7 Dicas para ser um bom gestor de loja de materiais de construção

Gestão do Varejo

7 Dicas para ser um bom gestor de loja de materiais de construção

Gerenciar uma loja é saber administrar a operação, planejar as estratégias e ações, e investir no relacionamento. Por isso, sempre surgem dúvidas em como ser um bom gestor de lojas de materiais de construção e de segmentos similares como materiais elétricos, hidráulicos e móveis.

Saber equilibrar a operação e o planejamento, e pensar nas pessoas é a chave para o sucesso.

Neste artigo, reunimos algumas dicas para você, que é gestor de loja ou pretende ser um dia, para te ajudar a pontos de melhoria na sua carreira e nos resultados da loja.

O gestor deve inspirar pessoas

O perfil ideal de gestor é aquele desenvolve nele mesmo e em sua equipe as competências técnicas e habilidades comportamentais para atingir os objetivos estratégicos da loja.

Claro que não esquecemos das metas de vendas, do aumento do ticket médio, de manter a loja organizada que também são atividades importantes desempenhadas pelo gestor. Mas, se você quer saber como ser um bom gestor de lojas de materiais de construção, não se pode esquecer da equipe.

Cumprir metas, aumentar o ticket médio, melhorar a taxa de conversão, manter a loja organizada e com uma equipe engajada são tarefas feitas em conjunto. Porém, se não tiverem uma cabeça para liderar cada uma dessas ações de maneira equilibrada, nada acontece.

Por isso, a figura do gestor de loja é fundamental para manter a equipe engajada, comprometida e liderada para atingir as metas de forma equilibrada.

7 atributos importantes que um gestor precisa ter

1) Foco total na gestão das pessoas

A gestão de pessoas é uma das caraterísticas mais valorizadas no papel do gestor. Por isso, é muito importante que o líder conheça as pessoas, converse e descubra suas necessidades, receios, limitações, habilidades e desejos.

Outro ponto importante é o feedback constante, ou seja, fazer reuniões diárias com a equipe e aproveitar para reconhecer boas práticas, sugerir melhorias e fazer treinamentos. Interessante também fazer reuniões quinzenais ou mensais para discussão dos resultados e abrir espaço para debate de opiniões.

2) Atenção para a sua imagem

Não basta apenas cobrar da equipe atitudes e comportamentos esperados. É preciso incorporar em você, nas suas atividades e ações, o comportamento ideal que a loja espera.

Portanto, procure ser um exemplo para eles na organização, no cumprimento de datas e horários, na preocupação em atender da melhor forma seu cliente. Será como um direcionamento sutil que sua equipe sentirá e influenciará o dia-a-dia.

3) Esteja sempre pronto a ouvir

Para quem busca saber como ser um bom gestor de lojas de materiais de construção, temos aqui um ponto de destaque: desenvolver a escuta atenta, tanto dos colaboradores quanto dos clientes.

Estimule que seus vendedores dividam as opiniões deles, pois este comportamento ajudará você a enxergar diferentes pontos de vista, engajando a equipe que sente ser importante dentro do processo.

No caso dos clientes, procure abordá-los para entender o que faz eles virem para sua loja, quais os pontos fortes e fracos que eles observam e o que pode ser melhorado. Às vezes, soluções simples podem gerar mais vendas e você nem tinha percebido.

4) Procure ser claro com a equipe

Transparência e clareza: essas são atitudes de bons profissionais que se preocupam em como ser um bom gestor de lojas de materiais de construção.

As decisões, metas e direcionamentos precisam ser o mais objetivo possível para que a equipe entenda, sem dúvidas, o que é preciso ser feito e que estão sendo tratados de forma justa e respeitosa.

5) Seja menos controlador

Procure sempre dar mais autonomia e responsabilidades aos seus liderados. É como ensinar a criança a andar de bicicleta: uma hora vai ser necessário retirar as rodinhas.

Oriente e converse sempre, trazendo direcionamentos para o colaborador sobre o que ele fez muito bem e o que precisa ser melhorado.

6) De olho sempre nos resultados

Crie uma rotina para, diariamente, acompanhar:

  • Os indicadores de vendas
  • Os números do estoque
  • As rupturas
  • As despesas
  • As reclamações e solicitações dos clientes
  • Pessoas da equipe que estão faltando muito

Com esses dados em mãos é possível tomar decisões rápidas e com segurança, distinguindo pontos que precisam de melhorias e outros que precisam ser mais explorados.

7) Gestão de processos

Um bom gestor de lojas de materiais para construção precisa estar atento em padronizar os procedimentos de cada área ou setor como: compra, reposição, precificação, limpeza, exposição, operação da frente de caixa, prevenção de perdas, entre outros.

Além disso, o gestor precisa da tecnologia, com uma solução de gestão integrada e que traga todas as informações necessárias para fazer seu checklist diário e garantir a qualidade do padrão operacional.

O BOM GESTOR ESTÁ SEMPRE ANTENADO COM AS NOVIDADES

Neste artigo você viu várias dicas recomendadas para quem quer ser um bom gestor de loja de materiais de construção. Além disso, destacamos também que o gestor precisa estar sempre atento e curioso por novidades e oportunidades que possam trazer aumento de rentabilidade.

Já imaginou sua loja ter um cartão de crédito marca-própria? Se não, a INFOX tem essa solução para sua loja ofertar crédito para seus clientes, assumindo a operação e rentabilizando sobre taxas e juros.

Outra dica é ter uma solução de gestão completa, que traga todos os números da sua operação e, se pintar aquela dúvida, ter um assessor para te auxiliar. Pois é gestor, a INFOX tem também essa solução para você.

Entre em contato com a INFOX para saber tudo que a tecnologia pode te ajudar a ser um bom gestor e a vender mais!

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.