Você sabe como definir limites de crédito para seu clientes?

Processamento de Meios de Pagamentos


            Você sabe como definir limites de crédito para seu clientes?

Como definir limites de crédito para seus clientes sem prejudicar as finanças da loja? Leia este artigo que preparamos.

Certamente, uma das suas grandes preocupações está em como vender mais para os seus clientes. Lojas que têm sucesso nessa empreitada assumem uma postura de oferecer vantagens para que seu público compre mais e escolha voltar mais vezes.

Uma das vantagens mais valorizadas pelos clientes é o crédito, pois é possível parcelar os gastos sem pesar muito na renda da família. Do ponto de vista da loja, ofertar crédito próprio é uma maneira rentável de gerar movimento e faturamento, e por isso, é fundamental que se tenha uma boa estratégia de finanças para aproveitar os benefícios.

Entretanto, sempre ficam dúvidas na hora de definir o limite de crédito aos clientes e se, de fato, ele está trazendo rentabilidade para a operação.

Leia abaixo o que preparamos para te orientar sobre como definir os limites, dentro da política de crédito da sua loja. Você vai ver também que é bem mais fácil do que se imagina quando a tecnologia entra como parceira nessa definição. Boa leitura!

LIMITE DE CRÉDITO: O QUE É?

Limite de crédito é um termo para designar um valor que a loja concede ao cliente para parcelar suas compras. De forma resumida, seria o cálculo do risco máximo que a empresa está disposta a suportar diante daquele perfil de cliente, com base no seu histórico de pagamentos no mercado.

O limite de crédito é definido através de análises que vão mostrar se o cliente está apto a receber o crédito solicitado ou ao número de parcelas que ele quer pagar. A toda essa análise e definição de limites levando em consideração a estratégia financeira da loja, damos o nome de Política de crédito. Ela é, portanto, a reunião de normas e critérios determinados pela empresa para aprovar ou não a liberação do crédito e garantir uma operação rentável, segura e reduzindo a inadimplência.

A política de crédito, quando bem estruturada, influencia positivamente no volume de vendas, na necessidade de capital de giro e na disponibilidade do caixa da loja. E este processo é benéfico tanto para o cliente quanto para a empresa, já que o lojista deixa de ofertar crédito no achismo e passa a ter uma operação mais padronizada e embasada em dados reais e fundamentados.

O QUE É PRECISO CONSIDERAR NA HORA DE DEFINIR OS LIMITES DE CRÉDITO?

Para evitar perdas com clientes inadimplentes e, ao mesmo tempo, valorizar os bons pagadores, a loja precisa ter uma estratégia de oferta de crédito que traga segurança e, o mais importante, lucro. Para isso elencamos abaixo alguns pontos do perfil do consumidor que precisam ser avaliados.

Cadastro atualizado dos clientes

Além de conhecer melhor seu cliente, é fundamental ter o registro atualizado dos principais dados pessoais, como: nome, endereço, RG, CPF, entre outros. Este cadastro deve contemplar também o histórico das últimas compras feitas por aquela pessoa, pois é com essas informações que a gestão da loja vai poder analisar o comportamento do cliente quando ele compra na loja, como prefere pagar, se atrasa os pagamentos ou se prefere uma ou mais formas de pagamento, por exemplo.

A loja vai criar assim um verdadeiro banco de dados é muito importante que ele seja organizado e de fácil acesso aos dados pelos responsáveis, principalmente o financeiro.

Foco no CPF do cliente

Instituições financeiras relacionadas a crédito, ou chamadas pelo mercado de bureaus de crédito, são empresas que reúnem uma série de informações sobre o perfil do cliente, relacionando seu histórico com outros estabelecimentos e o potencial de compra.

Portanto, quanto mais renomada e confiável for a instituição que você vai buscar as informações melhor para o seu negócio, principalmente para o caso de novos clientes, para saber se são bons pagadores ou não, já que você não teve experiências anteriores com essas pessoas.

5 C’s de crédito: leve sempre em consideração

Existe uma metodologia nas análises de crédito que ajudam na hora de fazer o levantamento necessário. De forma geral, são comportamentos positivos dos clientes que indicam se é ou não um bom pagador.

Veja abaixo o que cada “C” representa:

  • Capacidade

 Antes de começar a vender em parcelas, avalie a capacidade que os clientes possuem de cumprir com seus compromissos e de quitar suas dívidas a prazo. Neste ponto considere seu fluxo de caixa, o tempo que sua loja está presente no mercado, o seu perfil e de seus sócios (se houver),

  • Colateral

Dependendo do valor da compra é interessante você considerar garantias que o cliente oferece para pagamento do crédito, ou seja, sua renda ou outras formas que ele complementa sua renda no mês.

  • Caráter

Já até citamos acima, mas é preciso reforçar dada a importância deste tema. Aqui o “C” se refere a observação criteriosa do histórico financeiro da pessoa que está fazendo as compras e querendo pagar a prazo. Só assim, você terá segurança e minimizará os impactos dos casos de inadimplência vindos dos seus clientes.

  • Condições

Avaliação do momento pelo qual passa o cliente: sua situação financeira, suas perspectivas para o futuro, para ter controle no que pode ou não ser ofertado. Olhando para a loja, considere também as condições econômicas que podem afetar seu negócio, por exemplo, inflação alta e desemprego.

  • Capital

Aqui avaliamos especificamente a possibilidade de o solicitante do crédito dispor de recursos para concluir seus pagamentos, considerando seu capital e nível de endividamento.

COMO FAZER A GESTÃO DOS LIMITES DE CRÉDITO

Até aqui você deve ter entendido que definir os limites de crédito para o seu cliente é importantíssimo e precisa de uma série de informações para que essa estratégia funcione para a sua loja.

Mas observe que são muitos dados envolvidos e você precisa ser rápido na hora de conceder o crédito, pois seu cliente não vai ficar dias esperando no caixa para saber se liberou ou não sua compra. Você também não pode ficar consultando históricos de clientes nos bureaus de crédito, usando uma equipe enorme de funcionários para isso, para acabar onerando ainda mais a sua folha de pagamento.

A saída encontrada pelas lojas e que traz excelentes resultados é usar a tecnologia para fazer essa gestão de maneira simples, automatizada e reduzindo custos. Imagine uma solução que você define todos os limites de crédito da sua loja e o sistema faz todo o trabalho de pesquisa, apontando se o cliente é um bom pagador e em quantas vezes ele pode pagar.

Agora pode parar de imaginar, pois essa solução existe. A INFOX desenvolveu uma solução completa para Meios de Pagamento que contempla tudo isso e mais: reduz seus custos, ajuda a reduzir a inadimplência e traz rentabilidade para seu negócio.

Pense nisso! Entre em contato com um consultor INFOX para um diagnóstico do seu negócio e como nossa solução pode transformar os seus resultados.

Fonte:

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