Programa de Fidelidade: evite fazer mais do mesmo!

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Programa de Fidelidade: evite fazer mais do mesmo!

Buscar a diferenciação é a chave para vender mais e evitar fazer mais do mesmo em programas de fidelidade

 

No varejo é muito comum ouvir que atrair um novo cliente exige um esforço muito maior do que manter quem já compra habitualmente. Por isso, lojistas procuram fazer ações para que os consumidores sejam cada vez mais fiéis e optem por escolher sempre seu estabelecimento para comprar cada vez mais.

O problema é que não basta criar um simples programa de pontos apenas. É preciso buscar ações estratégicas para evitar fazer mais do mesmo em programas de fidelidade.

Por isso, destacamos neste artigo algumas ações que podem fazer seu programa de fidelidade se diferenciar em relação aos seus concorrentes e, o mais importante, manter e fidelizar seus clientes, afinal de contas eles percebem que comprar na loja é mais vantajoso.

 

PORQUE TER UM PROGRAMA DE FIDELIDADE?

Ter um programa de fidelidade é uma forma de recompensar os clientes com vantagens reais por terem escolhido a loja para fazer suas compras. Além disso, ter um programa de fidelidade estabelece um grau mais elevado no relacionamento com o cliente.

Com um programa de fidelidade, a loja passa a conhecer melhor os hábitos de consumo dos clientes e cria um diferencial competitivo em relação aos outros estabelecimentos.

 

Benefícios

Dois benefícios muito importantes que um programa de fidelidade traz: a previsibilidade de receita que clientes fiéis geram e o aumento considerável nos lucros quando os clientes se adaptam ao consumo para garantir as vantagens do programa.

 

COMO EVITAR FAZER MAIS DO MESMO EM PROGRAMAS DE FIDELIDADE?

Leve em consideração quando for pensar no seu programa de fidelidade, que três pilares são fundamentais para que ele seja relevante:

  • Ter diferenciais em relação aos programas de fidelização da concorrência;
  • Ter vantagens que foram de fato pensadas para o público que você atende;
  • Entender que um programa de fidelidade é vivo, ou seja, precisa de tempos em tempos passar por revitalizações e criar novidades.
     

Ter esses pilares em mente é o primeiro passo para evitar fazer mais do mesmo em programas de fidelidade. Veja quais diferenciais podem ser usados:

 

  • Procure saber mais sobre seu cliente

Saber quais são os hábitos de consumo do seu cliente é fator fundamental, pois a partir disso você consegue pensar em ações de fidelização que realmente tem a ver com o perfil do comprador. Um exemplo: se seu público é de uma classe social mais alta, qualquer brinde pode não atraí-lo ou até passar despercebido.

Invista na inteligência de mercado para saber o que realmente contribui para a satisfação dos clientes. Uma boa sugestão é fazer pesquisas com alguns dos consumidores e colher deles o que eles mais esperam de um programa de fidelidade.

Ofereça recompensas que sigam o perfil do seu cliente e que tragam vantagens para ele, de forma que ele sinta que são oportunidades imperdíveis.

 

  • Estude como vai ser o tipo do programa

Com base nas informações que você já tem sobre o seu cliente, escolha os mais adequados tanto para os clientes quanto para a sua loja. Avalie também se o tipo de programa que será escolhido está de acordo com a sua marca.

Para evitar fazer mais do mesmo em programas de fidelidade, escolha ações que são sustentáveis para a estratégia da sua loja e que seja possível oferecer as recompensas prometidas sem prejuízos para o seu negócio.

Em seguida, prepare um regulamento para a ação, onde estarão descritas todas as formas de elegibilidade do cliente a receber sua recompensa. Caso sejam campanhas temporárias é preciso também deixar bem claro o prazo de validade.

 

  • Explore todo o potencial do seu Programa de Fidelidade

Quais são as expectativas da sua empresa com um programa de fidelidade? Responder a essa pergunta traz para o dono da loja a oportunidade de explorar ainda potencial deste tipo de ação e evita fazer mais do mesmo em programas de fidelidade.

Procure avaliar todo o tipo de oportunidades que o programa pode gerar. Veja os exemplos:

  • Aumentar a participação de determinados produtos no resultado de vendas da loja;
  • Vender mais produtos que se complementam, usando o programa como forma de recompensa;
  • Atingir novas categorias de clientes e incentivar compras de produtos que alguns clientes não estavam acostumados a comprar;
  • Usar recursos como assinatura para recebimento de produtos que o cliente costuma comprar, atendendo necessidades específicas dos seus consumidores.

 

  • Aproveite de recursos como a Inteligência Artificial (IA) e chatbots

A tecnologia é um reforço muito importante para aumentar a rentabilidade e ajudar a evitar fazer mais do mesmo em programas de fidelidade. A Inteligência Artificial e o chatbot, por exemplo, podem ser ferramentas estratégicas dentro do seu programa.

A Inteligência Artificial traz dados estratégicos sobre o histórico do comportamento de compras dos consumidores. Já o chatbot traz uma experiência de atendimento para o cliente mais ágil e prática, agregando valor ao seu programa de fidelidade.

Seu consumidor perceberá, principalmente, quando ele puder solucionar demandas simples sem precisar ir à loja ou telefonar. Esses sistemas podem também convidar os clientes a se inscreverem em ações de fidelização de maneira simples e automatizada.

  • Aumente a comodidade e personalize ofertas

Uma ideia que ajuda a evitar fazer mais do mesmo em programas de fidelidade é diferenciá-lo através de parcerias com outras empresas, para que seu cliente possa acumular pontos ou cashback na sua loja e resgatá-los em uma outra loja, de outro segmento.

Usando um cartão da sua loja, o cliente pode até encher o tanque do carro com o que ele acumulou comprando na sua loja.

Outra boa ideia é pensar em ofertas específicas para clientes estratégicos para incentivá-los a comprar mais. Por exemplo, premiar aqueles que compram a mais tempo e que, se fizerem uma compra ainda maior ganham um desconto exclusivo.

 

  • Fique de olho nos resultados

Acompanhar os resultados do seu programa de fidelidade é fundamental e deve ser feito frequentemente. Só assim você vai poder ver se ele está sendo bem-sucedido ou se é preciso corrigir algum ponto.

Procure acompanhar os resultados de forma estratégica, monitorando o número de clientes participantes, quais deles estão participando ativamente das promoções e se houve variação no ticket médio da loja.

Com esses dados em mãos fica mais fácil ver quão diferenciada é seu programa de fidelidade, se ele está trazendo resultados e como é possível melhorar ainda mais. Os dados podem ser usados para suas campanhas de marketing futuras, otimizando ainda mais o escopo da ação.

 

TECNOLOGIA PARA TE AJUDAR NA GESTÃO E AUMENTAR SEU FATURAMENTO

Mais um diferencial para evitar fazer mais do mesmo em programas de fidelidade: usar a tecnologia da INFOX para gerenciar suas ações de fidelização e ter acesso a diversos relatórios de Business Inteligence sobre a sua operação para tomar a melhor decisão.

Quer mais um diferencial? Que tal oferecer um cartão de crédito com a marca da sua loja para que sua rentabilidade com as vendas aumente ainda mais? Então fale com a INFOX e descubra o que podemos fazer para transformar o seu negócio.

Fonte:

Blog Infox
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