Crediário via Carnê: Como vender mais usando o segredo de grandes redes varejistas

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Crediário via Carnê: Como vender mais usando o segredo de grandes redes varejistas

Uma modalidade de pagamento muito tradicional no varejo e que tem atraído cada vez mais consumidores é o crediário via carnê. Os motivos são vários e os grandes varejistas como Lojas Cem e Casas Bahia apostam no crescimento deste meio de pagamento para alavancar seus resultados.

Porém, por insegurança, alguns lojistas acabam não aproveitando essa oportunidade para aumentar seu lucro, deixando de vender para uma grande quantidade de clientes. Mas saiba que existem maneiras de tornar essa operação de crédito mais segura e rentável.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre as vantagens da sua loja oferecer crediário próprio via carnê e qual o segredo dos grandes varejistas que você pode aplicar no seu negócio.

SAIBA PORQUE GRANDES REDES DO VAREJO APOSTAM NO CREDIÁRIO VIA CARNÊ

Não é à toa que grandes varejistas apostam no crediário através de carnê para seus clientes. Alguns deles chegam a ter 70% de suas vendas efetivadas pelo crediário, ao passo que o cartão de crédito chega a 20% do número de vendas.

Esses varejistas perceberam que, mesmo com a chegada do Pix, os consumidores ainda preferem comprar e pagar aos poucos no carnê. As Casas Bahia, por exemplo, viram sua carteira crescer neste ano 18%, atingindo R$ 1 bilhão em 18 meses depois que passou a ofertar o crediário. Além disso, essa tradicional rede de lojas percebeu também que apenas 60% de seus consumidores recebiam aprovação da bandeira do cartão na hora de comprar, pois o restante esbarrava no limite, deixando de efetivar a compra. Para estes casos, o crediário via carnê foi perfeito e incluiu no faturamento desbancarizados e com pouco limite.

Calcula-se hoje que, cerca de 60 milhões de brasileiros fazem parte deste perfil, ou seja, o varejo que se adaptar e atender esse público só tem a ganhar.

CLIENTES PREFEREM COMPRAR COM CREDIÁRIO

Diante das instabilidades econômicas que o Brasil e o mundo passam no pós-pandemia, os consumidores estão ficando cada vez mais atentos, principalmente nas compras de maior valor e que se repetem todos os meses. Por isso, muita gente está observando com cuidado os juros cobrados no cartão de crédito pelas operadoras.

Com isso, mais e mais clientes estão priorizando comprar em lojas com crediário próprio e deixando o cartão para casos mais urgentes ou despesas inesperadas.

Seu negócio pode aproveitar esse cenário, ofertando crediário próprio via carnê e gerando:

  • Aumento do ticket médio das vendas = usando o crediário, o consumidor consegue adquirir produtos que seriam impossíveis se ele usasse o cartão de crédito, seja pelos juros ou pela falta de limite.
  • Fidelização de clientes = seu cliente vai entrar em um ciclo benéfico de compras, pois ele vai perceber que suas taxas de juros e condições de compra são bem mais atrativas e, assim, fica mais propenso a comprar novamente.
  • Informações sobre o cliente = quando o consumidor compra usando o crediário com mais frequência, o lojista consegue acompanhar melhor seu comportamento de compra, identificando hábitos de consumo que podem ser estratégicos para aumentar vendas e atrair novos clientes.

QUAL O SEGREDO DOS GRANDES VAREJISTAS PARA TER SUCESSO COM CREDIÁRIO PRÓPRIO?

Até aqui, você já deve ter percebido que o crediário próprio usando um carnê tem muitos pontos positivos e que não é por acaso que grandes varejistas estão valorizando essa modalidade de pagamento.

Mas você deve estar pensando: e a inadimplência? Meu negócio não pode arcar com riscos?

É aí que entra o segredo das grandes lojas de varejo e que você pode perfeitamente aplicar no seu negócio: o uso da tecnologia e da inteligência de crédito para definir sua política de limites para cada perfil de cliente.

Fazer uma boa análise de crédito, buscando informações do seu cliente nos mais importantes bureaus de crédito do mercado, ajuda a identificar bons pagadores, limites de crédito e número de parcelas que caibam na renda declarada. Isso vai auxiliar seu negócio a controlar a inadimplência e melhorar o fluxo de caixa, com a definição de um ponto de equilíbrio. É possível facilitar o pagamento sem comprometer o fluxo de caixa do negócio e aumentar a rentabilidade.

Assumir a operação de crédito como os grandes varejistas traz outras vantagens para o lojista, que pode lucrar mais com taxas de juros mais atrativas e sem aumentar os custos com a administração, pois com a solução de gestão tudo é automatizado e de fácil utilização.

A INFOX, por exemplo, desenvolve soluções tecnológicas para crediário próprio, para que empresários de diversos segmentos tenham recursos que os grandes varejistas possuem e possam vender mais, atrair mais clientes e aumentar seu faturamento. A solução INFOX contempla:

  • A gestão completa e automatizada de crédito da sua loja;
  • Inteligência para a análise de crédito nos mais renomados bureaus do mercado;
  • Permite que o cliente solicite o crédito sem estar na loja e facilmente ele consegue enviar os documentos necessários e fazer a assinatura digital do contrato.
  • A solução traz ainda relatório de Business Intelligence, com importantes indicadores do negócio para que o proprietário ou gestor da empresa tome decisões com base em números e informações precisas.

Fale com um consultor INFOX para saber tudo que a nossa solução pode fazer pelo seu negócio.

Fonte:

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