realidade é o comportamento das empresas de varejo nos dias atuais. A maioria delas está criando as suas marcas próprias e diversificando os produtos que são colocados à venda para os seus clientes.

A ideia é aumentar os lucros oferecendo opções interessantes com materiais diversos e que sejam de produção própria. Com isso, o faturamento tende a se elevar, uma vez que os produtos da sua própria marca não incluem o custo comercial, os investimentos em publicidade, as despesas com transporte e outras taxas. As novas mercadorias são produzidas e vendidas entre os fornecedores e o dono da marca.

  • 8. Inovação nas vendas

As inovações tecnológicas estão sendo aplicadas em todos os setores das organizações. Elas marcam presença nos procedimentos operacionais, no atendimento aos clientes, nas análises administrativas, e nos mais variados modelos de gestão. As soluções abrangem ainda as vendas, que estão acontecendo na internet com muita frequência, por meio do ecommerce.

Você pode investir no seu próprio site e conseguir vendas online diariamente. Crie a sua loja virtual. Ela vai ter um custo bem pequeno comparando-se com os benefícios que pode proporcionar. Não se esqueça de caprichar na descrição dos seus produtos, oferecer diversas possibilidades de pagamento, com parcelamentos em cartão de crédito e, se possível, sem a aplicação de juros!

  • 9. Aumento das compras pela internet

O varejo de material de construção também se desenvolve no ambiente online, no comércio eletrônico, como falamos no item anterior. Os consumidores fazem todo tipo de compras pela internet, inclusive de materiais para construir e reformar. Basta acessar o site da loja, pesquisar, comparar preços e comprar.

Mesmo quando existe uma loja física na cidade, o consumo pela internet é alto devido à praticidade. Um dos principais empecilhos para a concretização de negócios pela internet é o frete, que pode ser muito alto quando o produto tem que percorrer uma longa distância para chegar até o cliente. Por isso, é preciso encontrar meios de baratear o frete para o cliente sem ter prejuízos. Claro que se o e-commerce é na mesma cidade ou no mesmo estado do consumidor, o frete é mais acessível.

É comum também fazer compras pela internet e retirar o produto na loja física, outra praticidade para o cliente e para a própria empresa. Essa é uma vantagem proporcionada pela integração de canais de atendimento e vendas (omnichannel). Vamos ver mais sobre essa integração no item seguinte.

  • 10. Aumento das compras por dispositivos móveis

As compras por meio da internet acontecem de diferentes formas: pelo computador desktop, pelo notebook, pelo tablet e pelo smartphone. Isso significa que, com a ajuda de aparelhos móveis, principalmente por meio de celulares, os consumidores finalizam compras em um ambiente virtual. Por esse motivo, integrar os canais de atendimento é importante para conquistar e fidelizar clientes e, assim, aumentar as vendas.

Existem, inclusive, alguns aplicativos que facilitam essa integração. Há empresas que desenvolvem os seus próprios aplicativos, mas existem plataformas móveis, que podem ser instaladas em celulares/tablets ou podem ser acessadas diretamente na web, que reúnem e-commerces de diferentes segmentos ou de um mesmo ramo, facilitando, assim, o acesso do consumidor.

De qualquer lugar, o consumidor pode se informar de preços e fazer compras simplesmente fazendo uma ligação de seu smartphone ou enviando mensagens por meio do WhatsApp. Para o varejista, vale a pena abrir uma conta no WhatsApp Business apenas para os negócios.

Essa certamente é uma tendência já consolidada e vai se elevar cada vez mais em diferentes setores, como o varejo de material de construção.

Agora que você já conhece as 10 tendências para o varejo de material de construção deste ano, coloque os seus projetos em prática e busque sempre investir na qualificação contínua das suas equipes de trabalho, prezando sempre pela implantação de boas práticas de gestão. Fazendo isso, você vai ter sucesso no seu empreendimento, já que está se mantendo atualizado para atender ao público nos próximos tempos.

Se você gostou de conhecer melhor os segmentos mais promissores no varejo de material de construção, aproveite para compartilhar este conteúdo com os seus contatos e mantê-los também informados acerca do tema!

Fonte:

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