ChatGPT e o Varejo: saiba alguns dos benefícios que ele pode trazer para lojistas
Processamento de Meios de Pagamentos
Nas últimas semanas um verdadeiro fenômeno virou assunto de conversas de todo o mundo: o ChatGPT. Ele é um modelo de linguagem e inteligência artificial com capacidade para responder uma grande quantidade de perguntas, buscando as informações de forma rápida na internet.
Vamos falar neste artigo um pouco sobre o que é ChatGPT e como ele pode ser benéfico para lojas e administradoras de cartão de crédito, pois sua inteligência pode ser uma importante ferramenta para o setor financeiro.
Boa leitura!
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é um modelo de machine learning voltado para a criação de textos sobre qualquer assunto, usando informações disponíveis na internet, com o objetivo de oferecer um resultado muito próximo do que um ser humano faria.
Grandes empresas como a Microsoft estão investindo pesado no aprimoramento da tecnologia, dando ao ChatGPT a inteligência necessária para gerar textos e respostas que uma pessoa poderia dar.
A pessoa que quer utilizar o recurso precisa fornecer comandos, solicitações ou os chamados “prompts”, que são informações e dados para que, com esses direcionamentos, a inteligência artificial comece seu processo criativo.
O nome GPT vem da união das siglas das palavras Generative Pretrained Transformer que, traduzindo para o português, significa “transformador pré-treinado generativo”.
Mas antes de começar a usar o ChatGPT, é importante que você saiba que os dados que a ferramenta consulta são até 2021 e ele ainda não consegue validar se aquelas informações são, de fato, verdadeiras.
Alguns exemplos de como o ChatGPT pode trazer benefícios para o lojista:
- Personalização: com a análise de dados e aprendizado de máquina, o ChatGPT pode ser treinado para fornecer recomendações personalizadas de produtos com base nos hábitos de consumo dos clientes. Isso pode aumentar a satisfação e as chances de compra.
- Promoções e descontos: a ferramenta pode ser programada para fornecer informações sobre promoções, descontos, cupons e outras ofertas especiais da loja ou do supermercado.
- Análise de dados: O ChatGPT pode ser usado para analisar dados sobre as compras dos clientes, permitindo que a loja ou supermercado obtenha insights sobre as tendências de compra, os produtos mais populares e o comportamento dos clientes. Ou seja, pode ser uma alternativa para desenvolver estratégias de marketing mais eficazes.
- Campanhas promocionais: pode ser programado para fornecer informações sobre promoções, descontos, cupons e outras ofertas especiais da loja. Isso pode ajudar a aumentar as vendas, incentivando os clientes a comprarem mais e com mais frequência.
- Pesquisas de mercado: com o uso da ferramenta é possível pesquisar informações sobre seus concorrentes diretos e indiretos. Além disso, pode trazer informações sobre produtos mais vendidos em um determinado segmento e usar essas informações para pensar em estratégias para alcançar este público-alvo.
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Fonte: Marketing - INFOX